Gestão de Pessoas

Redução de custos na empresa? Saiba como fazer!

Redução de custos
Escrito por Eusebio Garcia

Para aumentar o lucro da sua empresa, é preciso incrementar a receita ou diminuir os custos. Fazer o faturamento crescer nem sempre está em nossas mãos, mas manter uma gestão de gastos eficiente é imprescindível. Existem diversas formas para isso, mas é importante que a redução de custos na empresa seja planejada e englobe a análise de diversas áreas.

Neste artigo, vamos mostrar algumas formas de conseguir diminuir os custos na empresa, fazendo com que seu negócio ganhe eficiência e alcance resultados melhores mesmo em épocas de baixo crescimento econômico. Acompanhe!

Revise todos os seus gastos

Quando queremos fazer qualquer mudança, precisamos começar olhando para o que temos no momento. Sem um mapeamento de todos os custos da empresa, não é possível saber o que pode ser eliminado ou trocado por outra solução mais barata. Assim, comece por um levantamento completo, considerando, por exemplo, os seguintes itens:

  • telefonia e internet;
  • contas de água e energia;
  • papel;
  • plano de saúde;
  • transporte;
  • dívidas e tarifas bancárias;
  • estoque;
  • seguros;
  • fornecedores;
  • contratação e demissão de funcionários;
  • folha de pagamento etc.

De posse desses dados, avalie o que precisa ser mantido e o que pode ser eliminado ou reduzido, e procure no mercado por soluções mais baratas e eficientes.

Avalie os benefícios dos funcionários

Os benefícios dos funcionários são grandes fatores de atração e retenção de talentos. Além de influenciarem diretamente na produtividade, eles colaboram para a redução do turnover, que representa um custo alto para a empresa em vários sentidos.

Assim, embora haja gastos para manter esse pacote de vantagens, a verdade é que elas também reduzem os custos da empresa ao diminuírem os gastos com demissão de funcionários e recrutamento, seleção ou treinamento de novos colaboradores.

Além disso, a maioria dos benefícios não sofre incidência de tributos. Portanto, a empresa consegue fazer com que os funcionários tenham mais dinheiro sem ser mais onerada pelo Fisco por isso.

É claro que alguns pontos podem ser revistos. É o caso, por exemplo, dos planos de saúde — que sofreram reajustes muito expressivos nos últimos anos, devido à alta da inflação médica. Uma solução possível é optar pelos planos com coparticipação, em que o colaborador paga uma parte do serviço usado, inibindo eventuais abusos.

Considere terceirizar alguns serviços

Faça um levantamento de todas as atividades realizadas na organização e verifique o que é possível terceirizar, considerando aquilo que não for o core business do negócio. Isso elimina diversos custos trabalhistas e previdenciários, já que a contratação não é direta.

Além disso, você pode encontrar opções com melhor custo-benefício no mercado e tem mais flexibilidade para ajustar o tamanho do contrato sem o trauma (e os custos) de demitir funcionários.

Por fim, vale destacar que o seguro para os colaboradores é uma maneira importante de mitigar riscos, incluindo prejuízos financeiros. Nesse sentido, trata-se de um instrumento de planejamento financeiro e deve estar previsto no plano de negócios. Caso contrário, a empresa fica exposta a grandes riscos.

Como vimos, é possível pensar em redução de custos na empresa mesmo mantendo itens importantes para o negócio e o colaborador.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This