Gestão de Pessoas

Segurança psicológica no trabalho: qual a importância e como promovê-la?

burnout e estresse
Escrito por Eusebio Garcia

Segurança psicológica no trabalho é um tema em evidência e de grande preocupação nas grandes empresas e empresas modernas. Tema em foca de empresas antenadas e que tem como prioridade a qualidade de vida dos colaboradores.

Questões relacionadas à saúde mental estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho, segundo o INSS. Os transtornos de ansiedade generalizada, depressão, quadros de pânico, entre outros, aparecem no rol de casos que levam a esse problema, cada vez mais generalizado.

O fato é que, em muitas situações, esses distúrbios são originados no próprio ambiente laboral, gerando graves consequências para a qualidade de vida do funcionário. Vários desses problemas podem demorar anos para um tratamento adequado e devolver à pessoa a qualidade de vida.

É fundamental que o setor de RH e diretores invistam em manter uma segurança psicológica no trabalho e, por isso, vamos falar sobre esse tema neste artigo. Boa leitura!

O que é a segurança psicológica no trabalho?

A segurança psicológica no trabalho é uma forma de garantir para seus colaboradores internos que eles não vão correr riscos interpessoais durante as suas atividades cotidianas. Isso é fundamental não só nas empresas as quais lidam com alta pressão no dia a dia, mas até mesmo nos negócios com core business mais tranquilo.

Qual a importância de zelar pelo bem-estar dos colaboradores?

A segurança psicológica no trabalho é fundamental não só para minimizar os prejuízos relacionados com o absenteísmo e afastamento dos seus colaboradores devido a problemas, mas também para oferecer um ambiente de bem-estar para todos os presentes.

A empresa precisa deixar claro que o funcionário tem a liberdade para demonstrar vulnerabilidade, compartilhar problemas que estejam passando no atual momento e ter a certeza de que terá todo o suporte necessário para passar por essa situação, com empatia por parte dos líderes.

Assim, os funcionários conseguem atuar com mais segurança no dia a dia, além de terem um clima organizacional que promove uma melhor saúde mental ao longo do tempo. A organização ao oferecer apoio dessa natureza, permite que eles se sintam à vontade para realizarem suas atividades sem medo de errar, possibilitando-se arriscar — o que pode render ótimos resultados para seu negócio.

Preferencialmente, é fundamental oferecer um processo de empatia para seus colaboradores. Isso auxilia em uma visão mais humana da empresa sobre os funcionários, trazendo mais motivação para todos os presentes.

Como promover a segurança psicológica no trabalho?

Como conseguir promover a segurança psicológica no trabalho? De que forma é possível inserir um contexto mais humano no ambiente laboral? Veja nossas dicas a seguir.

Mostre abertura a feedbacks

A empresa necessita, também, ouvir o que o seu colaborador tem a dizer sobre o negócio, a fim de criar um ambiente que, de fato, promova mais bem-estar para todos os presentes. A prática do feedback permite que os gestores consigam identificar os problemas existentes que podem gerar os transtornos psicológicos que levam aos afastamentos de trabalho.

Por exemplo, podem ocorrer excessos de cobrança que estejam promovendo processos ansiosos nos profissionais, e saber disso possibilita mudanças significativas que tornam o ambiente mais confortável para todos.

Powered by Rock Convert

Ofereça feedbacks positivos

Diversos líderes têm dificuldades em oferecer feedbacks positivos, elogiando os funcionários de forma individual ou os times como um todo. Isso pode gerar uma sensação de frustração constante, tornando-os tensos durante todo o tempo e criando estresse ocupacional.

Para conseguir deixá-los tranquilos e motivá-los no dia a dia, é importante apontar quais são os pontos positivos das equipes, de que forma estão contribuindo para o crescimento da organização. Além disso, é fundamental que, ao realizar críticas, elas sejam feitas de forma construtiva e respeitosa.

Entenda o impacto do ambiente nas pessoas

Um ponto fundamental é que os diretores entendam o quanto o trabalho impacta a saúde física e mental dos seus colaboradores. Normalmente é o ambiente onde eles passam grande parte do dia e interagem com o maior número de pessoas.

Além disso, por ser o local em que estão construindo sua carreira, eles tendem a se sentirem mais pressionados, naturalmente, a não errarem. Para minimizar esse peso, é fundamental que a empresa trabalhe a humanização do ambiente organizacional, a fim de proteger a saúde mental dos seus colaboradores.

Isso só é possível quando a empresa observa, de modo crítico, a sua responsabilidade sobre a saúde mental dos seus colaboradores e atua ativamente para uma melhoria do local para todos.

Tenha um suporte psicológico para os colaboradores

Uma forma de colaborar para esse fim é oferecer no ambiente interno o suporte psicológico, dentro de um programa de saúde in company. Isso é necessário para que os funcionários consigam lidar com momentos que estejam mais vulneráveis. Por exemplo, ele pode estar passando por questões em sua vida pessoal capazes de impactar o seu desempenho no trabalho.

Se a empresa oferece o suporte com profissionais da área de psicologia, a pessoa poderá ter o apoio necessário para conseguir lidar com essas questões e se reabilitar a longo prazo. Assim a empresa demonstra que entende esse momento da vida do colaborador e está do lado dele.

Além da motivação e da retenção do seu talento, isso gera uma espécie de fidelização, fazendo com que o funcionário realmente vista a camisa do negócio ao longo do tempo.

Pratique a empatia

Empatia é uma palavra importante quando falamos das relações entre empresa e funcionários. Afinal, eles são humanos e estão passíveis de problemas tanto de saúde física quanto mental. Por isso é fundamental quando a empresa se dedica a gerar um ambiente mais favorável para essas questões, entendendo a atual conjuntura e se dedicando a melhorar constantemente a situação.

Lembre que toda pessoa está sujeita a problemas de saúde mental ao longo da vida, e oferecer o apoio necessário, por parte da empresa, possibilita mais chances de uma reabilitação completa, permitindo a pessoa a retornar à sua qualidade de vida saudável.

Oferecer segurança psicológica no trabalho é essencial para que o ambiente seja leve. Isso também possibilita que seus colaboradores não só a exercerem suas funções, mas a de se sentirem confortáveis e manterem a sua saúde mental. Por isso, não deixe de implementar as medidas citadas acima e cuide dos seus funcionários.

É importante também tomar ações de proteção à saúde mental. Saiba como praticar essa estratégia e promova a saúde mental em sua empresa.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This