Toda empresa é formada por pessoas que, certamente, se diferenciam em muitos aspectos, como gênero, idade, raça, hábitos e, claro, cultura. Por causa disso é tão importante que haja uma cultura organizacional servindo de alicerce para estruturar a gestão desses diferentes componentes que formam uma equipe.
Qualquer empresa, da menor à maior, precisa ter uma política organizacional que oriente os colaboradores para que suas tarefas sejam realizadas da forma esperada pelo gestor.
A junção de talentos diversos em prol de um mesmo objetivo depende de uma gestão de pessoas apropriada, que consiga maximizar o desempenho individual e coletivo dentro da organização.
Por isso, no contexto atual, é essencial que o conceito de cultura organizacional esteja bem claro e que ela funcione bem dentro das empresas, proporcionando aos membros das equipes maior participação e envolvimento, mais autonomia, mais senso de pertencimento e abertura para novos aprendizados e ideias.
Continue lendo para entender melhor esse conceito e conhecer as principais vantagens de sua implementação.
O que é cultura organizacional?
De maneira resumida, pode-se definir cultura organizacional como o conjunto de crenças e hábitos utilizados comumente pelos membros de uma empresa, baseado em seus valores e regras de conduta, morais e éticas.
Essas normas estabelecidas pela organização determinam sua personalidade, ou seja, quem ela é diante do mercado, dos fornecedores, demais empresas, clientes e colaboradores.
A propósito, a cultura organizacional precisa estar bem definida primeira e principalmente para o time de profissionais que trabalha na empresa, para que haja um alinhamento nos comportamentos e atitudes de todos os funcionários, de todos os níveis.
Em pequenas empresas, é comum que essa cultura seja mais facilmente percebida, pois os procedimentos utilizados, os costumes e hábitos, bem como os estilos de liderança, tendem a seguir um padrão mais nítido, geralmente implantado pelo fundador da organização e herdado por aqueles que assumem posteriormente.
A cultura organizacional trata também sobre os direitos e deveres que cada um dos funcionários deve ter no ambiente de trabalho.
Mais do que definir bem essa cultura, é fundamental que ela seja claramente propagada e devidamente absorvida por cada membro da equipe, para que as metas e objetivos propostos por ela sejam alcançados com sucesso.
A cultura organizacional deve ter visibilidade no dia a dia da organização, envolvendo todos os seus setores. Ações simples, como divulgação por meio de banners e informativos nos murais da empresa, podem servir para que a cultura seja mais disseminada e mais acessível.
O ambiente de trabalho deve estimular os colaboradores a não se esqueceram de onde querem chegar e o que precisam fazer para isso.
Implantar uma cultura organizacional pode ser um processo demorado e difícil, mas com inúmeras vantagens. Por isso, vale a pena não apenas enfatizar os valores da empresa, mas criar situações e ações que demonstrem esses valores.
Quais as principais vantagens de sua implementação?
A liderança tem papel primordial na transmissão dos valores, visões e preceitos da organização a seus stakeholders. Ao orientar os colaboradores, os líderes estão direcionando e condicionando seus comportamentos, moldando sua conduta dentro da empresa de acordo com aquilo que é considerado ideal.
A cultura organizacional de cada empresa é exclusiva e deve se adequar às suas próprias necessidades. Quando ela está bem estabelecida e todos os colaboradores respeitam suas regras, cultiva-se um ambiente de trabalho mais favorável ao desenvolvimento das atividades e mais propício ao alcance dos resultados e lucros almejados.
São várias as vantagens da implementação de uma cultura organizacional, entre as quais vale destacar:
- diferencia a empresa dos seus concorrentes e demais empresas do mercado;
- favorece a construção de uma imagem positiva da organização diante dos seus públicos;
- promove a criação de uma identidade própria e amplia o senso de pertencimento dos colaboradores;
- reduz conflitos internos, como problemas e dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho;
- aumenta o comprometimento e o engajamento dos colaboradores, consequentemente, aumenta a produtividade;
- facilita a gestão e o controle de pessoas e processos dentro da empresa;
- promove uma adaptação mais rápida de novos funcionários.
Mudanças podem trazer problemas?
Ditas as vantagens da implementação de uma cultura organizacional de maneira sólida, é necessário dizer que uma desvantagem dessa ação surge diante da necessidade de processos de mudanças organizacionais.
Apesar de ser fundamental consolidar as normas a serem seguidas, é importante que o time entenda que a cultura organizacional é uma variável interna que ocasionalmente sofrerá mudanças.
Algumas alterações acontecem de forma rápida, outras são influenciadas pelo cenário político, econômico e cultural. O principal passo para que elas não afetem negativamente os públicos da empresa é o alinhamento entre a liderança e a equipe.
Para que todos permaneçam apegados às metas e objetivos da organização, é necessário que haja clareza na transmissão de informações e uma comunicação efetiva entre os envolvidos.
Também é preciso pensar que não apenas os colaboradores sentirão as mudanças, mas também outros stakeholders, como clientes e fornecedores.
Vale dizer que alguns tipos de mudança produzem resistência e insatisfação, por isso, ao tomar a decisão de mudar algo importante na cultura organizacional, a empresa deve estar ciente de que pode precisar contornar situações de insatisfação em algum de seus públicos.
Por mais complicado que possa parecer, é interessante encarar o processo de mudança como um sinal de que a organização não está estagnada, pelo contrário, ela pode estar passando por um momento de crescimento ou corte de despesas, bem como almejando conquistar fatias maiores do mercado.
Também é preciso dizer que nem toda mudança diz respeito a uma mudança na cultura da empresa, apenas nos casos em que a organização muda suas crenças ou seus hábitos.
De qualquer modo, uma cultura organizacional eficiente e bem transmitida sempre tenderá a resultar em mais sintonia entre os envolvidos no negócio da organização, mais objetividade e mais produtividade.
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