Seguros

Seguro saúde empresarial: entenda a importância desse benefício

Seguro saúde empresarial
Escrito por Eusebio Garcia

Uma boa gestão de funcionários leva em conta os benefícios que vão atrair talentos para a empresa e reduzir a queda de produtividade decorrente da evasão de colaboradores. E entre os muitos benefícios que uma empresa pode oferecer, está o seguro saúde empresarial.

Também conhecido como seguro saúde, esse benefício é uma cobertura de despesas médicas, odontológicas e hospitalares similar ao plano de saúde, mas com algumas diferenças. Neste artigo, vamos aprender mais sobre essa modalidade e quais as vantagens de implementá-la.

Seguro saúde empresarial x plano de saúde

A ANS não faz distinção entre as duas modalidades para efeitos de registro, mas é importante saber que sim, existem algumas diferenças cruciais entre elas.

A mais importante é que o seguro de saúde funciona na base do reembolso de despesas médicas: o segurado paga pelos seus custos de saúde no prestador de serviço que escolher e depois apresenta a nota fiscal para o seguro, que reembolsará o valor — nos planos de saúde, o reembolso é uma prática rara.

Outro diferencial é que o seguro de saúde não oferece uma rede credenciada, mas sim uma rede referenciada de profissionais e estabelecimentos de saúde. Nos planos de saúde, o beneficiário precisa consultar em uma rede credenciada.

No seguro saúde uma rede referenciada é uma opção do segurado: se ele optar por médicos e hospitais referenciados, não será preciso guardar a nota fiscal e exigir o reembolso do seguro. Mas ele pode escolher prestadores de serviço fora dessa rede e tem a garantia de que receberá reembolso de quaisquer valores investidos — desde que estejam dentro dos limites contratados.

Retenção e atração de talentos

A principal razão para ter um plano de saúde ou seguro saúde empresarial é a mesma de qualquer outro benefício: atrair os melhores e mais capacitados talentos para a empresa, e fazer com que eles se mantenham interessados em continuar lá, conceitos básicos da gestão de pessoas.

Como grande parte das empresas brasileiras oferecem seguro saúde empresarial ou plano de saúde, esse benefício é praticamente obrigatório e ajuda a 

Além disso, contratar um seguro saúde empresarial também pode mitigar riscos dentro da empresa, principalmente os relacionados ao bem-estar e saúde dos colaboradores. Isso porque problemas de saúde podem causar danos reais ao negócio com a ausência de funcionários importantes e estratégicos.

Ter um plano ou seguro de saúde, além de ações efetivas de comunicação, fazem com que esse colaborador tenha mais atenção na prevenção de problemas mais graves. O seguro fará com que ele frequente com mais consultas com mais regularidade e evite o agravamento de situações controláveis.

Impacto financeiro

Como qualquer benefício, um seguro de saúde é um impacto financeiro significativo para qualquer tamanho de empresa, já que os gastos são proporcionais ao número de funcionários contratados.

Mas existem algumas estratégias importantes para tentar reduzir esse custo, como combinar índices de reajuste favoráveis no momento da assinatura do contrato e utilizar a quantidade de prováveis segurados como barganha na negociação.

Outra possibilidade é considerar valores mais baixos para o seguro caso o índice de sinistralidade dos colaboradores; e para garantir índices cada vez menores, a empresa pode investir em ações de promoção e prevenção relacionadas à saúde.

Pode-se, também, para reduzir o índice de sinistralidade, garantir que os colaboradores segurados utilizem o plano com responsabilidade. Cobrar uma taxa de coparticipação entre 10% e 20% é uma prática comum, mas ações educativas que expliquem como, por exemplo, reaproveitar exames de médicos diferentes, pode ter efeitos melhores no longo prazo e não afetam a sensação de satisfação do funcionário com o seguro saúde empresarial.

Agora que você já entendeu o que é o seguro de saúde, entre em contato para descobrir qual é a melhor opção para a sua empresa e sanar quaisquer dúvidas restantes!

Veja também: Ex-funcionário tem direito de permanecer com o plano de saúde empresarial?

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This