Gestão de Pessoas

Como recrutar funcionários pelo Linkedin? Aprenda!

como recrutar funcionários pelo linkedin
Escrito por Eusebio Garcia

Entenda como recrutar funcionários pelo linkedin neste artigo e utilize desta ferramenta para contratar novos talentos.

As redes sociais são ferramentas cada vez mais utilizadas por empresas com diversos propósitos — divulgação e captação de clientes são os mais conhecidos. Porém, há uma nova tendência: recrutar funcionários pelo LinkedIn.

Como você já deve saber, o LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo profissional. Lá, todos os perfis falam sobre experiências de trabalho, ideias para negócios, notícias e currículos. Além de ser um ótimo lugar para diferentes empresas interagirem, também é muito bom para encontrar bons candidatos a uma vaga.

Se utilizada corretamente, essa rede social pode te ajudar a captar ótimos talentos e aumentar a credibilidade da sua empresa no mercado. Por isso, trouxemos aqui 4 passos simples para começar a recrutar funcionários pelo LinkedIn. Confira:

1. Utilize bem as palavras-chave nos seus anúncios

Através do LinkedIn Jobs, você pode anunciar suas vagas para até 500 pessoas com um anúncio pago. Porém, o índice de resposta e o número de potenciais candidatos que você terá dependem da forma como você fez o anúncio.

Essa rede social, como muitas outras, usa palavras-chave para associar um conteúdo a um usuário. Por exemplo: se você insere em um anúncio “construção civil”, o sistema imediatamente buscará usuários que também estão associados a essa palavra-chave. Não há restrição quanto à palavra específica, então escolha com sabedoria.

2. Use padrões de filtragem

Ao recrutar funcionários pelo LinkedIn, você já deve ter notado que há uma série de campos com categorias que podem ser preenchidos. Se você precisa de alguém com uma competência específica, como fluência em determinado idioma, esses filtros são excelentes.

Além disso, esse tipo de preenchimento também faz com que diferentes profissionais da mesma área caiam sempre na mesma categoria. Assim, é evitado que você entre em contato com profissionais que não está procurando ou que perca possíveis talentos que usaram uma palavra diferente para se referir à mesma coisa que você.

3. Avalie portfólio e perfil de cada candidato

Com uma lista de possíveis candidatos, é hora de avaliar o perfil online de cada um. Ao recrutar funcionários pelo LinkedIn, você pode verificar tudo que eles já divulgaram, desde experiências profissionais até suas preferências de conteúdo. Pode parecer algo desinteressante à primeira vista, mas faz uma grande diferença como critério de avaliação.

Por exemplo, se sua empresa é focada no perfil mais cooperativo, com visão de longo prazo e estabilidade, um profissional competitivo, que busca crescimento muito rápido, pode não se adaptar muito bem. Ir diretamente ao colaborador mais adequado poupará tempo e recursos para todas as partes.

4. Busque as ferramentas certas de contato

Encontrou o candidato ideal? Ótimo! É hora de entrar em contato. Se você fez uma campanha para os candidatos já conectados a você ou o próprio profissional buscou a empresa, você pode ver as informações de contato diretamente no seu perfil. Mas existe outra possibilidade. Com algumas ferramentas extras, como o InMail, podem enviar mensagens para outros candidatos que se encaixem no perfil da empresa automaticamente, mesmo que não estejam no seu círculo de contatos.

Agora você já sabe como recrutar funcionários pelo LinkedIn com mais facilidade. Acha que outras pessoas podem usar estas dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como é possível montar uma equipe cada vez melhor!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This