Gestão de Pessoas

O que é turnover: entenda quais são as causas e como diminuí-lo

caixa turnover
Escrito por Eusebio Garcia

Você já deve ter se perguntado em algum momento o que é o turnover.

Esse é um termo que indica a rotatividade dos funcionários de uma empresa, ou seja, a quantidade de profissionais que deixam a organização e precisam ser substituídos.

A maior preocupação dos setores de RH é quando essa rotatividade se torna muito alta, já que, além de gerar custos com demissões e contratações, as atividades do negócio acabam não evoluindo, porque vários profissionais passam pela mesma função, sem que haja evolução de desempenho para a companhia.

Para calcular o turnover, basta utilizar a fórmula de total de desligamentos no período, dividido pelo total de funcionários no mesmo período.

Por que os colaboradores deixam seus empregos?

As pessoas deixam seus empregos por motivos distintos, mas todos eles aumentam o turnover.

No entanto, os desligamentos impactam seus empregadores de formas distintas e, portanto, implicam o uso de métricas diferentes, chamadas de turnover voluntário e turnover involuntário.

O turnover voluntário acontece quando a solicitação de desligamento vem do colaborador, ou seja, o empregado opta por encerrar o vínculo empregatício na empresa.

Já o turnover involuntário é aquele em que a empresa toma a frente da decisão do desligamento, isto é, quando o colaborador é demitido por algum motivo.

Quer saber mais sobre o que é turnover? Então conheça as principais causas!

Salários inadequados e falta de benefícios

A remuneração é um importante fator na hora de decidir por mudar de emprego.

Isso porque as pessoas, quando recebem menos do que elas precisam, saem em busca de oportunidades de trabalho que ofereçam uma renda maior, de acordo com suas habilidades e escolaridade.

Da mesma forma, a falta de investimento em benefícios básicos, como seguro saúde, colaboram para que as pessoas busquem por outros empregos que ofereçam melhores condições.

Clima organizacional ruim

Para um profissional produzir bem, é necessário que ele se sinta em segurança e acolhido no seu ambiente de trabalho.

Um ambiente organizacional ruim, no qual as pessoas se sentem reprimidas e acuadas, fará com que, além de diminuir a produtividade, os colaboradores pensem constantemente em sair da empresa.

Falta de plano de carreira

Ao iniciar sua jornada em uma empresa, as pessoas geralmente almejam um lugar que ofereça crescimento.

A estagnação causa falta de motivação, o que compromete toda a performance do colaborador na empresa, causando prejuízos.

Liderança ruim

Estar em um lugar no qual a liderança falta com seus deveres, principalmente o de respaldar e motivar a equipe, também é desestimulante para os funcionários.  

Chefes explosivos, autoritários, e que destratam seus profissionais, acabam colaborando para uma alta rotatividade dentro da organização.

Rotina

Principalmente para os jovens da geração Y, fazer a mesma tarefa todos os dias faz com que a rotina de trabalho se torne improdutiva e desgastante.

Dessa forma, a impossibilidade de crescimento e aprendizado de novas funções influencia na alta rotatividade deles.

Afinal, como eu posso reduzir turnover?

Agora que você já sabe o que é turnover e suas consequências, é fundamental compreender de que forma é possível reduzir esse índice e reter os funcionários na empresa.

Contrate de maneira correta

A melhor maneira de reduzir o turnover é fazer contratações mais eficientes.

Para isso, é preciso dedicar mais tempo para as entrevistas e examinar candidatos com cuidado, não apenas para assegurar que eles tenham as capacidades técnicas exigidas para o cargo, mas também para garantir que estejam alinhados à cultura da empresa.

É fundamental a coerência entre as competências técnicas e comportamentais para o sucesso de um candidato ao cargo em aberto, já que de nada adianta os conhecimentos técnicos se a pessoa não se adaptar ao trabalho sob pressão, por exemplo.

Crie uma política de benefícios

Defina a compensação adequada e uma política de benefícios  para a empresa.

Para isso, engaje a equipe de RH para apurar informações atuais sobre o quanto está se oferecendo no mercado e, quando preciso, seja criativo com benefícios. É importante rever as compensações e os pacotes de benefícios anualmente!

Mantenha os colaboradores motivados

Reforce o engajamento das pessoas buscando métodos que as mantenham motivadas, como, por exemplo, por meio de prêmios, comissão, bônus por atingimento de metas ou outras formas de gratificação.

Faça um estudo interno para descobrir o que motiva seus colaboradores e use isso a favor da empresa.

Desenvolva um ambiente de trabalho agradável

É preciso ficar atento ao clima organizacional. Os profissionais precisam de interação social e um ambiente de trabalho estimulante.

Essa é uma mudança que está cada vez mais em evidência, pois já foi comprovado que ambientes de trabalho agradáveis aumentam a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

Construa um plano de carreira

Desenvolva planos de carreira desafiadores e claros para que os funcionários saibam onde eles podem chegar e qual o caminho devem percorrer para chegar até lá!

Reuniões periódicas são ideais para essa finalidade, mas você também deve encorajar as pessoas a virem até você durante todo o ano para tirar as dúvidas que possam surgir e também corrigir possíveis falhas no plano de carreira.

Treine a liderança

As pessoas se desligam de seus chefes e não das empresas, por isso, é fundamental que a liderança dos setores esteja preparada para lidar não somente com questões técnicas, mas também com questões emocionais e comportamentais dos funcionários.

Quais os impactos do absenteísmo na sinistralidade do plano de saúde da empresa?

O plano de saúde é um dos principais benefícios oferecidos aos colaboradores de uma empresa e tem se tornado um desafio cada vez maior mantê-lo, já que a sinistralidade é a principal responsável por aumentar os investimentos com saúde dentro das organizações.

O plano de saúde corporativo é o segundo maior investimento do setor de Recursos Humanos, ficando atrás somente da folha de pagamento.

Acontece que esse importante benefício vem sofrendo fortes aumentos ano após ano.

Nesse cenário, a sinistralidade é muito pesada para as empresa, uma vez que, se o contrato der prejuízo para a operadora, o contratante, no caso a empresa, arca com a diferença.

Além disso, a avaliação da sinistralidade é uma importante ferramenta para analisar o perfil dos profissionais de uma empresa, revelar irregularidades e evidenciar taxas altas de absenteísmo.

Prevenir é a melhor forma de se evitar a sinistralidade, por isso, é recomendado que as empresas incentivem seus colaboradores à prática de atividade física e a escolhas de alimentação mais saudáveis.

Lembre-se disso: preocupar-se com a saúde da equipe interna é fundamental também para garantir a lucratividade da empresa.

O que você achou deste conteúdo sobre o que é turnover? Entendeu quais são as causas e como diminuí-lo? Deixe sua mensagem!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This