Seguros

Seguro de automóvel: o que ele pode ou não cobrir?

Seguro de automóvel
Escrito por Eusebio Garcia

O seguro de automóvel serve para resguardar os proprietários de carros, motos, caminhões e outros veículos rodoviários dos riscos aos quais estes elementos estão sujeitos. A principal função deste seguro é indenizar os proprietários dos veículos caso algo de errado aconteça quanto essa propriedade. 

Com o intuito de esclarecer melhor sobre a importância deste seguro e desmitificar alguns pontos que prejudicam a segurança do usuário — como acreditar que ele esteja imune aos riscos, por exemplo —, fizemos este breve artigo abordando o tema. Dessa forma, falaremos sobre como funciona este tipo de seguro e a importância de ter um.

Posteriormente, abordaremos sobre o que um seguro de automóvel cobre: incêndios, roubo, furto, colisões, danos causados por intempéries e riscos excluídos. Por fim, falaremos sobre a importância da contratação de uma boa corretora de seguros para fazer o seguro do automóvel, apresentando a você, leitor, a Alliate, destacando seu diferencial de mercado. Confira!

Saiba como funciona um seguro de automóvel e por que é importante contratar um

Conforme explicamos brevemente na introdução, o seguro de automóvel serve para resguardar os seus contratantes dos riscos comuns aos automóveis: seja na questão da violência urbana, manutenção do automóvel em si ou para proteger o proprietário contra possíveis acidentes no trânsito que afetam a estrutura do automóvel.

Mas como o seguro resguarda você desses riscos existentes? A maioria dos seguros, e aqui incluímos os veiculares, atuam com indenizações. Ou seja, caso ocorra algo com o automóvel, como acidente, roubo, incêndio, o seguro cobre o prejuízo depois de uma rápida análise sobre o caso para evitar prováveis fraudes e aumentar a eficiência do seguro.

Entre os riscos que o seu automóvel corre que o seguro cobre, podemos destacar o incêndio, roubo, furto, entre outros que aprofundaremos no tópico seguinte. Alguns proprietários de carros cometem o grave erro de não contratar um seguro, julgando-se imunes aos riscos, alegando coisas como “eu faço uma direção defensiva”, “eu só estaciono em locais privados com segurança”, “eu faço a revisão do carro no tempo certo” etc.

Estas medidas são de fato importantes, mas elas estão longe de serem suficientes para garantir a integridade do seu automóvel, porque muitas das responsabilidades sobre os riscos são divididas com outras pessoas, como no caso de acidentes de trânsito, segurança pública, que podem apresentar falhas. Além disso, há fatores incontroláveis, como as intempéries. 

Dessa forma, o seguro serve para complementar o seu comportamento cuidadoso em relação ao automóvel e garantir que não haja prejuízo caso o pior venha a acontecer. É como diz aquele velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

Conheça o que o seguro de automóvel cobre

Agora, falaremos sobre o que o seguro de automóvel cobre, indenizando caso algo dos riscos elencados abaixo venha a acontecer de forma acidental com o automóvel do titular do seguro. Há diversos planos e nós falaremos aqui sobre um panorama, entretanto é importante ressaltar que cada plano apresenta um tipo de cobertura diferente. Opte por aquele mais adequado ao seu perfil e ao seu bolso.

Incêndio

Os incêndios em automóveis podem ocorrer por diversos fatores, mas o principal deles é por conta de panes elétricas, problemas no motor ou no tanque de combustível. Além de estar equipado com instrumentos para conter as chamas em seu estágio inicial, como um extintor de incêndio, é importante contar com o seguro para automóvel. 

Roubo

Nossas cidades apresentam grandes índices de criminalidade e, infelizmente, não são raros os roubos de carro a mão armada. Geralmente, os veículos são roubados para praticar outros crimes e, em uma minoria das vezes, são levados para desmanches, onde o carro é alterado para se passar por outro, com placas e chassis adulterados.

Caso o seu carro não seja recuperado após o roubo, é de fundamental importância que você tenha o seguro a fim de reaver o valor do automóvel, para que seja efetuada a compra de outro e para que você não fique sem o seu meio de locomoção.

Furto

Nem todo tipo de subtração do automóvel é feita mediante ameaça. Há uma grande quantidade de veículos subtraídos que são furtados, em que os criminosos arrombam o automóvel e o levam sem entrar em contato direto com o proprietário. A prática ocorre, geralmente, em estacionamentos públicos e privados.

Colisões

Embora seja uma infelicidade, as colisões no trânsito são uma realidade e não podem ser ignoradas. Elas podem ocorrer tanto entre dois ou mais veículos como entre um veículo e um objeto físico — árvores, postes, lixeiras, entre outros. A importância do seguro neste caso é que há a cobertura para a reparação do veículo, ou de outro veículo envolvido no acidente, diminuindo o valor a ser pago.

Danos causados por intempéries

Entre os riscos que o automóvel corre, além daqueles que tem com consequências as ações humanas, conforme detalhado nos tópicos anteriores, temos os ricos causados por questões naturais. Entre estes riscos, destacamos vendaval, granizo, furação, terremoto, ressaca, raios, alagamentos etc.

Riscos excluídos

Alguns riscos as seguradoras não cobrem. Listaremos, a seguir, quais são eles: rebelião, greve ou qualquer outra perturbação da ordem pública, participação em apostas de corrida — os famosos ‘rachas’ —, trânsito por ‘vias’ e locais inadequados — com areia fofa ou movediça —, radiação, multas e despesas relacionadas a processos.

Saiba a importância de contar com uma boa corretora para fazer o seu seguro de automóvel

Como você pode perceber, há uma série de itens que o seguro de automóvel cobre. Há várias opções no mercado e cada seguradora apresenta planos distintos, o que dá a você, consumidor, a probabilidade de contratar a melhor opção para a sua realidade.

Corretoras de seguros como a Alliate apresentam grande experiência no mercado, além de planos variados (individuais, familiares, corporativos) para disponibilizar a você a melhor opção possível. Com a consultoria de profissionais capacitados, você esclarecerá todas as suas dúvidas.

Sendo assim, o seguro para automóvel não deve ser visto como um custo, mas como um investimento, pois resguarda você caso possíveis infortúnios venham a acontecer com o seu veículo. O instrumento deve ser complementar a cuidados que o proprietário deve tomar, como direção defensiva, estacionar em locais seguros, entre outros.

Agora que você já sabe o que o seguro pode ou não cobrir, entre em contato com a gente! Temos atuações em todos os ramos de seguro com foco no plano empresarial para pequenas e médias empresas!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This