Gestão de Pessoas

Quando oferecer benefícios em pequenas e médias empresas?

benefícios
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

Muitos empresários e empreendedores têm dúvidas sobre como oferecer benefícios em pequenas e médias empresas.

Existem também aqueles que não enxergam a importância dessas vantagens para potencializar os resultados do negócio. Estes somente disponibilizam os adicionais obrigatórios por lei, como o vale-transporte.

As PME´s encontram ainda mais dificuldades na hora de conceder os benefícios por causa da complexidade em estruturar uma política bem definida e pela falta de orçamento.

Porém, para que esses negócios cresçam, é fundamental contar com os melhores colaboradores, que buscam essas vantagens para se sentirem valorizados e uma boa cesta de beneficios a empresa atrai e retem talentos.

Destacaremos neste artigo, os principais benefícios que devem ser oferecidos, além de listar os sinais de que a empresa precisa criar essa política o mais rápido possível. Confira!

Quais os melhores benefícios?

Vale-transporte, férias remuneradas e 13º salário são benefícios obrigatórios em qualquer empresa de acordo com as regras da CLT. Porém, em um mercado competitivo, eles não são suficientes. Cabe aos empresários buscar mais formas de motivar seus colaboradores e reter os melhores talentos na equipe.

Dentre os benefícios opcionais, os mais importantes são o vale-refeição, seguro saúde, plano odontológico e o seguro de vida.

Outras sugestões são as bolsas de estudo, que podem ser direcionadas para cursos especializados e de pós-graduação. Elas agregam conhecimento aos colaboradores, algo que é revertido em rendimento para a empresa.

Oferecer um pacote completo pode ser mais custoso, mas o investimento retorna em melhores resultados de indicadores, faturamento para a empresa e maior satisfação dos colaboradores.

Quando eles percebem que a empresa tem um olhar mais atento ao seu bem-estar, a sua motivação cresce para corresponder nas suas funções.

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

Quando é a hora de oferecer benefícios para os colaboradores?

Os benefícios sempre vão motivar os funcionários.

Por isso, separamos os principais motivos de descontentamento dos colaboradores, que podem ser contornados com uma boa política de benefícios. Confira!

Falta de motivação

Valorização profissional é um dos grandes segredos para reter os talentos na empresa e melhorar os resultados pessoais dos colaboradores. Não ter um bom pacote de benefícios, principalmente aqueles mais importantes, faz o profissional pensar se pode encontrar algo melhor em outros lugares.

Alto turnover

O turnover é o índice de rotatividade dos colaboradores. Esse número alto na empresa significa que o ambiente de trabalho não é o ideal ou que existem propostas melhores na concorrência.

Um bom pacote de benefícios pode motivar os talentos a permanecerem e evitar os custos com troca de pessoal.

Queda na produtividade

As pequenas e médias empresas precisam ser eficientes para concorrer com companhias maiores no setor. Quando a equipe não está entregando o resultado esperado, um dos sinais é que ela não está satisfeita. Isso demostra que é preciso uma novidade para mudar o jogo.

Faltas e atrasos constantes

Além do turnover, outro índice que indica uma queda na motivação e no rendimento é o absenteísmo. Colaboradores que se atrasam demais ou faltam sem justificativa podem sofrer com problemas de saúde, por exemplo, que são contornados com uma política de saúde bem definida na empresa.

Como escolher a melhor fornecedora de benefícios?

Com o orçamento mais apertado e poucos colaboradores no RH, o mais indicado para as PME é terceirizar os benefícios.

Para isso, deve-se procurar uma Consultoria de Benefícios como a Alliate que tenha experiência no mercado e ofereça boas condições por um preço acessível.

O seguro-saúde, por exemplo, é um dos benefícios fundamentais, já que mantém a saúde da equipe em dia e melhora a qualidade de vida dos profissionais.

Na hora de contratar, busque uma seguradora de plano de saúde que tenha uma boa rede referenciada. Que abra a possibilidade para o segurado escolher o seu médico e ser reembolsado pelos procedimentos.

Agora que você sabe como oferecer benefícios em pequenas e médias empresas, o dever de casa é criar uma política de benefícios que melhore o ambiente de trabalho dentro do seu negócio. Existem soluções que realizam essa gestão e oferecem boas vantagens para os colaboradores.

A Alliate é uma consultoria que atua na gestão dos benefícios de qualquer tipo de atuação e porte de empresa. Entre em contato e conheça as nossas soluções para o seu negócio!

VR Beneficios

VR Beneficios

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This