Entenda definitivamente o que são os fatores moderadores em um plano de saúde
Não é de hoje que os serviços de saúde pública são precários no Brasil.
Para piorar, a situação veio a se tornar mais grave com os problemas políticos e econômicos que o país enfrenta, gerando uma crise sem precedentes para o setor.
A impressão que dá é de que a saúde pública está falida e abandonada, e isso têm contribuído fortemente para o aumento da procura por plano de saúde.
A alternativa é uma solução inteligente para evitar longas filas de espera, driblar o péssimo atendimento e a falta de equipamentos e profissionais capacitados para realizar os exames e tratamentos médicos.
Porém, quando você assina um contrato de plano de saúde deve ficar atento aos detalhes.
Os tipos de planos podem variar bastante, considerando uma série de fatores, influenciando diretamente no valor da mensalidade que pagará.
Um desses pontos a ser observado é se o plano terá mensalidades fixas ou contará com os fatores moderadores para determinar o valor delas.
Para você entender melhor a diferença, explicaremos em detalhes o que são os fatores moderadores, como funciona e quando ele é mais indicado para você.
Confira!
O que são fatores moderadores em um plano de saúde?
Os fatores moderadores tem como objetivo controlam a sinistralidade do contrato.
Eles podem ser um tratamento clínico, exame médico (simples ou mais específico), cirurgia ou qualquer outro tipo de serviço prestado pela seguradora médica.
O fator moderador exige o pagamento adicional de um valor correspondente sempre que utilizados pelo segurado.
Este valor por utilização é cobrado mesmo que pague um plano de saúde que cubra esses tipos de serviços.
A meritocracia para parto é um outro fator moderador que visa o controle da sinistralidade.
Como funcionam os fatores moderadores em um plano de saúde?
Quando você adquiri um plano se saúde que adota o formato de cobranças por meio dos fatores moderadores, paga-se uma mensalidade menor.
Porém a diferença é compensada quando você precisa usar os serviços.
Nessa modalidade, toda consulta ou tratamento que fizer, pagará uma fração do valor real desses serviços, acrescidos a mensalidade do plano.
Assim, só é cobrada quando o segurado utilizar os serviços.
A cobrança pode ser feita de duas formas:
- por meio de franquia, na qual o valor é pago diretamente ao prestador do serviço (clínica médica);
- por meio de coparticipação, em que o valor é pago diretamente à operadora do plano de saúde.
Para que serve os fatores moderadores em um plano de saúde?
Essa modalidade de cobrança torna o plano de saúde mais acessíveis a população, principalmente de baixa renda, pois os valores da mensalidade são reduzidos em comparação com os que possuem mensalidades fixas.
Mesmo que você tenha condições de pagar um plano com mensalidade fixa, contar com os fatores moderadores para determinar o valor delas pode ser mais vantajoso em algumas situações.
Se você for uma pessoa jovem, saudável e que quase não precisa ir ao médico, fazendo apenas exames de rotina, os fatores moderadores tornam o plano mais econômico.
Mas se você for mais idoso, tiver alguma doença crônica e precisar de acompanhamento médico constante, essa modalidade pode não ser a melhor opção.
A melhor alternativa será um plano de saúde com mensalidades fixas, pois os fatores moderadores podem fazer com que ele fique mais caro do que o normal.
Vantagens e desvantagens dos fatores moderadores em um plano de saúde?
Assim como em todas as modalidades de planos de saúde, um que conte com os fatores moderadores têm as suas vantagens e desvantagens.
Conheça os principais abaixo:
Vantagens
- as mensalidades são mais baratas, dependendo da frequência que utilizar o plano;
- só se paga a mais quando os serviços são utilizados;
- nos planos empresariais colabora para a contenção da sinistralidade e por consequência colaboram com reajustes anuais menores;
- paga-se apenas uma fração do valor original cobrado pelos serviços;
Desvantagens
- sempre que utilizar os serviços terá que se preocupar com o valor adicional que pagará por eles;
- pode estourar o orçamento doméstico nos meses em que precisar usar mais o plano;
A procura por planos de saúde com estes fatores de moderação tem se tornado uma tendência tanto por pessoas físicas, e especialmente por pessoas jurídicas.
Os reajustes são praticados por dois índices, sendo, a inflação médica e a variação da sinistralidade quando superado o limite de utilização preconizado em contrato.
Ai a importância de aplicação dos fatores de moderação para evitar reajustes elevados nos contratos empresariais.
O ideal é que fique atento na hora de assinar um contrato de adesão ao plano de saúde, pois esses detalhes devem constar nele.
Se essa informação foi útil para você, compartilhe com os seus amigos e familiares nas redes sociais agora mesmo! Assim ajudará eles também a entender a cobrança!
Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.