Gestão de Pessoas

Síndrome de Burnout: o que é, como identificá-la e tratá-la?

síndrome de Burnout
Escrito por Eusebio Garcia

No Brasil, 33 milhões de pessoas são afetadas pela Síndrome de Burnout. Trata-se de um distúrbio psíquico que está diretamente relacionado ao trabalho e que, quando não tratado corretamente, pode levar a um quadro de depressão profunda.

Além do claro impacto na vida do indivíduo, a Síndrome de Burnout também tem um custo para as empresas e para a sociedade como um todo. Por isso, é preciso entender como o problema funciona, como ele pode ser identificado e tratado.

Neste artigo, vamos detalhar melhor essas questões. Acompanhe!

O que é síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que está relacionado ao estresse ocupacional, a situações de trabalho desgastantes e de muita pressão. Por isso, também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Suas principais causas são o excesso ou as condições de trabalho.

Por isso, ela é mais comum em profissionais permanentemente sujeitos à pressão. É o caso de professores, profissionais de saúde, policiais, bombeiros, atendentes de telemarketing, mulheres com jornada dupla, bancários etc.

A Síndrome de Burnout foi descrita pela primeira vez em 1974, pelo médico norte-americano Herbert J. Freudenberger, e atualmente o transtorno se encontra devidamente registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Problemas e Doenças Relacionados à Saúde).

Quais são os principais sintomas?

A Síndrome de Burnout causa tanto sintomas psicológicos quanto físicos. No primeiro grupo, podemos citar:

Sintomas psicológicos:

  • insônia;
  • dificuldade de concentração;
  • agressividade;
  • pessimismo;
  • isolamento;
  • mudanças bruscas de humor;
  • insegurança;
  • sensação de fracasso;
  • lapsos de memória;
  • baixa autoestima.

Entre os sintomas físicos, podem surgir:

  • dor de cabeça frequente;
  • cansaço excessivo;
  • problemas gastrointestinais;
  • alterações nos batimentos cardíacos.

Como ela pode ser identificada?

Não é raro que o Burnout seja confundido com outros problemas emocionais, dado que muitas vezes os sintomas são parecidos. O diagnóstico é feito por análise clínica, que considera o histórico e os relatos do paciente. Os profissionais capacitados para realizar o diagnóstico e orientar tratamento são o psicólogo e o psiquiatra.

É importante que a pessoa procure um desses profissionais assim que se der conta de que tem alguma coisa fora do normal, para evitar que o quadro se agrave e que o tratamento seja mais difícil e demorado. Em geral, a síndrome de Burnout é tratada com psicoterapia e terapias alternativas (Aromaterapia, Reiki, Cristaloterapia, dentre outras) bem como mudanças nos hábitos de vida, como prática de exercícios, meditação e uma boa alimentação.

VR Beneficios

VR Beneficios

Quais são os impactos nas empresas?

Os impactos da Síndrome de Burnout extrapolam o âmbito do indivíduo. No campo profissional, ela afeta a produtividade, aumenta o número de erros, as chances de acidentes de trabalho e eleva o absenteísmo. Em diversas ocupações, essas consequências podem ser muito sérias. Quando um operador de tráfego aéreo ou um policial, por exemplo, cometem erros, o resultado pode ser até a perda da vida — deles próprios ou de outras pessoas.

Quando pensamos na sociedade como um todo, os efeitos também são muito relevantes. Somos um país com 33 milhões de pessoas que já tiveram Síndrome de Burnout, o que representa uma parcela significativa da população economicamente ativa. Imagine a perda para a sociedade em termos de produtividade?

Isso sem contar o fato de que tendemos a ter pessoas mais agressivas, o que pode elevar a violência doméstica e até brigas de trânsito com consequências graves. Portanto, agora você já sabe o que é a Síndrome de Burnout e os cuidados que deve ter para identificar e encaminhar melhor o tratamento para ela.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite também para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, e Twitter.

Nos somos a Alliate, uma consultoria de benefícios que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

ADT Alarme

ADT Alarme Monitorado e Vídeo Monitoramento

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This