Empresas que trabalham com vendas a prazo correm um risco altíssimo de ficar com prejuízos por conta de clientes inadimplentes. Se essa prática se torna recorrente, as chances de ir à falência também são grandes. Para se precaver, uma das melhores alternativas é investir em um seguro de crédito.
Com ele, mesmo que o cliente não pague uma dívida, a empresa terá a certeza de que o valor será liquidado pela própria seguradora. Para entender mais sobre as possibilidades confira este post e conheça as vantagens desse tipo de seguro!
O que é o seguro de crédito e a quem se destina?
O seguro de crédito é uma forma de proteção para empresas que realizam vendas a prazo. Ele evita que as empresas tomem o famoso “calote”. O acordo de seguro estabelecido entre seguradora e cliente é extremamente sigiloso e os clientes de um empreendimento jamais tomarão conhecimento sobre ele.
Afinal, caso isso ocorra, há um grande risco de que a empresa sofra sucessivos golpes com negócios de má fé. O principal objetivo é evitar que o segurado tenha que arcar com a inadimplência de seus clientes.
Quando alguém deixa de realizar os pagamentos a prazo, a dívida é abatida pelo seguro — que passa a ser o responsável pela realização das cobranças ao devedor.
Quais são as modalidades existentes?
Existem dois tipos de seguro: o de crédito interno e o de crédito à exportação. Confira abaixo as diferenças entre os dois modelos:
Seguro de crédito interno
Esse tipo oferece cobertura a dívidas realizadas em todo o território nacional e possui cinco modalidades:
- riscos comerciais;
- operação de consórcio;
- quebra de garantia;
- empréstimo hipotecário;
- arrendamento mercantil.
Existem seguradoras que criam outras modalidades personalizadas, mas os modelos mais praticados no mercado são os citados acima. Uma corretora de seguros poderá ajudar você na escolha das melhores opções de seguro de crédito.
Seguro de crédito à exportação
O objetivo dessa modalidade é fornecer aos segurados os créditos por vendas realizadas para clientes do exterior. Atualmente, só uma empresa oferece esse modelo de seguro no Brasil.
Essa modalidade é subdividida em duas categorias, as “vendas de curto prazo” e as “vendas de médio e longo prazo” — a primeira opção é reservada para operações com, no máximo, dois anos.
Quais são os principais benefícios do seguro de crédito?
Essa modalidade de seguro possui uma ampla cobertura e oferece benefícios bastante interessantes. Veja:
- garantia de liquidação das contas a receber;
- o prêmio da apólice pode ser abatido no imposto de renda;
- redução de despesas com cobranças;
- otimização da gestão de riscos de crédito.
Além disso, algumas seguradoras oferecem serviços extras — como análise de crédito, monitoramento de carteira do cliente, avaliação de riscos e gestão de cobranças. Tudo para evitar que os segurados caiam em ciladas.
Se a sua empresa realiza vendas a prazo e os valores costumam ser altos, ela precisa se resguardar com uma seguradora de crédito. Afinal, cerca de 25% das empresas de pequeno e médio porte que foram à falência afirmam ter sido vítimas de clientes inadimplentes.
Ficou com alguma dúvida referente aos benefícios do seguro de crédito para a sua empresa? Deixe um comentário e nós responderemos assim que possível!