Ser um líder que realiza uma gestão de funcionários adequada é uma tarefa difícil e complexa. Mais que apenas administrar habilidades técnicas, é preciso conhecer a equipe e engajá-la, entender as potencialidades e fraquezas de cada colaborador e como eles trabalham em equipe.
Apesar da profundidade do tema, existem pontos fundamentais para executar uma boa gestão de colaboradores, vamos a eles.
Conheça bem sua equipe
É imprescindível que o líder conheça bem os colaboradores. Administrar diferentes tipos de funcionários, com comportamentos distintos, é um dos grandes desafios de um gestor.
Além disso, é importante que os valores e objetivos da empresa estejam claros e bem definidos. Dessa forma, é possível dar o próximo passo e alinhar os objetivos de todos gestores aos da empresa.
Sem o engajamento dos gestores não há como gerir os colaboradores de forma coerente, de maneira que todos consigam compartilhar os princípios e valores da empresa.
Tipos de funcionários
Para auxiliar no reconhecimento do perfil profissional de cada colaborador, pode-se aplicar modelos e tipos de funcionários. Ainda que não sejam completamente precisos, esses modelos facilitam a classificação e gestão dos integrantes da equipe.
Uma das maneiras de delimitar os tipos de funcionários é dividi-los em: “aprendizes”, “frios”, “potenciais” e “empreendedores”.
Os “aprendizes” costumam ser funcionários sem experiência. Eles seguem ordens claras e diretas, não têm grandes aspirações e precisam de uma supervisão rigorosa.
Os “frios” também apresentam poucas aspirações no trabalho, mas têm experiência e competência técnica. O ideal é que o gestor tente motivar esse tipo de membro da equipe ao engajá-lo em decisões, proposições de ideias e que o colaborador seja estimulado a inovar.
O tipo de funcionário “potencial” é o inverso do “frio”: apresenta aspirações grandes mas não tem experiência. Esse perfil precisa apenas de conhecimento técnico e experiência para se desenvolver.
Os ditos “empreendedores” seriam os funcionários ideais, com aspirações complexas além de conhecimento e habilidades técnicas. Deve-se lidar com eles oferecendo desafios e metas, envolvimento nas decisões e autonomia.
Delegue funções objetivamente
Ser um bom gestor implica em conhecer bem os cargos e posições da organização e delegar funções para os colaboradores. É fundamental que o gestor deixe claro para todos quais são os objetivos da empresa e dos setores e com quais ações irão atingir as metas estabelecidas.
Ao delegar funções, o líder não pode ter receio em confiar responsabilidades aos colaboradores e deve deixá-los resolver questões. Assim, além de não centralizar os processos da empresa, os colaboradores são incentivados a entender sua importância dentro da organização.
Faça avaliações periódicas
Apenas avaliando periodicamente e fornecendo feedback é possível que o colaborador entenda o que está acertando e em quais pontos ele precisa melhorar.
Além disso, as avaliações são importantes para o gestor entender as habilidades e capacidades de cada funcionário e seu perfil profissional.
Indicadores de RH
Por meio do uso de indicadores de RH, é possível avaliar resultados e interpretá-los de forma que auxiliem na tomada de decisões gerenciais.
Indicadores de absenteísmo e frequência, por exemplo, podem demonstrar problemas enfrentados pelos colaboradores para manter a pontualidade e assiduidade no trabalho. Isso pode indicar tanto problemas pessoais quanto funcionários desmotivados.
A execução de uma boa gestão de funcionários exige tanto habilidades administrativas técnicas quanto capacidades interpessoais. É preciso, antes de tudo, conhecer e medir para gerir de forma eficiente.
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