Seguros

Descubra as diferentes coberturas do seguro de automóvel

seguro de automóvel
Escrito por Eusebio Garcia

O seguro de automóvel é um dos serviços mais importantes a serem contratados quando você adquire um veículo.

Afinal, podem acontecer diversos problemas, como acidentes, roubos, furtos, entre outros de natureza diversa e que podem trazer bastante dor de cabeça.

Por isso, a contratação desse serviço é fundamental para garantir maior tranquilidade e proteger tanto você quanto seus familiares em caso de problemas. Para isso, é fundamental ter a contratação das coberturas certas, dentro das características da sua rotina.

Vamos falar mais sobre esse tema neste artigo. Boa leitura.

Qual a importância de pesquisar sobre as diferentes coberturas do seguro de automóvel?

Quando falamos em contratação de seguro, em qualquer modalidade, é fundamental pensar que há mais de um serviço existente no mercado, com coberturas diferentes e, portanto, é fundamental avaliar quais deles se encaixam melhor nas suas necessidades e demandas cotidianas. Por exemplo, se você costuma ter sempre outras pessoas no carro, a cobertura adicional aos passageiros é fundamental para protegê-los no dia a dia.

Assim, em caso de eventual acidente, você receberá a indenização para que possa arcar com os custos de tratamentos e trazer maior conforto para todos. Isso garante que você não ficará desamparado em situações de sinistro, de forma a garantir uma maior tranquilidade durante suas rotinas.

Quais as principais coberturas do seguro de automóvel?

Então, quais são as possibilidades de cobertura do seguro de automóvel, para escolher quais delas são as mais adequadas para a sua rotina? Vamos mostrar as principais a seguir.

Coberturas básicas

Trata-se, aqui, das coberturas que normalmente já são oferecidas em todas as coberturas de seguro automotivo. São elas:

  • acidente (nas possibilidades de colisão, capotamento, danos causados em eventual derrapagem, queda de itens nos veículos, danos causados por intempéries, raios, entre outros);
  • danos causados por alagamentos, enchentes ou inundações;
  • roubo ou furto do veículo ou equipamento;
  • incêndio;
  • danos a terceiros (também conhecida como RCF-V — Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, cobrindo tanto danos físicos quanto falecimentos);
  • danos corporais aos passageiros.

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais são necessárias para que você possa complementar o serviço de acordo com suas demandas e necessidades. As principais existentes hoje no mercado são:

  • indenização por danos a acessórios, carrocerias, equipamentos, blindagem e kit gás, bem como furtos e roubos dessas peças;
  • indenização por danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores, assistência ao veículo e aos passageiros em caso de problemas com o carro;
  • possibilidade de retirada de carro reserva;
  • assistência 24 horas, permitindo socorro mecânico, reboque, despachante, serviço de eletricista, entre outros;
  • recebimento de diárias por indisponibilidade do veículo ou perda de faturamento, caso seu trabalho dependa disso.

Como buscar a melhor seguradora para o seu contrato?

A seguradora tem o papel fundamental de ser a responsável pela comercialização do serviço de seguro e, portanto, é ela que realizará o acionamento em caso de sinistro.

Por isso, é importante buscar uma seguradora confiável e, principalmente, com um atendimento impecável.

Imagine a seguinte situação: você está viajando, o carro sofre uma parada no meio da estrada e é preciso recorrer à assistência do seguro para retornar, além do reboque para retirada do veículo do local. Se o serviço de assistência não for eficiente, você ficará mais tempo aguardando, expondo-se a maiores riscos.

Por isso, pesquise com quem você vai fazer o seu seguro de automóvel e avalie se a empresa tem boa reputação no mercado, um serviço de atendimento ao cliente que seja eficiente, bem como fornecer as coberturas necessárias para suas necessidades.

Aqui na Alliate, estamos sempre em busca de trazer os melhores serviços de seguro para você ter mais proteção no seu dia a dia.

Achou interessante esse tema? Compartilhe o artigo em suas redes sociais e leve-o para outras pessoas que possam ter interesse.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This