Gestão de Pessoas

8 principais dicas de como reter talentos na empresa!

reuniao_reter_talentos_rh
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

Não basta apenas atrair profissionais e estruturar um bom processo de seleção, é preciso saber como reter talentos. Se não for assim, todo o esforço anterior terá sido inútil e a empresa apenas perderá tempo e dinheiro.

Para manter profissionais brilhantes é preciso ter uma estratégia consistente e estar decidido a investir no bem-estar da equipe. Algumas companhias, como Google, Disney e Nestlé, já fazem isso a muito tempo, afinal, entendem a importância do assunto para o seu crescimento.

Pensando nisso, criamos este post especialmente para mostrar a você 8 dicas, claras e objetivas, de como reter talentos na sua empresa. Boa leitura!

1. Invista em um espaço de trabalho agradável

Você já deve ter percebido que grandes empresas investem em ambientes de trabalho descontraídos e inovadores. Na sede do Walmart, no Brasil, por exemplo, há uma biblioteca, uma sala de jogos e até um minicampo de golfe.

Isso não é apenas para deixar o ambiente “bonitinho” ou coisa parecida. Segundo pesquisas, empresas que investem no bem-estar dos colaboradores são até 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. Números realmente animadores!

Acredite, em sua empresa também é possível criar um ambiente mais agradável de se trabalhar. Inicie pela ergonomia dos móveis, divisão e cores do espaço de trabalho. Se possível, ofereça um bom café para motivar a equipe. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença!

2. Aprimore o diálogo dentro da empresa

Manter um bom diálogo com o time de colaboradores é muito importante. Além de contribuir para aumentar a sinergia no trabalho e a motivação da equipe, a comunicação contribui para minimizar o número de erros e problemas internos.

Para otimizar o diálogo interno é importante envolver toda a liderança no assunto, incluindo o diretor-executivo da empresa. Se a própria liderança não estiver comprometida com isso, nenhum resultado positivo será alcançado!

Depois, é necessário implementar novos canais de comunicação. Você pode utilizar diversas ferramentas, tais como:

  • intranet;
  • TV corporativa;
  • mural de recados;
  • aplicativos mobile;
  • redes sociais corporativas;
  • e-mail;
  • softwares especializados.

3. Implemente benefícios complementares

Todos os funcionários, por lei, possuem direito a benefícios, como:

  • FGTS;
  • décimo terceiro salário;
  • férias;
  • vale-transporte.

Mas além desses, é importante oferecer outros benefícios que deem mais segurança e comodidade aos colaboradores.

Para entender qual benefício complementar usar, é importante levar em consideração ao menos 3 fatores:

  • as características do seu público interno;
  • a saúde financeira da empresa;
  • a necessidade básica por segurança.

Alguns benefícios, como o seguro saúde e o plano odontológico, são quase indispensáveis. Há também os mais inovadores, como o uso não obrigatório de uniformes, a maior flexibilidade nos horários, os descontos em academias e restaurantes, entre outros.

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

4. Crie um propósito para o trabalho

Se o único objetivo da empresa está restrito a sua estrutura física, então ela dificilmente conseguirá engajar e reter profissionais talentosos. Um bom propósito contribui para que os funcionários se sintam parte de algo grande.

Para definir o propósito de atuação da companhia, é importante pensar no público que será impactado      clientes, funcionários, comunidade próxima, entre outros     , e qual problema se deseja solucionar. Seja criativo e realista!

Um bom propósito é grande, inspirador e contribui para causar transformações profundas na sociedade. Ao definir o propósito, você estará posicionando de forma clara a sua identidade, tornando sua empresa única no mercado.

5. Aposte em planos de carreira

Todo talento deseja crescer e se destacar no mercado. Se a sua empresa não oferece essa possibilidade, dificilmente conseguirá mantê-lo na folha de pagamento. Afinal, os profissionais, hoje em dia, são muito mais dinâmicos e ávidos por novos desafios.

Para isso, é importante criar um plano de carreira. Esse plano associa os interesses da empresa e dos profissionais. Desse modo, o crescimento de ambos é garantido!

Ao criar o plano de carreira, é importante definir os indicadores que serão necessários para essa evolução, como o tempo de “casa” ou as metas atingidas. Para facilitar a promoção dos funcionários, você pode dividir o mesmo cargo em júnior, pleno e sênior.

6. Invista em treinamentos

Uma equipe treinada é mais competente para desempenhar suas atividades diárias, consegue atender melhor os clientes finais e entregar mais resultados. Além disso, sente-se mais valorizada pela empresa.

Para definir o melhor treinamento para os seus colaboradores, é importante realizar uma avaliação de desempenho. Busque compreender quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser aprimoradas. Assim, encontrará o treinamento mais adequado.

O treinamento colaborativo é uma modalidade que tem crescido muito. Basicamente, ele consiste em separar alguém da própria equipe para criar o treinamento e compartilhá-lo com seus parceiros de trabalho.

Você pode, por exemplo, pedir para que o analista de marketing crie um treinamento sobre gestão de mídias sociais. É uma forma inovadora de desenvolver o time!

7. Ofereça feedbacks contínuos

O feedback é um dos mais importantes elementos na gestão de pessoas. Basicamente, consiste em um retorno de informação, objetivando orientar os profissionais ou motivar novos comportamentos. Sem isso, a equipe fica perdida.

Para dar um bom feedback é importante planejar o que será dito. Reflita sobre os pontos positivos e negativos de cada colaborador, seja claro e vá direto ao ponto, mas também saiba ouvir o que seu funcionário tem a dizer.

8. Recompense pelos resultados alcançados

Além de tudo, é importante reconhecer e recompensar os resultados atingidos pelos talentos. Isso contribuirá para criar um clima de meritocracia no ambiente de trabalho. Assim, todos entenderão que o trabalho duro é valorizado dentro da empesa.

Para criar um bom sistema de recompensas, é importante equilibrá-las entre financeiras e não-financeiras, além de oferecer premiações de acordo com a complexidade, responsabilidade e esforço demandado em cada tarefa.

Ao recompensar o trabalho bem feito, você conseguirá funcionários mais motivados e comprometidos com os resultados desejados pela companhia. E mais, conseguirá reter os melhores talentos dentro da sua empresa.

Todas essas dicas podem, e devem, ser implementadas na companhia. Assim, você conseguirá tornar o ambiente de trabalho mais agradável, aumentará a satisfação dos funcionários e reterá aqueles que são realmente importantes para o crescimento do negócio.

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 10 livros de RH que todo gestor de recursos humanos deve ler

Nos somos a Alliate, uma corretora de seguros que atua com seguro e planos de saúde, além, dos seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This