Gestão de Pessoas

Confira 5 estratégias eficientes para reduzir o absenteísmo na sua empresa

absenteísmo
Escrito por Eusebio Garcia

Reduzir o absenteísmo nas organizações é um dos grandes desafios dos gestores de Recursos Humanos.

Muitas vezes as causas do problema estão relacionadas com a cultura da empresa e é preciso identificá-las com precisão para criar um plano eficiente de combate.

Alguns motivos que geram um maior absenteísmo:

  • Ambientes ergonomicamente desconfortáveis
  • Doenças,
  • Relações de trabalho ruins
  • Falta de perspectiva
  • Liderança autoritária
  • Baixo grau de felicidade

Falta de motivação e engajamento são apenas alguns fatores que podem levar os colaboradores a faltarem com frequência ao trabalho.

Uma pesquisa de clima bem estruturada é a ferramenta ideal para identificar o que há de errado. A partir de então, é possível planejar a estratégia ou estratégias ideais para solucionar o problema.

Confira, a seguir, as principais estratégias que você pode adorar para combater o absenteísmo.

1. Manter um bom clima organizacional

A harmonia no ambiente de trabalho influencia fortemente no engajamento dos colaboradores. Afinal, como se sentir motivado a estar todos os dias em um espaço socialmente desconfortável, com más condições de trabalho, intrigas e sem espírito de equipe?

Por esse motivo a pesquisa de clima é primordial. Por meio dela podemos perceber que fatores estão influenciando negativamente no ambiente de trabalho e buscar soluções efetivas para a manutenção de um clima saudável.

2. Garantir que a comunicação seja eficiente

Quando a comunicação não é eficiente a probabilidade de ocorrência de atrasos e baixa produtividade é bem maior.

As falhas de comunicação dificultam a realização das tarefas de trabalho e deixam os colaboradores frustrados e desmotivados, fazendo com que o absenteísmo aumente.

3. Oferecer um plano de carreira para reduzir o absenteísmo

Quem não se sente motivado quando sabe que a organização para a qual trabalha está empenhada em apoiar seu sucesso profissional?

Os planos de carreira oferecem segurança e perspectiva para os colaboradores, que certamente se sentem mais motivados a buscarem bons resultados e desenvolverem suas habilidades para crescerem profissionalmente.

4. Investir em feedbacks constantes

Os feedbacks são muito importantes para manter a equipe engajada.

É mais prazeroso trabalhar quando sabemos que nossos esforços estão dando frutos e temos apoio e auxílio para melhorar nosso desempenho. Por isso, é fundamental que cada colaborador saiba como está a qualidade do seu trabalho e que ele é importante para a conquista dos objetivos da empresa. 

5. Estabelecer políticas de reconhecimento

Todo esforço deve ser recompensado, e quando alguém dá o melhor de si e se sobressai, deve receber o devido reconhecimento, seja por um trabalho individual ou em equipe.

Esta postura de reconhecimento da liderança eleva o ânimo e serve de exemplo para que todos se sintam motivados a buscar os melhores resultados.

O absenteísmo é muito prejudicial para a empresa. Além da baixa produtividade, a falta constante dos trabalhadores faz com que seja necessário ter mão de obra extra. Só assim, a empresa consegue cumprir as demandas de trabalho e não sobrecarregar outros colaboradores.

Por esse motivo, investir recursos para a reduzir o absenteísmo e fundamental.

Uma equipe satisfeita, motivada e bem direcionada é capaz de produzir mais, melhor e ser mais assídua ao trabalho.

A equipe também se sente feliz em colaborar com projetos, ideias e ações que possam trazer inovação e crescimento para a empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Nos somos a Alliate, uma consultoria de benefícios que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This