Seguros

O que é o seguro de responsabilidade civil?

seguro de responsabilidade civil
Escrito por Eusebio Garcia

Seguros são importantes nos mais diversos setores. Afinal, nunca se sabe quando poderá ocorrer danos de terceiros ou de causas naturais à pessoas e patrimônios. Entenda neste texto a importância do seguro de responsabilidade civil.

Eles representam uma proteção extra que, em caso de problemas graves, poderá ajudar o segurado e/ou beneficiários à resolver o prejuízo da melhor forma.

Uma das modalidades de seguro mais importantes para empresas é o de responsabilidade civil. Neste post falaremos sobre eles, suas finalidades e quais são os principais tipos que você poderá encontrar.

O que é um seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil cobre a corporação pelos danos que são causados a terceiros de forma involuntária nos ambientes pelos quais é responsável.

Qual a sua finalidade?

A finalidade de se ter um seguro desse tipo está na prevenção de um eventual prejuízo à corporação, principalmente se você trabalha com um grande número de funcionários que estão constantemente expostos a riscos durante o trabalho.

Assim o segurado (sua empresa) não terá que despender grandes valores indenizatórios nos casos de acidentes causados de forma não intencional pela corporação, pois estará amparada pelo o que está coberto no contrato realizado com a seguradora.

Pode-se até mesmo ocorrer falência do negócio em casos de grandes acidentes ocorridos sem a proteção de um seguro de responsabilidade civil.

Quais danos normalmente estão dentro da cobertura?

A seguradora cobre os valores de indenização em caso de responsabilização cível decorrente de lesões corporais causados a funcionários ou demais pessoas que estejam ali presentes, seja nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço (uma obra, por exemplo).

Inclui-se os danos causados por atos ou omissões involuntárias realizadas durante o desempenho das funções profissionais do colaborador. Também estão previstos os danos ao patrimônio.

Deve-se lembrar que há um limite máximo de indenização, previsto na apólice.

Quais são os principais seguros dessa modalidade?

Existem diversos tipos de seguro de responsabilidade civil e cada um deles está relacionado com a atividade da sua empresa. Isso que irá orientar a sua escolha. Conheça os principais deles:

Profissionais da área da saúde e Advogados

Proteção para Médicos, Dentistas, Biomédicos, Enfermeiros e demais profissionais da área. Inclui também proteção para advogados e escritórios de advocacia contra prejuízos financeiros causados por erros ou omissões no exercício da atividade profissional.

Estabelecimentos comerciais/industriais

Cobre danos causados a terceiros em operações comerciais/industriais, em eventos no estabelecimento que não tenham cobrança de ingresso (limitado a empregados e familiares), danos causados por mercadorias e conservação de painéis, letreiros e anúncios.

Condomínios e proprietários de imóveis

Indeniza lesões causadas à pessoas (moradores ou visitantes) e materiais de responsabilidade do condomínio que ocorram nas áreas comuns (por exemplo, dano causado por mau funcionamento de elevadores) e à propriedades (ao imóvel de um condômino, por exemplo).

Empregador

Cobre danos causados aos funcionários no exercício de suas funções, a ser incluído morte e invalidez permanente.

É responsável pelo seguro de vida dos colaboradores. Inclui-se os danos causados no trajeto de ida e volta do trabalho quando a viagem for realizada por veículo contratado pela empresa. Nessa modalidade cobre-se apenas os danos causados a pessoa.

Obras civis

Cobre danos físicos e materiais causados por acidentes ocorridos na execução da obra civil ou montagem de equipamentos, a ser incluído construções, demolições, reformas ou pinturas.

Prestação de serviço em locais de terceiros

Cobre danos causados na prestação de serviço para terceiros. Por exemplo, empresas que oferecem trabalho de limpeza ou manutenção. O tipo de serviço deve ser discriminado na apólice.

Estabelecimentos como bares, boates, restaurantes e similares

Asseguram-se prejuízos causados durante uso e conservação do estabelecimento e também inclui aqueles gerados pelo consumo de bebidas e alimentos no local.

Promoção de eventos

Indeniza danos causados em promoção de eventos, sejam eles artísticos, esportivos, festas, entre outros, quando se é cobrado ingresso para entrada.

O seguro de responsabilidade civil é uma proteção para sua empresa em caso de dano eventual a terceiros e ao patrimônio.

É uma tranquilidade necessária para não ser surpreendido posteriormente, tanto na parte financeira quanto na área civil. Por isso é importante que a sua empresa avalie qual dos tipos é o mais indicado e contrate-o.

Faça a cotação para seu negócio em nosso site.

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail notícias e informações sobre questões importantes acerca de seguros e da área de RH.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This