Seguros

Seguro automóvel cobre danos causados por enchente?

danos causados por enchente
Escrito por Eusebio Garcia

Saiba neste artigo quais são os seus direitos, deveres e cuidados que você deve ter ao dirigir na chuva e evitar os prejuízos causados por uma enchente.

As fortes chuvas, temporais e enchentes, em especial as recentes ocorridas em São Paulo e Grande São Paulo, tendem a ser mais comuns devido as mudanças climáticas do planeta. Estas mudanças elevam os riscos de desastres naturais.

São muito comuns e recorrentes as dúvidas sobre a cobertura ou não por parte das seguradoras caso ocorra prejuízos com o veículo segurado em decorrência das enchentes e alagamentos.

É preciso estar atento aos direitos e aos deveres para evitar o desconforto de não ter a indenização destes danos causados por desastres naturais.

Os estragos das inundações são cobertos somente quando não há agravamento de risco por parte do segurado ou condutor do veículo.

A SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, relata que a cobertura de seguros aos veículos dependerá do que está descrito na apólice de seguro automóvel de cada veículo. Assim, vale checar as condições estabelecidas na apólice do seu seguro para entender no detalhe sobre os seus direitos e deveres.

Direitos e deveres

Ter o direito à cobertura do seguro não necessariamente significa que o proprietário terá direito a mesma. Nas situações de enchente, alagamentos e as fortes chuvas, as seguradoras entendem este tema como agravamento de risco se o motorista decidir avançar o veículo um uma via ou local alagado. Evite expor o seu veículo ao risco, assim, você tem a garantia da cobertura garantida.

Já se o veículo estiver estacionado em rua e ficar submerso em água, a seguradora irá arcar com os prejuízos. O seguro cobrirá os danos causados apenas se o motorista não tentou enfrentar e passar por uma área alagada.

As seguradoras vão verificar a situação e podem descobrir através da perícia técnica as circunstâncias que o veículo estava no momento do sinistro, e assim, pode recusar a cobertura dos danos.

Como devo agir para não agravar o risco?

O motorista deve desligar o veículo e não forçar o motor. Assim que possível, comunique o seu corretor de seguros ou a seguradora para solicitar a ajuda de um guincho.

O motorista não deve em hipótese alguma atravessar regiões alagadas. Esta é a causa que leva à perda da cobertura. Se você estiver em uma enchente ou alagamento e não tiver condições de passar, deixe o seu carro e se dirija a algum lugar seguro.

Agindo assim, a seguradora socorrer seu carro e irá pagar o sinistro.

É importante também não tentar ligar o veículo depois do alagamento. Deixe um mecânico habilitado cuidar do seu veículo e evite prejuízos maiores.

Divulgue este artigo em suas redes sociais e ajude a esclarecer quais os cuidados devemos ter para ter a cobertura de prejuízos em casos de chuvas e alagamentos.  

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This