O mercado é bastante dinâmico e está sujeito a mudanças constantemente através de novas tecnologias e métodos. Diante esse cenário, um plano de contingência pode ser uma estratégia bastante viável para uma empresa.
O plano é uma estratégia que permite que a empresa recupere seu desempenho caso aconteça algum evento inesperado, como por exemplo: ataque de concorrência, incidentes, queda brusca do mercado, qualquer tipo de choque — tanto interno quando externo — que venha a prejudicar a execução do plano estratégico de uma empresa ou um desastre natural.
A intenção de um plano de contingência é permitir que uma empresa continue em funcionamento enquanto passa por algum tipo de choque, até que este passe.
Para que sua aplicação seja eficiente, o plano deve ser formulado para que a empresa atue rapidamente nos problemas que necessitam ser resolvidos.
O projeto possui 4 etapas básicas: avaliação, planificação, provas e execução.
Sua aplicação promove algumas vantagens para a empresa.
A seguir vamos apresentar 4 dessas principais vantagens. Interessado? Então continue com a gente!
Diminui perdas na empresa
Quando acontece algo inesperado em uma empresa, como a queda de energia ou então algum tipo de desastre, um plano de contingência pode minimizar a perda de produção devido a interrupção do processo.
O plano pode estar aplicado em um conjunto de geradores de emergência, proteção de dados, entre outros.
Existem sim custos nesse planejamento, mas quando aplicado para manter a produção de uma empresa, os custos são inferiores às perdas possíveis.
Prepara os funcionários para o plano de contingência
Ao ocorrer um desastre ou algo do tipo, muitas pessoas que estão no local podem entrar em pânico.
Um plano de contingência bem elaborado e apresentado para os funcionários de uma empresa permite que eles se movimentem rapidamente e estrategicamente, ao invés de ficarem esperando por instruções.
Se todas as pessoas já sabem o que fazer, para onde ir e a quem devem se dirigir, a ordem consequentemente é mantida.
Evitar pânico, possibilita aos gerentes e gestores uma maior concentração nas operações que visam a recuperação da empresa e ações para minimizarem perdas.
Permite a empresa avaliar a sua real situação e suas necessidades
Ao propor um plano de contingência, a empresa passa por um processo de identificação de problemas.
Esta análise é bastante importante e permite, além de identificar os problemas, saber onde, como e quando estão ocorrendo, possibilitando uma classificação dos mesmos.
Conhecendo todos os problemas e fazendo uma análise nos diferentes setores, as organizações conseguem avaliar melhor sua situação e quais são as medidas que devem ser tomadas para solucioná-los.
Garante a segurança dos trabalhadores e das informações
Como já foi citado, no plano de contingência temos processos que visam à preparação das pessoas para que a ordem e a segurança do ambiente estejam sempre organizadas e invulneráveis.
Estratégias de recuperação também estão presentes.
Uma lista com os serviços, softwares, dados e processos de operações devem estar em um backup.
Assim, a empresa conseguirá se recuperar de algum tipo de desastre, principalmente, se for digital.
Garante resultados mais eficazes com um plano de contingência
É muito importante salientar que para que haja eficácia do plano de contingência, se faz necessária a utilização de seguros, a fim de resguardar a estrutura de uma empresa ou até mesmo de seus funcionários.
Alguns dos principais objetivos de um plano são:
- proteger e prevenir possíveis danos a estrutura de uma empresa;
- proteger e prevenir o ambiente e as pessoas que ali trabalham;
Caso o desastre venha a acontecer, a utilização de uma seguradora por trás do plano de contingência certamente fará com que a reestruturação da mesma seja mais fluida e rápida.
Gostou do nosso post?
Conseguiu entender como funciona e quais são as vantagens na adoção de planos de contingência em uma empresa?
Compartilhe com a gente e com os demais leitores suas ideias sobre o assunto deixando seu comentário!