Gestão de Pessoas

Passo a passo: aprenda a montar um roteiro de entrevista eficiente

roteiro de entrevista
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

Neste artigo você vai aprender a montar um roteiro de entrevista eficiente.

Uma nova contratação representa, ao mesmo tempo, esperança e risco para a empresa.

Quando o colaborador recém-chegado se adapta bem e desenvolve todo seu potencial, os ganhos para a organização são enormes. Por outro lado, o contrário é inversamente proporcional.

Acertar no recrutamento e seleção, portanto, figura como algo fundamental no processo.

Nesse sentido, um bom roteiro de entrevista é muito importante para captar o perfil do candidato e descobrir se ele tem fit com a vaga e a companhia.

Ao longo do post, explicamos melhor o que é um roteiro de entrevista e listamos dicas de como elaborar um exemplar eficiente. Confira!

O que é um roteiro de entrevista?

Trata-se de um guia estruturado, com perguntas pré-definidas e capazes de ajudar o recrutador a obter as informações necessárias. Além disso, ele permite a comparação dos candidatos, já que as perguntas tendem a ser as mesmas para todos.

O roteiro possibilita a análise de características e habilidades pessoais, comparando diferentes perfis e selecionando o candidato mais adequado. Vale sempre ter em mente que isso consiste, basicamente, em um diálogo.

Assim como você quer saber se o candidato se encaixa na vaga, ele também tem dúvidas a sanar. Desta forma, o entrevistado pode direcionar as respostas com o objetivo de enaltecer conhecimentos e habilidades consideradas interessantes para o posto almejado.

VR Beneficios

VR Beneficios

Quais as melhores dicas para a elaboração um roteiro de entrevista?

Entenda as necessidades da vaga

A elaboração do roteiro de entrevista começa, na verdade, pela compreensão das necessidades da vaga. O trabalho do recrutador é descobrir se a pessoa em questão tem as competências necessárias para o cargo.

Por isso, direcione as perguntas para o caminho das experiências e dos conhecimentos do candidato, avaliando a utilidade de cada característica.

Prefira perguntas abertas

Evite fazer perguntas para as quais as respostas sejam “sim” ou “não”.

Você quer conhecer o candidato, então prefira questões que incentivem a descrição.

Em vez de perguntar sobre conflitos internos, peça para o entrevistado explicar como contornou uma situação delicada com algum colega ou gestor, por exemplo.

Assim, você observa o tipo de conflito, a maneira com a qual ele lidou com a situação e a forma como contou isso a você.

Investigue a postura e a inteligência emocional do candidato

Existe um ditado que diz que a pessoa é contratada pelos conhecimentos técnicos e demitida pela postura.

Trata-se de uma informação que não vem no currículo mas, com as perguntas certas, é possível descobrir como o candidato se relaciona com clientes, pares e gestores.

Invista tempo na elaboração desse tipo de pergunta. Claque que tomando bastante cuidado para não entrar em aspectos inapropriados, como a vida pessoal.

Um bom exemplo é a entrevista por competência, que permite focar em questões como liderança, foco no cliente, criatividade, organização ou busca por resultado.

Para um candidato a um cargo de liderança você pode, por exemplo, pedir para que conte sobre uma entrega dependente do desempenho da equipe.

Outra ideia é abordar a condução de determinado projeto que envolvia mais de uma área da empresa.

Deu para ter uma boa dimensão da importância do roteiro de entrevista? Deu para conseguir selecionar o melhor candidato para a sua empresa, verdade? Procure colocar as dicas em prática e colha frutos a curto, médio e longo prazo no processo de seleção!

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 10 principais benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This