Mitigação de Riscos

Cadeirinha de carro para crianças e bebês

cadeirinha-bebe
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por uma atualização significativa em 2020, com a aprovação da Lei nº 14.071/2020, que alterou diversos dispositivos do código.

Em relação à cadeirinha para crianças, o CTB, conforme alterado pela Lei nº 14.071/2020, estabelece que as crianças com até dez anos de idade devem ser transportadas nos bancos traseiros dos veículos, utilizando dispositivos de retenção adequados para a sua idade, peso e altura.

Esses dispositivos podem ser cadeirinha de carro, assentos de elevação ou cintos de segurança, conforme as especificações do fabricante.

A nova lei também trouxe algumas mudanças específicas relacionadas ao uso da cadeirinha, tais como:

Crianças com até 1,45 metro de altura devem utilizar obrigatoriamente o dispositivo de retenção adequado para a sua idade, peso e altura;

O transporte de crianças em veículos sem observância das normas de segurança estabelecidas para a idade, peso e altura é considerado uma infração gravíssima, com penalidade de multa e retenção do veículo até a regularização da situação;

A infração por não utilizar os dispositivos de retenção para crianças é registrada apenas no prontuário do condutor responsável pela criança, não resultando em pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É importante e recomendamos verificar as fontes oficiais e mais recentes que possam existir do CTB para obter informações atualizadas sobre a lei da cadeirinha e outras disposições do trânsito brasileiro.

Para maiores esclarecimentos você pode consultar o detran do seu estado.

Leia também o artigo que fala sobre o Exames pré-natal gestante.

Nós somos a Alliate, uma consultoria e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

fale com a gente

Fale com a gente

 

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Imagem de @freepik

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This