Mitigação de Riscos Seguros

Seguro de vida como planejamento de herança

Inventario_herança
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

O seguro de vida é uma opção extremamente vantajosa quando se trata de planejamento de herança.

Ele oferece uma maneira eficaz e segura de garantir que seus entes queridos sejam amparados financeiramente em caso de falecimento prematuro.

Ao adquirir um seguro de vida, você estabelece um contrato com uma seguradora, na qual você paga um prêmio regularmente.

Em troca, a seguradora concorda em pagar uma quantia em dinheiro aos beneficiários designados por você no caso de sua morte. Essa quantia, conhecida como indenização ou capital segurado, pode ser determinada por você, de acordo com as suas necessidades e objetivos de planejamento de herança.

Existem várias vantagens em utilizar o seguro de vida como parte do seu planejamento de transmissão de herança.

Primeiramente, ele proporciona segurança financeira para os seus beneficiários, permitindo que eles mantenham o padrão de vida ao qual estão acostumados mesmo após a sua partida. Isso é especialmente importante se você é o principal provedor de renda da família.

Além disso, o seguro de vida evita a necessidade de venda de ativos ou propriedades para cobrir despesas, como impostos sobre a herança, dívidas pendentes ou custos associados ao processo de inventário. Isso pode ser particularmente útil se você possui bens que deseja deixar como herança, como uma casa ou um negócio.

Com o seguro de vida, seus entes queridos podem receber a indenização sem precisar vender esses ativos preciosos.

Outra vantagem importante do seguro de vida como opção de planejamento de herança é a sua agilidade. Ao contrário dos processos de herança tradicionais, que podem levar tempo para serem concluídos devido a demora da tramitação do inventário, a indenização do seguro de vida é paga diretamente aos beneficiários, de forma rápida e sem burocracia excessiva. Isso pode ser um alívio para a família em momentos de luto, proporcionando-lhes recursos financeiros imediatos para enfrentar desafios financeiros emergentes.

É importante ressaltar que o seguro de vida pode ser adaptado às suas necessidades individuais. Existem diferentes tipos de apólices de seguro de vida disponíveis, como seguro de vida temporário e seguro de vida permanente. Cada um tem suas características específicas e pode ser adequado para diferentes situações.

É recomendável procurar o auxílio de um corretor ou corretora de seguros especializado em seguros para ajudá-lo a escolher a melhor opção com base nas suas circunstâncias pessoais.

Ao considerar suas opções de planejamento sucessório, leve em consideração o seguro de vida individual como uma estratégia eficaz para garantir que seus entes queridos sejam amparados financeiramente após um momento de tanta dor como a do falecimento.

A apólice do seguro de vida individual pode ser usada pelos herdeiros para custear as despesas com o inventário, que pode ultrapassar 20% do patrimônio (sendo custos diretos e indiretos).

O recurso desta proteção ajusa muito uma vez que os beneficiários vão enfrentar bloqueio do patrimonio deixado e virtude da burocracia do processo de inventário. 

Outra vantagem do seguro de vida, é que ele é isento do Imposto de Renda e do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Também é impenhorável e não é contemplado pelo inventário.

Após o sinistro a seguradora possui até 30 dias para pagar o capital contratado, segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o que deve ocorrer diretamente na conta dos beneficiários.

O seguro de vida individual é a modalidade mais indicada, por se tratar de uma apólice pessoal que é para quem busca garantias para seus dependentes em qualquer momento de vida, além de proteção pessoal com as  coberturas em vida.

Esta proteção auxiliar em momentos delicados e ainda oferece suporte para filhos em seus primeiros anos de vida, orientação médica via telemedicina, nutricional, orientação psicológica e até assistência para animais de estimação.

Em resumo, o seguro de vida é uma ferramenta valiosa para o planejamento de herança. Ele oferece proteção financeira a seus dependentes, evita a venda de ativos importantes, gera economia com impostos e fornece recursos imediatos.

Aproveite para continuar a leitura sobre o assunto e saber o artigo: Seguro de vida: Qual o preço de não se ter um?

Agende uma consultoria personalizada e contrate esta proteção para você e sua familia, CLIQUE AQUI!

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Imagem de jessica45 por Pixabay

Fale com a gente

Fale com a gente

 

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This