Seguros

Corretora de seguro: Qual é o papel das que atuam no empresarial?

corretora de seguros
Escrito por Eusebio Garcia

Uma empresa, independentemente de seu porte, precisa ter a segurança de investir em seus equipamentos, em sua estrutura como um todo e mesmo no próprio trabalho do seu pessoal e executivos sem correr o risco de perder tudo por um imprevisto.

Em razão disso, as empresas têm, cada vez mais, se preocupado em contratar uma corretora de seguros para ter os seguros necessários.

Acontece que escolher os seguros necessários, bem como suas coberturas e valores a serem segurados não é uma tarefa tão simples assim.

E é por isso que a assessoria de uma corretora de seguros é tão indispensável quanto a contratação do seguro empresarial.

Continue lendo nosso post para entender um pouco mais sobre o papel e a importância de uma corretora de seguros para sua empresa.

O papel da corretora de seguros que atua no seguimento empresarial

A primeira função de uma corretora de seguros perante uma empresa é analisar a atividade financeira desenvolvida, quadro societário, o porte, sua estrutura, o tipo de trabalho desempenhado pelos funcionários, o lugar onde está localizada, além de outras variáveis.

Analisados todos esses dados, a corretora de seguros poderá orientar a empresa na definição dos seguros e respectivas coberturas a serem contratadas, tudo de acordo com a necessidade específica e personalizada para cada empresa.

Definidas as coberturas indispensáveis e os valores correspondentes das apólices, somente uma corretora de seguros poderá contar com uma variedade de seguradoras parceiras.

Isso facilita, e muito, a encontrar a seguradora que oferece os seguros com as coberturas escolhidas, com valores e formas de pagamento que se ajustem à  condição financeira da empresa.

Além disso, escolhida a seguradora ideal, o corretor de seguros responsável terá, ainda, o papel de analisar a apólice a ser celebrado entre a seguradora e a empresa para garantir que tudo esteja dentro dos conformes legais e de acordo com o que foi verbalmente convencionado.

Como evitar erros na contratação.

É comum que gestores que optaram pela contratação independente, sem a assessoria da corretora da seguros, caiam em algumas pegadinhas que podem excluir alguma cobertura ou expondo a empresa a prejuízos por um valor de cobertura contratado abaixo do necessário.

A corretora evita esses riscos e mal entendidos a sua empresa.

E, mesmo depois de já celebrada a apólice, a corretora de seguros continuará o trabalho de assessoria personalizada, no sentido de orientar o cliente em todas as dúvidas que possam vir a surgir ao longo da vigência do contrato do seguro e orientando quanto as ações de mitigação de riscos.

Mas, o mais importante, é que a empresa poderá contar com o apoio da corretora de seguros em uma eventual ocorrência de sinistro. Nesse sentido, a corretora pode orientar a empresa em como proceder para acionar a apólice, assim como pode fazer os contatos necessários com a seguradora para auxiliar neste momento.

A importância da corretora de seguros para as empresas

É bem provável que depois de ter lido sobre o papel da corretora de seguros para as empresas você já tenha se convencido da importância que ela tem na escolha do seguro, na proteção do patrimônio e riscos e também na relação com a seguradora.

Ainda assim, podemos destacar que a corretora de seguros tem sua importância, em grande medida, na definição dos seguros e respectivas coberturas necessárias para a empresa. Afinal, a empresa não pode correr o risco de não contratar uma cobertura que ela possa vir a precisar, mesmo que ainda não seja capaz de visualizar a sua necessidade naquele momento.

É muito comum que as empresas queiram contratar apenas as coberturas referentes a problemas já enfrentados no passado. Assim, se ela já foi roubada, fica mais fácil ver a necessidade do seguro contra roubo e furto, mas se nunca enfrentou este problema, dificilmente ela perceberá, sem a ajuda do corretor, a existência dessa necessidade.

O contrário também pode acontecer quando não há o auxílio da corretora de seguros, que é a contratação de coberturas que não tenham serventia para aquela empresa específica, fazendo com que a empresa gaste dinheiro sem necessidade.

Isso acontece, principalmente, quando a empresa copia a contratação de seguros feita por outra corporação, baseando-se na ideia de que o que é bom para uma empresa é bom para a outra.

Como ressaltado anteriormente, a contratação do seguro para empresas deve ser personalizada, para que somente as coberturas necessárias sejam contratadas, nem mais nem menos.

Essa personalização do seguro somente será feita adequadamente por um corretor de seguros, pessoa capacitada, habilitada pela SUSEP e treinada para isso.

Os principais seguros empresariais

Os seguros para empresas disponíveis no mercado podem variar de acordo com cada seguradora. Abaixo estão listados os principais deles.

Seguro empresarial geral

Coberturas básicas: incêndio, explosão e queda de raio.

Coberturas adicionais: furto/roubo, quebra de vidro e anúncios luminosos, equipamentos móveis e estacionários, danos elétricos, perda ou pagamento de aluguel, despesas de recomposição de registros e documentos, diárias de paralisação e outras.

Seguro de máquinas e equipamentos

Garante as máquinas e equipamentos dos mais diversos ramos de atividade, como construção civil, indústria e médicos e odontológicos.

Coberturas contra danos físicos e elétricos, subtração, perda ou pagamento de aluguel e responsabilidade civil.

Seguro para frota de veículos

Garante a proteção do bem e também a segurança dos funcionários que dele fazem uso.

Cobertura contra colisão, incêndio, roubo e furto, acidentes pessoais por ocupante e responsabilidade civil facultativa do veículo (RCF-V) por danos materiais e corporais.

Seguro transporte

Garante a indenização pelos prejuízos causados ao bem durante o transporte.

Cobertura principal contra danos e perdas de bens durante o transporte. O seguro pode ser contratado para transporte nacional e/ou internacional.

Seguro de vidas e acidentes pessoais

Pode ser contratado o seguro coletivo para os colaboradores e gestores da empresa. Esse seguro ainda pode ser oferecido como beneficio aos funcionários.

Cobertura básica: morte natural ou acidental

Coberturas adicionais: despesas médico-hospitalares, diária por incapacidade temporária, invalidez permanente total ou parcial por acidente e assistência funeral.

Seguro D&O

Protege as pessoas diretamente envolvidas na administração da empresa, como: diretores estatutários e não estatutários, membros do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração, procuradores com poderes de gestão e advogados empregados.

Essa é apenas uma amostra dos inúmeros tipos de seguros para empresas disponíveis atualmente e comercializados por corretoras.

Diante dessa variedade, é natural que seja difícil escolher os seguros com suas coberturas básicas e adicionais ideias para cada empresa. E é exatamente para isso que a corretora de seguros é especializada. Por isso, não deixe de contar com uma corretora de confiança para escolher o seu seguro empresarial.

Gostou do post? Então, aprofunde seus conhecimentos e veja o que você precisa saber sobre seguro empresarial.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This