Seguros

Entenda quais são os tipos de seguros ideais para a sua empresa

Seguros ideais reunião homem mulher
Escrito por Eusebio Garcia

Neste novo artigo você vai saber quais são alguns dos seguros ideais para a sua empresa.

A aquisição de seguros é parte vital de qualquer empresa. Isso porque são fundamentais para garantir a estabilidade e a saúde financeira do negócio em caso de qualquer problema que venha a acontecer, principalmente em momentos delicados.

Por isso, é essencial entender como eles funcionam, compreender quais razões estão envolvidas em sua importância e conhecer quais são os principais tipos de seguros ideais para sua empresa. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre esse assunto.

Como funcionam os seguros?

Os seguros funcionam da seguinte forma: os responsáveis por essa contratação na empresa entram em contato com uma corretora de confiança responsável pela venda dos seguros e pedem a cotação.

O corretor vai analisar a situação caso a caso e irá propor uma apólice, que deverá ser estudada pelos gestores. Se for aprovada, ela passa a valer e deverá ser utilizada em caso de problemas, a fim de obter o ressarcimento ou reparação.

Qual a importância de estar segurado?

Toda empresa tem um capital que está relacionado com a saúde e investimentos do negócio. Esse valor é necessário a fim de gerar fluxo de caixa e, com isso, manter a organização funcionando.

Quando há algum tipo de imprevisto, como acidentes, incêndios, roubos, furtos, problemas de saúde de funcionários etc., ocorre um gasto que não estava estipulado no orçamento, prejudicando o negócio.

Esse gasto pode ser mais significativo, ainda, se o problema for delicado. Por exemplo, um incêndio que comprometa as estruturas da empresa não só vai gerar um prejuízo financeiro como também serão perdidos alguns dias de trabalho até que se encontre uma solução para a situação.

Ou seja, não contar com a possibilidade de ressarcimento diante do imprevisto pode potencializar ainda mais o problema. Por isso, poder contar com a tranquilidade proporcionada pelo seguro é essencial.

Em alguns casos, os gastos são tão pesados que negócios que não contam com seguros e passam por alguma situação dessas podem até mesmo não se recuperar, decretando falência precocemente.

Outro ponto a ser ressaltado é que funcionários que estejam segurados por seguros-saúde e de vida tendem a trabalhar mais tranquilos e, consequentemente, com maior produtividade. Eles também tendem a ter maior confiança no empregador, de forma a permanecerem no emprego, evitando o turnover.

Quais são os principais tipos de seguros ideais para sua empresa?

Agora que você conhece os principais benefícios de obter um seguro para sua empresa, é importante que se informe sobre os tipos que não podem deixar de ser adquiridos, a fim de proteger sua instituição.

Proteção do patrimônio

O seguro de proteção de patrimônio, como o próprio nome presume, tem o objetivo de proteger o patrimônio do segurado, nesse caso, a empresa. No rol de proteção, estão inclusos o imóvel da sede da organização (e, caso existam filiais, pode-se acrescentá-las também), os equipamentos ali contidos e alguns dos móveis existentes.

Dessa forma, em caso de acidente ou desastre que possa causar prejuízos aos itens que estão incluídos na cobertura desse seguro, a empresa poderá ser ressarcida de forma a realizar a obra de reparação o mais rápido possível.

Responsabilidade civil

O seguro de responsabilidade civil é essencial para as empresas que trabalham com prestação de serviços para terceiros. É focado para a proteção do patrimônio desses clientes em casos de danos causados por seus funcionários.

Na ocorrência de qualquer tipo de ação danosa causada por parte dos colaboradores, pode-se acionar o seguro e ele fará a reparação. Por exemplo, se você trabalha com construção civil e um maquinário causou um dano estrutural em algum prédio, estará segurado em relação ao prejuízo causado a esse terceiro.

Seguro-saúde

O seguro-saúde é uma forma de proteger seu colaborador em relação à saúde dele. Nesse caso, os gastos gerados nessa área enquanto ele estiver contratado serão ressarcidos pela seguradora, de acordo com as especificações da apólice.

Uma vantagem disso é ter trabalhadores mais tranquilos no que concerne à sua saúde pessoal, de forma que saibam que, em caso de problemas, terão como resolvê-los. Assim como, se estiverem doentes, procurarão assistência antes da doença se agravar e gerar um prejuízo devido ao afastamento.

Seguro de vida

O mesmo conforto que mencionamos anteriormente vale na contratação do seguro de vida. Ao saberem que suas famílias estarão protegidas, caso ocorra algo com eles, os funcionários ficarão mais tranquilos e se mostrarão mais produtivos e dispostos a trabalhar. Isso também melhora a imagem da empresa perante os colaboradores e o público.

Seguro de transportes e veículos

Caso trabalhe com transporte dos seus produtos para os clientes finais, principalmente por meio da sua própria frota, é importante ter um seguro de veículo.

O mesmo vale se tiver pessoas que estão sempre em trânsito (por exemplo, viagens executivas) com um carro da empresa, pois o seguro protege contra eventuais danos ao veículo em caso de acidentes.

Já o seguro de transportes também protege em relação à carga, tais como possíveis avarias, produtos extraviados e roubos ou furtos.

Seguro contra roubos e furtos

Você pode fazer um seguro específico contra roubos e furtos para sua empresa. Independentemente do seu setor de atuação, é essencial fazê-lo para garantir que terá o mínimo de prejuízos em casos de invasões ou se funcionários forem abordados enquanto transportam equipamentos e/ou produtos.

Seguros específicos das áreas de atuação

Você deve pensar também quais são os seguros que concernem especificamente à área de atuação da sua empresa.

Por exemplo, há aqueles que são dedicados exclusivamente a questões referentes à construção civil e que devem ser adquiridos por quem possui negócios nessa área, protegendo seu patrimônio, seu negócio e seus funcionários.

Há diversas áreas em que são criados seguros específicos, devido à natureza do trabalho realizado: medicina, áreas de riscos especiais, indústria e área rural, entre outras.

O importante é que, ao pensar nos tipos de seguros que sua empresa precisa contratar, você tenha em mente a importância de cada um deles e, mais especificamente, que pesquise adequadamente uma corretora segura e responsável para fechar o contrato.

Se quer saber mais sobre seguros ideais para sua empresa e a melhor forma de proteger sua organização, assine nossa newsletter e receba as informações diretamente em seu e-mail.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This