Seguros

Entenda quais são os 3 principais tipos de seguro de saúde

Escrito por Eusebio Garcia

Atualmente, existem diversas modalidades de seguro de saúde.

Cada um deles tem características totalmente distintas e proporcionam vantagens e garantias diferentes. Diante de tantas opções, realmente fica complicado escolher uma que se adapte melhor ao seu perfil e necessidades.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos os 3 principais tipos de seguro de saúde e as características mais marcantes entre eles. Acompanhe!

Quais são as vantagens do seguro de saúde?

O seguro de saúde é um serviço voltado para o atendimento médico e hospitalar. Com ele, é possível realizar exames, consultas, internação e procedimentos cirúrgicos, proporcionando ao segurado segurança e amparo em momentos de dificuldades que envolvam as questões de saúde. Entretanto, ele tem um diferencial interessante sobre outros tipos de serviços.

Apesar de em alguns planos existir a rede de profissionais e estabelecimentos credenciados, com o seguro de saúde é possível ser atendido por qualquer médico ou hospital e ser reembolsado, sem que você fique preso a uma rede credenciada específica de uma região.

Quais são os 3 principais tipos de seguro de saúde?

Agora que você entendeu o que é o seguro de saúde e suas vantagens, mostraremos os tipos existentes na atualidade.

1. Seguro de saúde ambulatorial

Esse tipo oferece cobertura em assistência médica nos ambulatórios e clínicas, possibilitando o atendimento de emergência por até 12 horas. Em casos de internação, não deve haver o reembolso pelos serviços utilizados.

2. Seguro de saúde hospitalar

Nesse tipo de seguro, o beneficiário tem a garantia de cobertura em ambiente hospitalar com diárias ilimitadas, estendendo aos demais custos que estão associados à internação, como médicos, enfermeiros, exames e demais serviços.

3. Seguro de saúde hospitalar com obstetrícia

O seguro de saúde hospitalar com obstetrícia funciona como o modelo anterior, entretanto, com um adicional para os procedimentos relacionados à gravidez, como o acompanhamento pré-natal, parto e assistência ao recém-nascido.

Como escolher o melhor seguro de saúde?

Depois de conhecer todos os tipos de seguro de saúde, a pergunta que fica no ar é a seguinte: qual deles escolher?

Para tanto, é necessário observar alguns critérios e o primeiro deles é a reputação da empresa. Prestadoras de serviço que acumulam reclamações de uma mesma natureza em excesso devem ser analisadas com certas ressalvas.

Entretanto, tenha cuidado para verificar o número de reclamações com o tamanho da prestadora de serviços, bem como o tipo de opinião que é emitido pelos seus clientes. Em seguida, é primordial verificar se ela está devidamente registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Outro ponto a ser analisado é o período de carência. Existem prazos fixados por lei para cada tipo de serviço, entretanto, algumas seguradoras podem oferecer carências reduzidas como diferencial competitivo, portanto, vale a pena ter atenção a isso.

Por fim, analise a cobertura e verifique se ela está de acordo com o seu perfil e necessidades. Há casos nos quais o atendimento é restrito a algumas localidades, têm determinados tipos restringidos ou sequer existem no plano.

Conhecendo as características dos principais tipos de seguro de saúde e seguindo as dicas que descrevemos, você tem em mãos todas as informações necessárias para tomar a decisão mais correta sobre a contratação desse serviço.

Para ajudar ainda mais na sua escolha, convidamos você a entrar em contato conosco. Assim, detalharemos melhor como funciona cada uma das modalidades. 

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This