Seguros

Seguro-viagem, seguro-saúde e seguro-saúde internacional: entenda quais são as diferenças

Seguro-viagem, seguro-saúde e seguro-saúde internacional
Escrito por Eusebio Garcia

Você sabe qual é a diferença entre seguro-viagem, seguro-saúde e seguro-saúde internacional? Pois é, muitas pessoas confundem esses termos e acabam fazendo opções erradas, geralmente quando vão viajar e se preocupam apenas com o roteiro da viagem, o dinheiro para compras e a hospedagem, e se esquecem desses item tão importante que é o seguro-viagem.

Todavia, saiba que eles oferecem uma tranquilidade maior no caso de problemas relacionados com saúde, acidentes e bagagens, entre outros. Com isso, garante que a sua viagem transcorra com toda a segurança, sendo ela nacional ou internacional.

Pensando nisso, neste texto, vamos explicar o que é o seguro-viagem, seguro-saúde e seguro-saúde internacional, quais são as diferenças entre eles e como escolher a melhor opção para você. Boa leitura!

O que é seguro-viagem, seguro-saúde e seguro-saúde internacional?

 

Antes da Resolução 315/2014, que entrou em vigor em 2016, os termos seguro-viagem e assistência-viagem tinham significados diferentes. Após a lei, eles se juntaram e ficou prevalecendo o termo seguro-viagem, que oferece serviços de atendimento à saúde em emergência médica e resolução de problemas de viagem (extravio de bagagem, atraso de voo, cancelamento de viagem, seguro-fiança, advogados etc.).

O seguro-saúde ele garante atendimento médico apenas em território nacional. É regulado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar conforme regulamentação da Lei 9656/98. Proporcional acesso e cobertura para consultas, exames, internações e Pronto socorro 24 horas.

E o seguro-saúde internacional é um seguro-saúde que lhe garante atendimento global. Você pode utilizar em qualquer pais do mundo e ele substitui o seguro-viagem e o seguro-saúde nacional por sua característica de atendimento global.

Quais são as diferenças entre eles?

 

A diferença entre eles está basicamente na amplitude dos serviços, abrangência geográfica e prazo de vigência.

Seguro-viagem

Por outro lado, o seguro-viagem presta assistência ao viajante para enfrentar diversos imprevistos que podem surgir durante uma viagem. Assim, o interessado contrata determinada cobertura que constará na apólice da seguradora. Este é um seguro de curto prazo, onde o viajante contrata apenas pelo tempo da viagem. Este seguro permite ingressar a um determinado pais como é o caso de países europeus onde na alfandega ser´solicitada a apólice do seguro viagem para a entrada ao pais ser liberada. Tudo dependerá da cobertura contratada.

Seguro-saúde

O seguro-saúde ele garante atendimento médico apenas em território nacional. Não possui as coberturas especificas do seguro-viagem mencionada acima. O seguro-saúde é parecido com um plano de saúde, atendendo emergências médicas em pronto atendimento, consultas, exames, cirurgias clinicas e internação clinica ou cirúrgica, entre outras. 

Seguro-saúde internacional

Já o seguro-saúde internacional é um seguro-saúde que da garantia de atendimento global. Você pode utilizar em qualquer pais do mundo. É um seguro amplo que permite acesso aos melhores hospitais do Brasil e do mundo. É um seguro com vigência anual e precisa ser renovado anualmente. Possui opções de franquias para o grande risco e atendimento é mais amplo que o seguro-saúde nacional cobrindo vacinas, home care, check-up, medicamentos após internações, extração e armazenamento de células tronco, transporte de emergência terrestre e aéreo, terapias, exames genéticos, dentre outras coberturas diferenciadas.

Como escolher e contratar?

 

Seguro-viagem

O seguro viagem são feitos de acordo com o país de destino, o tipo de atividade que será realizada na viagem e o tempo de permanência. Desse modo, o interessado poderá optar do pacote mais básico ao mais completo, porém, deverá informar à seguradora todos os detalhes para que tenha segurança.

É importante se atentar para o fato de que eles não seguem um padrão para todos os países, uma vez que as nações da Europa têm um seguro-viagem diferenciado por seguirem o acordo ou tratado de Schengen. Além disso, se for usar o cartão de crédito, peça informações detalhadas do país de destino e exija a cópia do contrato.

A contratação pode mudar conforme os esportes radiais ou de aventura que for praticar. Dessa forma, informe-se a respeito disso com seu corretor de seguros, para que não tenha problemas no caso de precisar de um atendimento por conta de acidente. Outra questão importante é a idade do viajante: pessoas acima de 70 anos e mulheres grávidas têm preços diferenciados. Além disso, é preciso perguntar sobre a cobertura no caso de doenças pré-existentes.

Ao escolher o seguro mais adequado, é possível optar pelo plano básico e selecionar os serviços desejados, bem como as franquias de atendimento e indenização, de forma que caiba no seu orçamento. Portanto, é necessário avaliar com atenção os benefícios oferecidos antes de realizar a contratação.

Por exemplo, em uma cobertura básica, deve constar a assistência médica e odontológica, o translado médico, o translado do corpo em caso de morte e a assistência em caso de invalidez permanente por acidente. Entre os adicionais, é possível incluir bagagem transviada, cancelamento de viagem, regresso antecipado, cobertura para funeral etc.

É preciso ler a apólice com atenção, para verificar se a seguradora está cobrindo tudo o que foi solicitado. Além disso, é necessário fazer a aquisição do seguro viagem com algumas semanas de antecedência, pois, durante o trajeto, as seguradoras não costumam realizar esse tipo de venda.

 

Seguro-saúde e seguro-saúde internacional

Já o seguro-saúde e seguro-saúde internacional a contratação ela deve ter como princípio a escolha de um bom hospital que o seguro de acesso. O seguro-saúde internacional da acesso a todos os melhores hospitais do Brasil e do mundo por ser um seguro prime e que atende clientes que estão viajando para fora do pais com frequência e os que querem acesso a hospitais no Brasil como o Hospital Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês e o laboratório Fleury que são referencias na América Latina.

Agora que você já sabe a diferença entre seguro-viagem, seguro-saúde e seguro-saúde internacional, não saia de férias ou a trabalho sem contratar um desses serviços. Com certeza, terá mais tranquilidade para cumprir com os seus compromissos, além de garantias caso algo dê errado. Não se esqueça de pesquisar sobre a empresa e veja se ela tem respaldo legal da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para garantir essa oferta.

Assim, convido você e entrar em contato com a nossa empresa para darmos todas as informações de que precisar.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This