Contratar um seguro, principalmente um plano de saúde empresarial, não é uma tarefa tão fácil. Isso visto que muitos ficam perdidos diante de uma diversidade de ofertas que existem. Por conta disso, muitos gerentes de RH acabam tomando decisões erradas e correm o risco de não atender as necessidades dos colaboradores nos momentos que eles mais precisam.
Para evitar esse tipo de situação, é preciso contratar uma corretora de seguros para te ajudar nessa decisão tão importante. Confira, neste post, como escolher uma corretora confiável e eficiente. Boa leitura!
Se informe sobre o registro na SUSEP
A primeira coisa a ser feita é descobrir se a corretora é credenciada, ou seja, se ela tem registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Já que apenas pessoas físicas e jurídicas habilitadas na SUSEP podem comercializar seguros, de qualquer tipo.
Esse órgão é uma autarquia federal e é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros privados. Basta acessar a página e realizar a pesquisa.
Investigue as reclamações
Antes de contratar uma corretora, veja se há reclamações e, principalmente, tente descobrir como a instituição lida com elas. Você pode acessar sites que operam em defesa do cliente/consumidor. É possível, ainda, consultar o Reclame Aqui para verificar a reputação das corretoras que você está interessado.
Essas páginas te ajudam não só saber isso, mas também como a empresa soluciona as reclamações, se ela é atenciosa com seus clientes e se os responde rapidamente.
Confira a existência de um estabelecimento comercial
Após certificar se a corretora tem registro na SUSEP, bem como sua reputação, é hora de saber se ela funciona em um local comercial legítimo. É fundamental averiguar se existe um estabelecimento físico, e também se o ambiente é respeitável.
Realizar a contratação via telefone (ou internet) é bastante cômodo. Porém, saber que a instituição opera em um endereço físico te dá mais segurança quanto ao negócio. Uma maneira prática de realizar essa tarefa é utilizando o Google Maps. Com essa funcionalidade/tecnologia, você pode ver o local de onde estiver.
Verifique os seguros disponíveis
A empresa pode ser interessante, no entanto se ela não oferecer o que você precisa não lhe será conveniente. Portanto, consulte os tipos de seguros que ela oferece e se eles realmente cobrem as demandas dos seus funcionários, peça auxílio de um especialista durante essa etapa.
Gestão de risco e promoção a saúde
As corretoras que atuam com plano de saúde ou seguro saúde devem contar com um médico responsável para atuar na mitigação de riscos e gerenciamento de sinistro. Solicite a visita do médico deles e entenda quais ações a corretora pode oferecer de promoção a saúde e o que ela faz para conter a sinistralidade, gerenciar crônicos, ambulatórios, medicina ocupacional, dentre outras.
Pesquise sobre o atendimento
Ao estabelecer contato com a corretora, analise o atendimento que você está recebendo. Tente perceber se os atendentes são solícitos, se respondem com convicção/clareza as suas dúvidas e se eles demonstram disposição em te orientar da melhor forma.
Você pode aproveitar esse momento para acessar o site da corretora a fim de observar a experiência e expertise nos ramos de seguros que atua. Confira, também, todos os canais de atendimento, como e-mail, chat, telefone e realize um teste. Verifique com que rapidez e credibilidade eles respondem aos seus questionamentos.
Verifique os documentos
Solicite o CNPJ da corretora e acesse o site da Receita Federal para ver se ela está em condição cadastral ativa.
Além disso, ao fechar acordo com a melhor corretora de seguros, ela te oferecerá uma proposta, que originará uma apólice.
Peça uma via dessa oferta de seguros e cheque se as informações. Verifique o nome e dados da empresa segurada e dos beneficiários, valores e coberturas, condizem com o que foi acordado. Caso a proposta esteja correta, a apólice também estará.
E então, gostou deste conteúdo? Aproveite essa oportunidade acesse nosso site. Até a próxima!