Mitigação de Riscos

Entenda como reduzir a sinistralidade do plano de saúde na empresa

sinistralidade do plano de saúde
Escrito por Eusebio Garcia

Uma das preocupações de gestores de RH é conseguir reduzir os custos no que concerne ao plano de saúde.

A ocorrência da sinistralidade do plano de saúde (momento no qual o colaborador precisa utilizar o benefício para realizar consultas e procedimentos) pode ser um complicador para a empresa, aumentando a necessidade de reajustar os preços pagos para a prestadora.

Além disso, o aumento na quantidade de exames e consultas de emergência pode evidenciar um decréscimo da saúde do colaborador. Assim, gerando também maior número de atestados, afastamentos, entre outros problemas que comprometem a produtividade da empresa.

Veja algumas dicas importantes para diminuir a sinistralidade do plano de saúde em sua empresa. Boa leitura!

Promova campanhas de prevenção no ambiente de trabalho

Um dos primeiros passos para conseguir reduzir a sinistralidade do plano de saúde no ambiente de trabalho é implementar medidas que auxiliem seus colaboradores a agirem de forma segura no dia a dia de trabalho.

Isso porque condutas inadequadas podem levar a problemas de saúde a curto e longo prazo. Por exemplo, manter uma má postura a mesa de trabalho pode fazer com que a pessoa sofra de dores nas costas constantemente, podendo vir a desenvolver, até mesmo, problemas crônicos ao longo do tempo.

Vale como sugestão a blitz ergonômica. Esta ação contribui muito com a qualidade de vida dos colaboradores.

[rock-convert-cta id=”2674″]

Aposte na adoção de medidas de prevenção

A frase “prevenir é melhor do que remediar” é fundamental para garantir uma melhor saúde dos seus colaboradores e diminuir o uso do plano de saúde a longo prazo. Para isso, a empresa necessita implementar medidas de segurança e prevenção.

Seguindo o exemplo anterior, não basta apenas promover uma campanha de prevenção para uma boa postura — a própria empresa precisa ser proativa, garantindo, por exemplo, um ambiente ergonômico para os funcionários e minimizando as chances de problemas.

Revise as regras de segurança da empresa

Será que as regras de segurança estão sendo, mesmo, eficientes para auxiliar na prevenção de problemas de saúde dos funcionários? Isso é fundamental, principalmente, quando falamos de trabalhos que envolvam riscos consideráveis para a pessoa e para os colegas à sua volta.

Por exemplo, se seu negócio trabalha com atividades perfurocortantes a atenção é redobrada. Neste caso é necessário muita atenção para evitar acidentes. Cuidados para que não causem acidentes em seus colaboradores, bem como a contaminação cruzada com o sangue da pessoa afetada pelo problema.

Confira as atuais regras e estude se, de fato, elas estão promovendo o máximo de segurança ou se é necessário redobrar as normas existentes no ambiente organizacional.

Tenha um médico presente no ambiente de trabalho

Para resolver questões mais urgentes no ambiente de trabalho e evitar o afastamento, o absenteísmo do colaborador e a elevação da sinistralidade do plano de saúde, é importante e recomendado ter um médico presente nas empresas com mais de 1000 fusionários.

Por exemplo, se um colaborador sofre uma queda e estiver com dores, o profissional de saúde atuante no local de trabalho pode realizar os primeiros socorros. Ele irá avaliar se há necessidade de encaminhar para um especialista ou, então, se ele próprio pode resolver a questão.

Caso ele mesmo consiga, evita-se que a pessoa tenha que sair do ambiente laboral e ir até um médico conveniado. Isso faz reduzir os gastos com o pagamento de um profissional terceirizado, bem como garantindo melhor qualidade de vida para o colaborador.

Diminuir a sinistralidade do plano de saúde é fundamental não só para a redução de custos, mas também para garantir um menor número de afastamentos em sua empresa e manter um bom plano de saúde no pacote de benefícios da empresa. Com isso, é possível promover melhor qualidade de vida e satisfação para seus funcionários, auxiliando em sua retenção.

Uma das formas, também, de conseguir esse objetivo é por meio da contratação de uma consultoria em gestão de riscos e benefícios. Ela será responsável por avaliar o atual cenário e verificar como minimizar os problemas que elevam a sinistralidade do plano de saúde.

Conheça também os fatores moderadores que vão ajudar efetivamente no controle da sinistralidade. Aguardamos seu contato.

Saiba mais sobre nossa Consultoria em Gestão de Benefícios Corporativos.

.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This