Seguros

Seguro corporativo: quando vale a pena?

seguro corporativo
Escrito por Eusebio Garcia

Ter um seguro de vida, residencial ou automotivo é uma boa maneira de se proteger e assegurar que você não esteja desamparado no caso de algum imprevisto.

Um seguro corporativo funciona exatamente da mesma forma, protegendo e garantindo a empresa, que é a sua fonte de renda e também das pessoas que colaboram com ela.

Saber que seu patrimônio empresarial está amparado por uma boa apólice de seguros trará maior tranquilidade para você se empenhar em desenvolver o seu negócio e alcançar resultados cada vez melhores junto a seus colaboradores e clientes. 

Neste artigo, saiba o que é o seguro corporativo e qual o melhor momento para contratá-lo. Boa leitura!

O que é seguro corporativo?

Essa é uma modalidade de seguro criada para proteger as empresas contra os mais variados riscos.

Os danos podem proceder de diversos fatores, como incêndios, explosões e quedas de raios, eventos esses que são amparados pela cobertura básica. Quando esses danos ocorrem sem que a empresa esteja segurada, o resultado é um grande prejuízo no caixa e no patrimônio.

A contratação da apólice é semelhante à de um seguro pessoal e a única diferença é que será adquirido por pessoa jurídica em vez de pessoa física. 

A análise de riscos é feita considerando critérios como o tamanho e segmento do seu negócio e a quantidade de pessoas incluídas. O seguro cobre, inclusive, despesas com assistência médica resultantes de acidentes de trabalho dos colaboradores.

Você pode resguardar seu estabelecimento contra imprevistos dos mais variados tipos e as seguradoras ainda contam com uma grande variedade de serviços adicionais como limpeza, manutenção de equipamentos, assistência técnica, segurança e vigilância, instalação de prateleiras e reparos diversos.

Os serviços são personalizáveis, podendo ser adaptados às necessidades e orçamentos de cada organização, e os valores estão cada vez mais competitivos. 

Para ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas e se decidir com segurança, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e entender quais as vantagens e opções você encontrará. Vamos lá?

Quais as vantagens de contratar um seguro para a sua empresa?

Manutenção da produção e serviços

Caso ocorra algum incidente que danifique seu maquinário, o seguro lhe dará a devida assistência, buscando minimizar os impactos na produção e evitando transtornos e prejuízos. 

Há opções de seguros que garantem o reembolso de mercadorias perdidas em caso de freezers queimados ou queda de energia elétrica, por exemplo, minimizando muito as suas perdas.

Aumento da produtividade e queda da rotatividade

Ter um seguro de vida para os seus colaboradores interferirá diretamente na produtividade e no clima da sua empresa, visto que isso demonstrará que você se preocupa com a qualidade de vida deles.

Sendo assim, eles terão maior motivação e engajamento, reduzindo, consequentemente, a rotatividade. Além do mais, esse é um benefício que pode ser contratado por um valor atraente, já que serão vários assegurados, e ainda conta com a possibilidade de isenção fiscal.

Garantia de proteção do patrimônio da empresa

Uma apólice de seguro garante os bens da sua empresa em casos de imprevistos e acidentes como incêndios e outros desastres.

Contar com essa proteção lhe dará tranquilidade para trabalhar no crescimento de suas operações e até desenvolver novos negócios, sabendo que seu patrimônio se encontra seguro.

O que pode ser coberto no seguro?

Você mesmo pode escolher a dimensão e o tipo de cobertura mais compatível com o seu empreendimento. Porém, é preciso saber que existem alguns seguros obrigatórios, como o que envolve danos e perdas de materiais/objetos causados por incêndio.

Há também outros tipos de seguros que dependem do segmento organizacional em que a instituição/companhia atua. 

Para um estabelecimento comercial, por exemplo, há cobertura para os bens de valores dos clientes em caso de assaltos, e os hotéis contam com cobertura que reembolsa valores gastos em danos causados aos hóspedes durante atividades realizadas em suas dependências.

Dessa maneira, cada ramo tem à sua disposição um grande número de coberturas, conforme as soluções ofertadas pela seguradora escolhida para a obtenção da apólice.

Conheça abaixo alguns tipos de coberturas adicionais: 

  • danos elétricos, cobrindo os danos causados a aparelhos eletrônicos por variação de tensão e queda de raio, por exemplo;
  • impacto de veículos terrestres e aéreos;
  • fenômenos da natureza, como quedas de granizo, vendavais, ciclones etc.;
  • perda ou pagamento de aluguel, garantindo o ressarcimento, caso o estabelecimento tenha que ser interditado em decorrência de sinistro coberto por explosão ou incêndio;
  • responsabilidade civil, com restituição de danos causados a terceiros, resultantes de processos desenvolvidos dentro da empresa;
  • responsabilidade civil com guarda de veículos de terceiros, garantindo o ressarcimento sob a guarda do segurado em decorrência de furto e incêndio;
  • responsabilidade civil do empregador, cobrindo danos por acidentes inesperados causados aos colaboradores quando a serviço do segurado;
  • lucros cessantes, assegurando o rendimento de despesas fixas e lucro líquido mensal em caso de queda de receita por incêndio;
  • diárias de paralisação;
  • furto ou roubo;
  • fidelidade de empregados, cobrindo danos causados por funcionários ao patrimônio da empresa.

Qual o melhor momento para contratar um seguro corporativo?

Só o fato de você possuir uma empresa, independentemente do seu porte, já gera o risco de sofrer um acidente que pode comprometer seu patrimônio.

Ao contratar um seguro, você ficará mais tranquilo com suas atividades e transações, mantendo-se amparado caso ocorra algum sinistro. Por isso, ser segurado vale a pena.

A grande vantagem disso tudo é que você pode diminuir a incidência de perdas financeiras repentinas e imprevistas, visto que haverá a transferência do risco para a seguradora.

Enquanto o contrato estiver vigente, seu estabelecimento receberá um respaldo contínuo contra os danos derivados do sinistro amparado pelo seguro. Portanto, é melhor que você se previna, pois, dependendo da gravidade do acidente, o reparo/reforma pode custar muito mais caro.

Afinal, quanto mais seus negócios prosperam, mais patrimônio acumulado você terá. Logo, é necessário reinvestir em sua empresa uma fração desse valor para garantir uma cobertura condizente com o seu crescimento. 

Se você é um microempresário, saiba que sua empresa também pode adquirir uma apólice de seguro corporativo. Antes, em vista do alto custo do serviço, apenas grandes empresas o contratavam.

Hoje, com a grande competitividade do mercado, é possível encontrar preços bem atraentes também para pequenas empresas.

Esperamos que, com as informações que compartilhamos neste artigo, você possa ter compreendido a importância de contratar um seguro corporativo para a sua empresa. 

Pesquise e avalie quais são seus maiores riscos e o faça o quanto antes para garantir sua segurança patrimonial, bem como a de seus funcionários.

Gostou deste conteúdo? Há algo mais que podemos esclarecer para auxiliar você a entender como funciona e qual a melhor opção de seguro para a sua empresa? 

Faça suas perguntas, críticas ou sugestões deixando seu comentário neste post.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This