Gestão de Pessoas

Saiba qual é o papel do RH no planejamento estratégico

rh no planejamento estratégico
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

O RH no planejamento estratégico é uma peça fundamental para o sucesso da organização.

Para uma organização ter sucesso, muitos fatores são importantes, mas, sem dúvida, o grau de profissionalismo e seriedade com que a atividade é desenvolvida é o principal deles. Por isso, não dá para desenvolver a atividade empresarial de forma amadora ou despreparada, mesmo em se tratando de micro e pequenas empresas.

É preciso que haja uma programação que lhes ofereça chances concretas de sobreviver em um cenário econômico marcado pela intensa competitividade e desafios. É preciso que haja um planejamento estratégico. E desse plano de ações, todos os segmentos empresariais devem participar, principalmente o RH.

Foi-se o tempo em que o setor de recursos humanos cuidava exclusivamente da parte burocrática das organizações — recrutamento, seleção e treinamento dos colaboradores, basicamente. Atualmente, cada vez mais, o RH vem assumindo uma posição estratégica dentro das empresas.

No post de hoje, vamos falar sobre o papel do RH no planejamento estratégico empresarial e a importância de contar com uma equipe comprometida e alinhada aos objetivos e metas. Acompanhe!

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é um plano de ações e medidas que visam munir a empresa dos elementos necessários para atingir o sucesso.

A atividade empresarial deve ser exercida com seriedade e profissionalismo, evitando-se condutas amadoras ou despreparadas.

Assim, para ter chances concretas de êxito no seu negócio, é necessário que o gestor faça um estudo das particularidades do seu segmento, das necessidades do mercado, dos recursos internos e demandas externas.

Deve-se traçar os objetivos que se pretende atingir com o negócio e quais serão as técnicas ou estratégias utilizadas para alcançá-los. Contudo, é preciso avaliar o desempenho do plano e corrigir eventuais erros ou desvios periodicamente.

Qual é o papel do RH no planejamento estratégico empresarial?

Embora a ideia seja simples para ser eficaz, um planejamento estratégico deve contar com a adesão dos colaboradores. O líder coordena, dirige e gerencia as atividades, mas sem a ajuda dos seus subordinados, nenhuma estratégia de crescimento é possível.

Os colaboradores são os principais protagonistas de qualquer atividade empresarial, e sem eles não há organização.

Por isso, na hora de elaborar o plano de ações da sua empresa, é importante verificar como o RH pode auxiliar na concretização das metas e no engajamento da equipe funcional.

Vejamos as principais funções a cargo do departamento de pessoal e sua importância para o êxito do plano estratégico da organização.

Gestão do conhecimento

Quando o RH participa ativamente do estabelecimento dos principais objetivos e metas da organização, pode direcionar os talentos da empresa para as áreas em que suas habilidades serão mais bem aproveitadas. Contribui também com a eficiência das atividades e dos processos internos como um todo.

A gestão do conhecimento é uma importante tendência no cenário empresarial.

O aproveitamento do potencial dos trabalhadores e a sua canalização para as áreas em que essas habilidades farão maior diferença na realização das atividades, torna as tarefas mais eficientes, agregando valor aos processos internos e diferenciando a empresa dos seus concorrentes.

Além disso, a gestão do conhecimento também consiste no compartilhamento de experiências e informações entres os colaboradores, em um processo circular que todos sairão ganhando: empresa e trabalhadores.

Desenvolvimento de colaboradores

O RH também pode contribuir decisivamente para o sucesso do planejamento estratégico empresarial, por meio do desenvolvimento dos colaboradores.

Hoje, não mais se fala em “treinamento de funcionários”, mas em desenvolvimento de equipes. Desenvolver é mais do que simplesmente treinar.

Visando, além de fornecer informações e técnicas necessárias à execução bem-sucedida das atividades funcionais ou o domínio de certas tecnologias, capacitar os profissionais para responder eficazmente às contingências surgidas no dia a dia da empresa.

Com isso, a equipe não só saberá desempenhar as suas tarefas com qualidade e esmero, como também estará apta a resolver eventuais demandas extras que possam surgir.

A par dos objetivos empresariais, o RH pode verificar quais as deficiências da equipe de trabalho, o que precisa ser melhorado, corrigido ou adaptado, visando atingir as metas estabelecidas no plano estratégico.

Por exemplo, se a empresa almeja ampliar as suas atividades para o cenário internacional, o RH pode pensar em oferecer cursos de idiomas para a equipe, e assim por diante, visando o alcance das metas estipuladas.

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

Melhoria da comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para o sucesso de qualquer planejamento estratégico, e o RH pode ser um grande facilitador desse processo.

Além de manter a equipe de trabalho informada dos objetivos e metas empresariais, facilitando e direcionando as atividades de cada setor, uma boa comunicação no seio das empresas também gera integração, aproximando os colaboradores da organização.

Isso aprimora os processos internos e traz mais engajamento e comprometimento para a equipe de trabalho.

Não existe melhoria sem a participação do rh no planejamento estratégico da empresa.

Endomarketing

Outra ótima forma do RH contribuir para o sucesso do planejamento estratégico empresarial é por meio de ações de endomarketing.

Se o marketing visa angariar clientes para a organização, o endomarketing é uma técnica direcionada ao público interno da empresa, que almeja conquistar os próprios funcionários, tornando-os parceiros do empreendedor.

Ela visa facilitar a comunicação entre a empresa e a equipe de trabalho e ampliar o engajamento e a satisfação dos colaboradores, aprimorando as atividades e retendo os talentos da organização.

Engajamento e alinhamento da equipe

Por fim, cabe mencionar como um importante papel do RH no planejamento estratégico empresarial, o engajamento e alinhamento da equipe.

Não basta que a organização possua os melhores talentos, é preciso que estes sejam bem aproveitados e canalizados para as áreas certas da empresa.

Além disso, é preciso desenvolver ações para manter os colaboradores motivados e comprometidos com o sucesso da empresa.

E o RH é peça-chave desse processo, é o setor que mais interage com os colaboradores e que é o responsável pelo desenvolvimento de ações consistentes em satisfazê-los, capacitá-los, e fidelizá-los à empresa, retendo os talentos.

Por isso, deve ele conhecer as metas empresariais para poder desenvolver meios eficazes de concretizá-las, contando, sempre, com a ajuda da equipe de funcionários.

A atividade empresarial não pode ficar à mercê de amadorismos.

É preciso que haja um planejamento adequado, sobre quais são os melhores caminhos a seguir para alcançar as metas desejadas, e o RH deve ser visto como um importante aliado nessa missão.

As pessoas são a verdadeira força motriz das empresas. O empreendedor tem sonhos, metas e planos, mas sem a ajuda de uma boa equipe de funcionários, não seria possível tornar nada disso realidade.

Portanto, é preciso valorizar os colaboradores e investir cada vez mais em beneficios e na qualidade de vida e satisfação deles. Desenvolver a simbiose perfeita entre a empresa e seus profissionais é o caminho mais seguro para o sucesso.

Gostou do nosso artigo sobre o papel do RH no planejamento estratégico empresarial? Ele foi útil a você?

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 10 principais benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

Saude_ocupacional

Saude_ocupacional

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This