Gestão de Pessoas

Por que sua empresa deve contratar um plano hospitalar?

plano hospitalar
Escrito por Eusebio Garcia

Como esta o grau de felicidade dos funcionários da sua empresa?

Ter um plano hospitalar é extremamente benéfico para a corporação, pois demonstra que ela acolhe todos os seus colaboradores.

Além disso, caso a empresa queira, o plano pode abranger sua assistência para membros da família dos funcionários, estagiários, menores aprendizes, sócios, administradores, profissionais temporários e prestadores pessoa jurídica.

Outras características do plano hospitalar são a possibilidade de contar com atendimento de urgência e emergência, internações, consultas e exames com maior acessibilidade, além de planos com cobertura para parto.

Fornecer esses benefícios para os talentos da empresa é uma decisão muito inteligente e estratégica.

Então, neste artigo, vamos explicar alguns motivos pelos quais sua empresa deve fazer a contratação do plano hospitalar. Confira!

Valorização dos colaboradores

Quando os funcionários notam que a empresa se preocupa com seu bem-estar, eles passam a se sentir mais valorizados e, consequentemente, tornam-se mais engajados.

Assim, eles passam a se ver como parte integrante da corporação e fazem de tudo para que seu trabalho seja realizado com mais qualidade.

Além disso, os colaboradores notam que são mais do que indivíduos em busca de conseguir resultados, mas também personagens principais da história da empresa e isso faz com que eles passem a gostar ainda mais do ambiente corporativo, melhorando inclusive o clima organizacional.

O plano de saúde ou seguro saúde é o beneficio mais desejado pelos colaboradores.

Aumento da produtividade

Oferecer um plano hospitalar aumenta a produtividade dos funcionários, pois eles terão uma percepção de que a saúde deles estará bem amparada.

Dessa forma, terão mais disposição para exercer suas atividades, estarão mais satisfeitos e motivados, prontos a atuar da melhor forma possível e produzindo sempre mais.

Além disso, com a satisfação do público interno, mais valor é agregado à imagem da empresa, pois ela será reconhecida por, de fato, se preocupar com a qualidade de vida de seus colaboradores e isso transmite confiança e credibilidade também ao público externo.

Melhoria da qualidade de vida

Se antes os colaboradores esperavam semanas em filas para fazer um exame ou compareciam ao trabalho preocupados com a falta de assistência a um familiar, com o plano hospitalar, esses problemas são sanados e os profissionais passam a ter o atendimento necessário.

Com isso, sua qualidade de vida é melhorada e, consequentemente, seu estímulo ao trabalho aumenta.

Redução do número de afastamentos

Empresas com um número elevado de funcionários afastados não estão conseguindo se quer contratar um novo fornecedor de assistência médica em decorrência do alto risco e alto custos para tratar estes.

Com o plano hospitalar, os colaboradores têm acesso a atendimentos rápidos e de qualidade. Isso permite o cuidado a saúde com a realização de check up anual.

Dessa forma, o número de afastamentos por doença diminui, uma vez que, ao menor sinal de desconforto, o funcionário consegue buscar ajuda e minimizar as chances de o problema de saúde se estender e se tornar uma patologia crônica de alto custo que hoje é preciso atuar no monitoramento e mitigação de riscos.

Além disso, como o plano pode incluir os familiares do profissional, então, a probabilidade de ocorrer um afastamento em decorrência de um parente enfermo também são reduzidas. 

Como vimos, contratar um plano hospitalar, é uma atitude que garante à corporação funcionários mais engajados, dispostos, satisfeitos e felizes.

Redução do presenteísmo

Muitas vezes o colaborador esta em atividade na empresa, porem, esta pensando em como resolver um problema de saúde seu ou de um de seus dependentes e não possui assistência médica.

Ele esta na empresa presencialmente, porem, seus pensamentos e angustia estão no problema de saúde.

Isso gera baixa produtividade, e até mesmo acidentes de trabalho que podem ser um risco financeiro para o empregador. Este é um benefício que atua também como contencioso para o empregador.

Isso facilita o trabalho dos gestores, que podem investir seu tempo nas decisões estratégicas e elaboração de novos procedimentos para atingir as demandas do mercado.

Redução do absenteísmo

Faltas constantes/ O Absenteísmo causa grande instabilidade no clima organizacional da empresa. 

Alem dos problemas pessoais, os problemas de saúde lideram as faltas recorrentes

Prevenir é muito mais barato que remediar.

Custos médicos estão a cada dia maiores, uma das explicações são os insumos atrelados ao dólar, a judicialização, empregadores que não investem em promoção a saúde, modelo de saúde suplementar precisa mudar a forma de oferta e de consumo da saúde, deficit de hospitais de alta complexidade,…etc.

Cuidar da saúde de seus profissionais é, antes de tudo, cuidar da qualidade do serviço prestado e ter seus clientes bem atendidos como reflexo.

Quer melhorar o atendimento a seus clientes? Invista em seus funcionários!.

Conheça os programas de Promoção a Saúde, Gerenciamento de Crônicos e Mitigação de Riscos da Alliate. 

Gostou do nosso artigo? Que tal saber também como reduzir custos com planos de saúde nas empresas?

Não deixe de ler!

 

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This