Seguros

O que é e qual a importância de um seguro de responsabilidade civil?

responsabilidade civil
Escrito por Eusebio Garcia

Empresas, executivos e profissionais liberais podem ser surpreendidos com ações judiciais inesperadas por danos a terceiros causados involuntariamente.

O seguro de responsabilidade civil é a solução ideal para isso, protegendo o patrimônio do segurado no caso desse tipo de ocorrência.

Um exemplo bastante comum de uso do seguro de responsabilidade civil é quando um funcionário se machuca no trabalho e processa a empresa, pedindo indenização. Nesses casos, o seguro pode ser acionado e cobre a indenização até o limite da apólice.

Neste artigo vamos explicar melhor o que é o seguro de responsabilidade civil, mostrar algumas de suas modalidades e a importância dele para as empresas. Acompanhe!

O que é o seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil é uma maneira de proteger o patrimônio de empresas e de pessoas em caso de danos involuntários causados a terceiros.

Uma das modalidades mais comuns desse tipo de seguro é a voltada para diretores e executivos, conhecida no mercado por D&O. Ela protege executivos, diretores e conselheiros contra reclamações judiciais de terceiros, quando elas têm relação com atos praticados pelos executivos no exercício de suas funções.

Nesse caso, entre as principais estão o pagamento de multas e penalidades, custas judiciais, despesas mensais em caso de bloqueio ou indisponibilidade de bens, custos de investigação e danos morais.

Esse é apenas um dos exemplos, mas o seguro de responsabilidade civil tem ainda várias outras modalidades, como responsabilidade civil para operações ou para obras. A primeira tem como objetivo proteger a empresa de forma mais ampla contra reclamações judiciais, enquanto a segunda é voltada para o setor imobiliário e protege contra reclamações de terceiros decorrentes da execução de obras.

Qual a importância desse tipo de seguro para as empresas?

Dependendo do caso, uma ação judicial pode colocar em risco parte significativa do patrimônio da empresa ou dos profissionais. O seguro de responsabilidade civil traz mais segurança, fornecendo uma proteção caso haja uma ocorrência desse tipo, e possibilita que o segurado não perca seus bens ao ter que reparar algum dano causado a terceiros.

Assim, o seguro de responsabilidade civil é também um instrumento de planejamento financeiro, dado que ele protege o segurado de imprevistos que envolvam outras pessoas em diversas atividades do cotidiano das empresas e dos profissionais.

O que este seguro cobre?

Como mencionamos, uma das vantagens desse tipo de seguro é que ele tem diversas modalidades, podendo se adaptar às necessidades específicas da empresa e de seu ramo de trabalho.

As principais coberturas são:

  • profissional (profissionais de saúde, advogados, contadores etc.);
  • administradores e diretores (D&O);
  • prestação de serviços em locais de terceiros;
  • obras civis;
  • danos morais;
  • eventos;
  • responsabilidade civil do empregador.

Além da segurança financeira, esse tipo de seguro mostra para os seus colaboradores que a empresa preza tanto pelo patrimônio quanto pela vida deles.

No caso do seguro de responsabilidade civil para empregador, por exemplo, ele fornece proteção contra processos judiciais decorrentes de acidentes de trabalho.

Agora você já sabe como funciona o seguro de responsabilidade civil. Vale destacar que ele é também um diferencial competitivo para a empresa e um instrumento de retenção de talentos. Com o seguro D&O, por exemplo, os executivos sabem que não perderão seus bens caso sofram algum processo por atos decorrentes de suas atribuições.

Ficou interessado e quer saber mais? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This