Mitigação de Riscos

Por que é importante implantar segurança patrimonial na empresa?

segurança patrimonial
Escrito por Eusebio Garcia

Todo negócio está sujeito a uma série de riscos, como assaltos, furtos e acidentes. Caso ocorram, danos e prejuízos podem ser gerados à empresa. Além disso, a integridade física dos seus colaboradores pode ser exposta.

Logo, criar um ambiente seguro, utilizando estratégias de segurança patrimonial é extremamente importante nesse aspecto.

Entenda, neste post, o que significa esse conceito, qual a sua importância para as empresas e como implementar a segurança patrimonial no seu negócio agora mesmo!

O que é segurança patrimonial?

É um conjunto de estratégias que você pode implementar para garantir a integridade dos seus bens físicos (equipamentos, instalações, dinheiro e informações) e colaboradores. Isso significa que esse processo ajuda a eliminar ou minimizar os riscos relacionados a danos no seu patrimônio.

Essas estratégias incluem o investimento em diversas tecnologias e ferramentas que diminuem a vulnerabilidade do negócio e da sua equipe. Ainda, serviços de vigilância realizados por profissionais capacitados, câmeras, sensores de movimento, recursos para garantir a segurança da informação da sua empresa, controle de entrada e saída de pessoas, entre outros.

Qual a importância da segurança patrimonial para o seu negócio?

Garantir a integridade dos seus bens reduz uma série de prejuízos que ocorrem quando há furtos ou perdas em sua empresa, como a necessidade de reposição de mercadorias e equipamentos, conserto de máquinas ou até paralisação das atividades, devido à falta de recursos para continuar operando.

Certamente, sua empresa também armazena uma série de informações confidenciais sobre o negócio e colaboradores que fazem parte da organização.

Dessa forma, é essencial buscar estratégias eficientes para proteger esses dados contra pessoas mal-intencionadas. Isso porque o acesso e divulgação pode prejudicar o andamento do negócio e da sua equipe, iniciando, inclusive, processos judiciais.

Por fim, garantir a segurança dos funcionários durante a jornada de trabalho é essencial para que realizem suas atividades com perfeição. Lembre-se que, além de romper com o compromisso ético que você possui como empregador em relação aos seus colaboradores, assim, deixar a equipe desprotegida pode acabar acarretando uma série de prejuízos ao negócio.

Quando o colaborador se sente ameaçado ou em risco pode ocorrer uma diminuição da produtividade, desmotivação e falta de engajamento. Ainda, esse sentimento gera insatisfação com a empresa como um todo, o que pode levar seus melhores talentos a deixarem a companhia para trabalhar em um ambiente mais seguro e protegido.

Portanto, garantir que as atividades do seu negócio sejam realizadas em um ambiente seguro e protegido é essencial para a continuidade da empresa.

A partir disso, compreenderemos agora quais são as estratégias que você pode adotar em relação à segurança patrimonial da sua empresa.

Como garantir a segurança patrimonial na sua empresa?

Conheça os seus riscos

A sua empresa pode estar sujeita a uma série de riscos, que variam de organização para organização.

Isso depende do valor do patrimônio que você possui, local de instalação do negócio, características dos dados armazenados e tipo de atividades desenvolvidas, em relação a estes pontos alguns riscos podem ser mais evidentes do que outros.

Dessa forma, é essencial que você estude todos esses aspectos com cuidado e defina quais são os principais riscos aos quais a sua empresa está sujeita. São exemplos, assalto, roubo, incêndio, alagamento, acesso a informações confidenciais, entre outros.

Defina responsáveis

É importante definir colaboradores que serão responsáveis pela segurança patrimonial da sua empresa. Dessa forma, você centraliza a gestão e as informações sobre segurança em uma só pessoa ou equipe, o que aumenta a eficiência da estratégia adotada e potencializa os seus resultados.

Faça um planejamento de segurança patrimonial

Com a definição da equipe e conhecimento dos perigos que podem ocorrer, é hora de montar uma estratégia sólida para a proteção do seu patrimônio e colaboradores.

Assimile todas as opções de segurança disponíveis no mercado, como serviços de vigilância, tecnologias atuais, sistemas oferecidos por empresas especializadas e formas de garantir a integridades de seus dados.

A partir dessa pesquisa, busque definir quais são as estratégias mais adequadas, de acordo com as necessidades do seu negócio e recursos disponíveis para serem investidos nesse aspecto. Com isso, você está pronto para realizar um planejamento eficiente de segurança patrimonial.

Conheça a legislação

Existe uma série de leis para a prestação de serviços de segurança patrimonial em empresas, principalmente se você escolher terceirizar algumas dessas atividades. Busque entender essa legislação antes de começar o processo para evitar problemas futuros com a justiça brasileira.

Acompanhe os resultados da sua estratégia

Para garantir a segurança do seu patrimônio não basta investir em tecnologias e serviços e parar por aí. Desta forma, é de suma importância que você foque na gestão e acompanhe de perto os resultados com periodicidade.

Com isso, você cria uma cultura de segurança na organização, de forma que todos os seus colaboradores se tornam responsáveis pela proteção do negócio. Cada um deve entender o seu papel, visando, atitudes a serem tomadas para garantir a segurança patrimonial da empresa.

Seguindo esses passos, haverá aumento da eficácia das estratégias implantadas e a diminuição da vulnerabilidade do negócio.

Conte com profissionais especializados

Uma boa maneira de implementar logo a segurança patrimonial é dispor da ajuda de profissionais especializados para auxiliar no processo.

Existem empresas que prestam serviços nessa área e podem permitir que você potencialize suas ações de acordo com as suas necessidades. Portanto, não descarte a possibilidade de contar com esses serviços no seu negócio.

Garantir a segurança patrimonial do seu negócio pode trazer uma série de benefícios à organização. Além de evitar prejuízos e danos aos seus bens materiais, ainda ajuda a manter o compromisso ético que você assume como empregador, focando na integridade física dos seus funcionários.

Isso deixa a sua equipe mais tranquila para realizar as suas atividades.  Também aumenta a produtividade e motivação dos funcionários por estarem em um ambiente seguro.

Gostou do post? Ficou claro como a segurança é importante para o seu negócio e quer potencializar já os seus resultados? Então, entre com contato com a Alliate e conheça todas as nossas soluções em segurança patrimonial para a sua empresa!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This