Seguros

Conheça as vantagens em fazer um seguro de vida

vantagens do seguro de vida
Escrito por Eusebio Garcia

Embora seja preferível não pensar que algo de ruim possa acontecer, infortúnios acontecem quando menos esperamos.

Sem sermos pessimistas, é sempre bom estarmos preparados para tudo o que possa acontecer em nossas vidas — e um bom seguro de vida traz tranquilidade para os momentos mais difíceis.

Acima de tudo, é necessário ter um suporte econômico que torne os momentos mais difíceis de nossas vidas mais suportáveis. A morte de um familiar, por exemplo, além de ser uma grande tristeza, causará uma redução na renda da família e possíveis problemas financeiros imediatos.

Embora o luto pela perda de um ente querido não possa ser pago com dinheiro, a verdade é que os benefícios oferecidos pelo seguro de vida impedirão que mais problemas sejam acrescentados a essa situação difícil. 

Neste artigo, vamos entender como funciona um seguro de vida, o que ele cobre e quais as principais vantagens oferecidas por ele. Vamos lá?

Como funciona o seguro de vida?

Seguro de vida é um contrato entre você e uma companhia de seguros. Você concorda em pagar a apólice regularmente e a seguradora concorda em pagar uma quantia em dinheiro aos seus beneficiários caso você morra. 

Dentro desses parâmetros, existem vários tipos de seguro de vida. Você pode escolher o tipo certo para seus objetivos e orçamento.

Você designará os beneficiários que receberão o pagamento do seguro de vida, o qual é chamado de benefício por morte. Receber esse dinheiro de imediato ajudará a arcar com despesas de funeral, pagamentos de financiamentos ou qualquer outro problema. 

É importante informar a seus beneficiários que seu seguro de vida existe. Eles não precisarão ter a apólice em mãos para fazer uma reivindicação mais tarde, porem, vão precisar saber qual seguradora a detém.

Quais são as principais vantagens de contratar um seguro de vida?

Contratar um bom seguro de vida é muito importante para manter todos os que amamos protegidos.

Ele protege o patrimônio da família, paga indenização em caso de morte e ainda é isento de imposto de renda. A seguir, vamos conferir algumas ótimas vantagens em adquirir uma apólice.

O seguro de vida não entra no inventário

Segundo o artigo 479 do código civil, o seguro de vida não entra em inventário de herança nem está sujeito às dívidas do segurado.

O valor estipulado na apólice é pago direta e integralmente aos beneficiários indicados pelo segurado, configurando uma importante forma de manter o equilíbrio econômico da família em curto prazo.

A cobertura para invalidez é permanente ou parcial

Infelizmente, acidentes acontecem — e não podemos prever se em algum momento seremos vítimas.

Em muitos casos, a pessoa acidentada deixa de gerar renda e fica totalmente dependente de sua família. Em caso de invalidez, a apólice é paga ao próprio segurado, garantindo maior conforto e estabilidade econômica. Assim, você tem a garantia de poder arcar com tratamentos médicos e não se tornar um peso para seus familiares.

A educação e a subsistência dos filhos no futuro são garantidas

Muitas vezes, quem tem filhos é assombrado pelo medo de morrer e deixá-los desamparados. Queremos garantir o melhor para aqueles que tanto amamos. O seguro é fundamental para que, em nossa ausência, eles consigam se sustentar e também tenham acesso a uma boa formação profissional.

Quais são os benefícios do seguro de vida?

A seguir, listaremos os principais benefícios do seguro de vida:

  • os beneficiários do seguro de vida, assim como o segurado, recebem uma indenização da seguradora conforme cada caso e de acordo com a apólice contratada;
  • o capital recebido pelos beneficiários em caso de morte do segurado está isento de execuções hipotecárias. Isso significa que mesmo que o segurado tenha dívida a ser descontada da herança, a compensação do seguro de vida é recebida na íntegra;
  • o capital que os familiares recebem pela morte do segurado não está sujeito ao imposto sobre heranças e/ou ao imposto de renda;
  • outra vantagem oferecida pelo seguro de vida é a possibilidade de mudar a política ao longo do tempo. Dessa forma, podemos adaptar o seguro às situações que estão se desenvolvendo, modificando sua cobertura ou a lista de beneficiários;
  • um seguro de vida não apenas protege o núcleo familiar, mas também protege o segurado. O capital pode ser usado para cobrir as despesas necessárias para enfrentar qualquer uma das circunstâncias contempladas na apólice contratada. Embora o Estado pague uma pensão em casos de dependência e incapacidade, por exemplo, o valor ofertado, na maioria das vezes, não é suficiente para lidar com as consequências da situação;
  • o seguro de vida oferece paz de espírito a quem o contrata, especialmente se a pessoa tem dívidas, crianças pequenas sob seus cuidados, um trabalho que acarreta certo perigo etc. Aconteça o que acontecer, o dinheiro não será uma preocupação e permitirá levar uma vida muito mais confortável;
  • graças aos diferentes tipos de políticas existentes no mercado, o segurado pode escolher a melhor forma de pagamento para sua realidade (mensal, trimestral, semestral ou anual);
  • embora o seguro de vida não seja obrigatório, graças a todos os benefícios que ele oferece, é uma das melhores opções para proporcionar tranquilidade todos os dias. Ao contratá-lo, o sentimento de segurança é constante;
  • longe do que possa parecer, esse tipo de apólice não é apenas para as famílias. As pessoas que estão sozinhas também podem contratá-las, já que o seguro de vida oferece as garantias necessárias para cobrir uma situação de deficiência ou dependência como resultado de uma doença ou acidente;
  • cada pessoa ou unidade familiar pode escolher um tipo diferente de apólice, dependendo de suas necessidades e previsões econômicas.

Agora que você já viu todos os benefícios e vantagens em contratar um seguro de vida, sabe que ele representa um modo eficaz de cuidar do futuro e de todas as pessoas que você ama.

Conte sempre com a consultoria de um corretor de seguros habilitado pela SUSEP  para a escolha de uma seguradora de qualidade, assim, você pode contar com toda essa tranquilidade e se sentir mais livre para viver o seu presente e curtir sua família sem preocupações.

Precisa de auxílio para escolher a apólice ideal para você? Estamos prontos para ajudar a garantir sua tranquilidade, seu futuro e o de sua família. Solicite seu orçamento. Clique aqui para pessoas físicas ou Aqui para pessoas jurídicas.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This