Seguros

Saiba como agir em caso de sinistro no seguro empresarial

seguro empresarial
Escrito por Eusebio Garcia

O seguro empresarial é recomendado para qualquer empresa.

É a partir do seguro que a empresa se torna mais responsável, favorecendo a proteção de seu patrimônio, funcionários, prestadores, fornecedores e clientes, bem como com a imagem da marca. Afinal de contas, ela está investindo na proteção de todos os envolvidos no negócio. Porém, muitos não sabem como agir em caso de sinistro no seguro empresarial.

Um bom seguro garante a tranquilidade do segurado e os serviços necessários para reduzir os prejuízos, além de possibilitar que as atividades da empresa retornem o mais rápido possível. O procedimento para resolver a situação depende de cada caso, mas, normalmente, as pessoas não sabem o que fazer.

Pensando nisso, vamos explicar como agir em cada situação, como acionar o seguro em caso de sinistro no seguro empresarial e quais os documentos necessários. Confira!

Como agir em caso de sinistro e quais partes devem ser comunicadas?

Em caso de sinistro no seguro empresarial, existem alguns passos a serem realizados. Veja:

  • vá ao local do incidente e fotografe todos os bens danificados;

  • realize um registro completo da dimensão dos danos;

  • busque os nomes e os endereços de funcionários envolvidos, bem como as testemunhas do incidente;

  • realize todas as ações que forem necessárias para a devida proteção dos bens segurados e sinais do incidente, objetivando evitar danos maiores. A autorização da empresa de seguros deve ser obtida antecipadamente, no caso em que medidas mais extremas precisem ser executadas para reduzir o agravamento dos prejuízos; 

  • preserve todos os bens que foram danificados no evento, para as constatações da empresa de seguros responsável;

  • se não houver necessidade de medidas para a proteção dos bens sinistrados, ou para a prevenção de agravamento dos prejuízos, não faça nada até que a seguradora vá até o local, ou ao menos dê instruções sobre como você deve proceder; 

  • a documentação necessária deve ser enviada com a devida identificação do sinistro para o e-mail da empresa. O sinistro deverá ser comunicado por meio do telefone que a seguradora disponibilizará.

Quais são os documentos necessários para acionar o seguro?

Cada seguradora pode seguir um procedimento para cuidar de casos de sinistro no seguro empresarial. Todavia, há documentos que são comuns a todas. É muito importante que os documentos sejam encaminhados o mais breve possível, a fim de assegurar agilidade na análise do sinistro. Logo, quando entrar em contato, é necessário estar com todos os dados do segurado, a apólice em mãos e alguns itens importantes, como:​

Documentos da empresa

  • CNPJ da empresa;

  • comprovante de endereço completo da empresa;

  • copia do contrato social ou estatuto vigente;

  • copia da última ata de eleição da diretoria e conselho administrativo;

  • cópia da procuração outorgada pelos sócios (com no máximo dois anos);

Documentos dos envolvidos

  • cópia do CPF e RG dos sócios;

  • cópia do CPF e RG dos terceiros;

  • cópia do CPF e RG dos beneficiários; 

  • cópia do CPF e RG dos representantes;

Formulário padrão

  • formulário de informações cadastrais, totalmente preenchido e assinado pelo segurado e corretor.

Para comprovar todos os prejuízos, o segurado deverá encaminhar mais alguns documentos, de acordo com a causa e o tipo do sinistro.

Neste texto, você apendeu como proceder em caso de sinistro no seguro empresarial. Vale ressaltar que é muito importante a contratação desse tipo de seguro, pois uma empresa que sofreu algum sinistro pode chegar a fechar as portas (entrar em falência) caso não haja a cobertura de uma apólice.

Lembrando que o acionamento pode ser realizado por meio dos contatos oferecidos pela seguradora, como chat, e-mail, telefone ou aplicativo.

Mantenha sempre o corretor de seguros habilitado pela SUSEP informado para que ele possa assessora-lo na liquidação do sinistro. O corretor de seguros agiliza o processo para que o pagamento seja realizado a empresa segurada o mais breve possivel, e assim, a empresa possa retomar suas atividades. 

O corretor de seguro representa o segurado e ele é a peça chave neste processo de sinistro.

Você gostou deste post sobre sinistros no seguro empresarial? Então, assine já a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes diretamente na sua caixa de entrada!

Aproveite e faça um orçamento do seguro empresarial para a sua empresa! Clique aqui!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This