Seguros

Aprenda a fazer uma cotação de seguros eficiente e economizar

cotação de seguros
Escrito por Eusebio Garcia

Vamos ensinar você a fazer uma cotação de seguros eficiente.

O momento de contratação de um seguro pode ser bastante delicado para aqueles que nunca passaram por essa experiência.

Isso porque empresas de reputação confiável podem cobrar taxas abusivas por poucos benefícios.

Assertividade é essencial nesse momento, de forma a obter a melhor proposta possível que se enquadra na situação que deseja, além de contar com o suporte de um corretor habilitado e preparado para apresentar a melhor opção.

Se está nessa situação, confira o post que preparamos e saiba como fazer cotação de seguros e contrate o melhor serviço! Aprenda a fazer uma cotação de seguros eficiente.

Pesquise corretoras de seguros e seguradoras confiáveis

O primeiro passo é filtrar as corretoras de seguros e seguradoras com as quais você entrará em contato e fazer a cotação.

Isso ajudará a diminuir o tempo de busca e chegar a uma conclusão certeira mais facilmente.

Para isso é ideal que veja nos sites de reclamações quais empresas têm reputação ruim e descarte-as de imediato.

Isso porque as reclamações podem evidenciar preços abusivos, poucos benefícios e, também, seguradoras que não cumprem o combinado na hora em que é necessário acionar o serviço.

Lembre-se que os seguros são feitos para serem utilizados em um caso de emergência e ficar na mão pode ser altamente prejudicial e comprometer suas reservas financeiras ou até mesmo seu patrimônio na contratação de uma apólice com coberturas ou valores de indenizações erradas.

Verifique se o corretor de seguros é habilitado

Verifique junto a SUSEP e junto as seguradoras se o corretor é habilitado para vender seguros e representar a seguradora.

O Corretor de Seguros é responsável por indicar qual o seguro ideal para a pessoa.

Muitas vezes, mesmo pesquisando, o futuro assegurado não tem muita noção do que está sendo oferecido no contrato. Inclui-se nesse rol as coberturas básicas e acessórias, as assistências, franquias, etc.

É essencial a presença desse corretor de seguros. Ele avaliará as necessidades, oferecendo as melhores opções de seguros. Caso contrário, suas chances de realizar uma aquisição que não se adéque ao seu perfil serão bem altas.

Compare serviços e benefícios oferecidos

Agora que já descartou as empresas que não devem ser contatadas é hora de verificar o que cada uma oferece para os seus clientes.

Informações como franquia, assistência 24 horas, se há prazo de carência, se a cobertura é total ou parcial, entre outras, devem ser verificadas, bem como comparar os respectivos preços.

Algumas delas oferecem benefícios especiais que outras não disponibilizam. Isso pode ser extremamente vantajoso, de forma a definir qual delas tem o melhor custo-benefício.

Analise os serviços que realmente precisa

Alguns serviços e benefícios inclusos, bem como determinadas coberturas, podem elevar consideravelmente o valor final do seguro. E muitas dessas cláusulas podem não ser necessárias para você de acordo com a sua rotina.

Em alguns casos um contrato mais básico pode ser suficiente para atender às suas necessidades.

Mas, para isso, é preciso que você tenha em mente o que precisa exatamente.

Isso também evita que você possa aceitar indicações de serviços adicionais que, provavelmente, não usará. Estando certo do que quer, dificilmente vai optar por pontos supérfluos.

Tire suas dúvidas antes de assinar o contrato

Se algo não ficou claro no contrato é imprescindível que você tire todas as dúvidas com o corretor antes de bater o martelo. Isso porque muitos desses detalhes que ficaram nebulosos poderão custar a sua paz futuramente.

O corretor deverá estar disponível para responder possíveis questionamentos, a fim de oferecer o melhor serviço para o cliente, em especial no momento de um sinistro.

Se a empresa oferecer obstáculos a isso, é hora de repensar a contratação.

Não deixe para a última hora a sua cotação de seguros

É imprescindível fazer a contratação em tempo hábil para que possa considerar todas as questões.

Isso vale principalmente para aqueles que já têm um seguro e pretendem trocar o corretor e ou a seguradora antes do momento da renovação.

Avalie todos os tópicos, balance prós e contras e faça uma cotação de seguros adequada e contratação certeira.

Se gostou das dicas do artigo “Aprenda a fazer uma cotação de seguros eficiente”?

Quer saber mais, assine nossa newsletter e receba nossas informações voltadas para esse tema diretamente em seu e-mail!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This