Gestão de Pessoas

Terceirização da gestão de benefícios: entenda sua importância e vantagens!

Terceirização de benefícios
Escrito por Eusebio Garcia

O controle dos incentivos fornecidos aos colaboradores, no âmbito de uma empresa, é essencial para o sucesso do empreendimento. Ele pode trazer vários benefícios que passam desde a motivação dos trabalhadores até o aumento dos lucros. Nesse âmbito, a terceirização da gestão de benefícios mostra-se uma estratégia muito inteligente e com grande potencial para dar certo.

Quando se terceiriza essa atividade, a responsabilidade de gerir os tipos de vantagens que a equipe de colaboradores receberá passa a ser de uma empresa especializada e com experiência nessa tarefa. Esse auxílio será fundamental e otimizará os resultados produzidos pela instituição contratante.

Ficou interessado em conhecer os benefícios da terceirização na gestão de benefícios? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira.

Motivação da equipe de colaboradores

Sem dúvidas, uma empresa que investe na terceirização da gestão de benefícios para os seus colaboradores passa a contar com uma equipe mais motivada e que alcançará resultados melhores. Quando o trabalhador se vê valorizado ele se sente parte integrante do corpo empresarial, e não um mero realizador de funções.

O gestor que demonstra à equipe que se preocupa com os incentivos, que vão além do salário, passa a contar com a confiança do seu time de colaboradores. Eles passarão a desfrutar de vantagens que não teriam acesso apenas com o seu salário, como seguro de vida, seguro odontológico, vale-refeição, dentre outros.

Desse modo, os trabalhadores exercerão suas funções com muito mais garra e vontade de se destacar no corpo empresarial. As consequências lógicas serão o aumento da produtividade e a potencialização dos lucros.

Retenção de talentos

Em um mercado tão concorrido, encontrar mão de obra especializada está cada vez mais difícil. Por isso, é necessário que os gestores se conscientizem da importância de manter os seus talentos entre seus cooperadores e promover a continuidade de resultados e de qualidade da produção.

Com a terceirização da gestão de benefícios e o sentimento de valorização por parte dos colaboradores, eles tendem a ser bem menos seduzidos por propostas externas e por deixar a empresa. Se estão felizes dentro da companhia e se veem motivados, não há razão para abandonarem o seu cargo. Desse modo, a otimização de processos produtivos é mantida e a mão de obra especializada estará a serviço da sua instituição.

Priorização de investimento

Dentro de uma instituição empresarial são inúmeros os setores que precisam de investimentos e que necessitam de atenção a todo o momento, visando alcançar resultados positivos.

Dessa forma, quando se conta com um parceiro para a terceirização da gestão de benefícios, o gestor poderá se preocupar com outros setores estratégicos, uma vez que sabe que a tarefa de controlar os incentivos está em ótimas mãos.

Então, a contratação de uma instituição que realize a gestão dos benefícios em nome da empresa não impacta somente no setor de vantagens aos colaboradores. Ela será produtiva para todos os outros setores empresariais, que poderão verificar investimentos concentrados e específicos.

Aumento na produtividade da equipe

O processo produtivo de uma empresa está diretamente relacionado ao desempenho das funções de modo correto pela equipe de colaboradores. Quando essa equipe se sente desmotivada e desvalorizada pelo empresário, os resultados são comprovadamente piores.

Por outro lado, quando há valorização e o trabalhador se sente parte integrante do corpo empresarial, há resultados positivos e com tendência ao crescimento. O aumento da produção, portanto, se verifica de forma muito positiva quando os colaboradores estão motivados a exercer suas funções e se destacarem, visando alcançar as vantagens que podem ser oferecidas.

Quando o gestor se utiliza da terceirização da gestão de benefícios, são verificadas metas e ganhos ao trabalhador que se esforça e mantém a qualidade da produção. Com isso, ele está sempre motivado a produzir mais e alcança resultados melhores para a instituição a que faz parte.

Redução de custos operacionais

As empresas que optam por gerir benefícios internamente verificarão um processo mais dificultoso e com custos maiores. Perceba que para fazer isso o empresário deve formar uma equipe interna, capacitá-los, retirá-los das funções que exerciam ou criar funções duplas etc.

Os colaboradores empenhados na função de gerir benefícios podem não contar com a expertise necessária para essa tarefa e, além disso, podem sentir-se sobrecarregados e até desmotivados.

Quando se realiza a terceirização da gestão de benefícios, por outro lado, investe-se em um time externo para o desempenho dessa função, com um olhar totalmente imparcial e contando com toda experiência necessária para fazer um bom trabalho.

Aliado a isso, as chances de despesas com encargos trabalhistas e indenizações devidas serão reduzidas significativamente, pois a instituição contratada analisará toda a legislação e se os atos da empresa vêm obedecendo à lei. Portanto, esse investimento potencializará os ganhos e ainda reduzirá os custos da empresa contratante.

Foco no core business

Core business é um conceito bastante atual e tem foco na parte central do negócio, ou seja, aquilo que faz a empresa ser forte no mercado. Uma companhia que vende peças de automóveis, por exemplo, ficaria focada na sua atividade-fim, o destaque no mercado automobilístico.

Ocorre que, com a necessidade de realização de várias tarefas distintas, os gestores perdem o foco e acabam não concentrando seus esforços no desenvolvimento de estratégias para vender mais, conquistar clientes etc.

Nesse aspecto, a terceirização da gestão de benefícios desafoga totalmente os gestores, empresários e outros trabalhadores para desempenharem suas funções e focarem na atividade-fim da instituição.

Assim, as técnicas voltadas a atingir lucros maiores, aumentar a produtividade e desenvolver diferenciais competitivos para captar clientes serão implementadas, uma vez que o core business estará evidenciado e os gestores poderão fazer isso em decorrência da terceirização.

Portanto, percebemos que a terceirização da gestão de benefícios pode ser extremamente benéfica para uma empresa. Além de trazer vantagens, como o aumento da produtividade, motivação dos colaboradores e potencialização dos lucros, ela faz com que os gestores foquem nas atividade-fim da instituição.

Invista em uma empresa experiente no mercado e com avaliações positivas de outros clientes e que possa ajudar na terceirização da gestão de benefícios como alimentação, vale-transporte, seguro-saúde empresarial, seguro de vida e odontológico.

Com tantas vantagens, sua empresa será um atrativo para novos talentos e será destaque no mercado não só pelos resultados positivos alcançados, mas também pela forma compromissada como os colaboradores são tratados.

Gostou deste post e quer contar com as vantagens da terceirização da gestão de benefícios? Então, entre em contato com a nossa empresa! Nossos profissionais estão de prontidão para atendê-lo e ajudar nos resultados da sua instituição.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This