Gestão de Pessoas

Seguro de vida: Afinal, por que devo contratar um para funcionários?

Seguro de vida empresa
Escrito por Eusebio Garcia

Ouvimos muito falar da crise que assola nosso país. O seguro de vida é um beneficio que tem contribuído com muitas empresas na retenção de seus colaboradores. É mais vantajoso do que ter os gastos com rescisão.

A incerteza do futuro tem levado muitas empresas a contratar o seguro de vida para funcionários. Em caso de acidentes ou falecimento, seguro dá suporte financeiro ao acidentado ou aos familiares. O preço varia de acordo com a idade, o estilo de vida e, principalmente, o tipo de trabalho executado.

Neste artigo falaremos mais sobre como funciona o seguro de vida e quais os motivos para contratá-lo. Acompanhe!

Como funciona o seguro de vida para funcionário e quais as regras gerais?

O seguro de vida para funcionários consiste em um serviço cujo objetivo é oferecer recursos financeiros aos seus beneficiários, em decorrência de invalidez e morte. Já com o capital em mãos será possível arcar com as despesas provenientes do ocorrido, como o velório e o sepultamento, ou gastos com tratamentos em casos de doenças graves ou invalidez.

Assim, mesmo que a pessoa responsável pela renda da família venha a falecer, é possível que os dependentes estudem em ótimas instituições, saldem as dívidas e vivam uma vida mais tranquila.

Para determinar o nível de qualidade de vida que o colaborador que contratou o seguro junto à empresa em que trabalha quer para seus beneficiários, o responsável deve definir o valor da mensalidade paga, os planos que serão contratados e a indenização.

A apólice de seguro de vida para funcionários pode se limitar à cobertura básica de morte. Nesse caso, o seguro de vida cobre morte acidental ou natural. As seguradoras também oferecem vários tipos de outras coberturas, como para doenças graves, invalidez, despesas médicas e hospitalares etc.

É bastante comum as empresas contratarem a apólice do seguro de vida somada à cobertura de acidentes pessoais, permitindo uma proteção maior de seus funcionários.

Quais os motivos para contratar o seguro de vida para funcionários?

Em nosso país nem todas as empresas são obrigadas a contratar um seguro de vida para seus colaboradores. Porém, algumas convenções coletivas em sindicatos de algumas áreas exigem que as empresas ofereçam esse benefício.

Para saber se a sua organização é obrigada a contratá-lo, consulte o sindicato do seu setor. O seguro de vida traz muitas vantagens, não só para os colaboradores e suas famílias, mas também para a empresa.

Conheça alguns benefícios:

Valorização do capital humano

Os funcionários se sentem muito mais seguros ao saber que seus dependentes terão todo apoio caso algo aconteça com eles. Também é possível adicionar outras coberturas para casos de afastamento do trabalho e invalidez — dando mais segurança aos colaboradores. Isso tem grande reflexo na produtividade da equipe e auxilia na retenção de talentos para a empresa.

Dedução sobre o imposto de renda

Um grande benefício de contratar o seguro para os funcionários é que você pode fazer a dedução dos pagamentos do seguro no imposto de renda, caso seu negócio siga o regime de tributação do lucro real.

Famílias amparadas

A família terá todo apoio para se manter por um determinado tempo, caso um trabalhador venha a falecer. Isso reduz as chances de a família entrar com ações na justiça contra a organização.

Satisfação dos trabalhadores

Além de todas as vantagens já apresentadas, você também colabora com o bem-estar e a satisfação dos funcionários, além de proporcionar tranquilidade em relação à segurança de seus familiares, favorecendo muito a produtividade da empresa.

Em síntese, o seguro de vida para funcionários traz inúmeras vantagens para os colaboradores e também para a empresa. É muito importante buscar o auxílio de uma corretora de qualidade e com credibilidade no mercado.

A Alliate é uma empresa de consultoria em gestão de riscos e corretora de seguros, reconhecida pela excelência no atendimento e desenvolvimento de soluções para organizações dos mais diversos portes e segmentos.

Você curtiu nosso post sobre seguro de vida para funcionários? Então aproveite e conheça nossos serviços!

Solicite seu orçamento. Clique aqui para pessoas físicas ou Aqui para pessoas jurídicas.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This