Seguros

Plano odontológico: Como escolher o melhor para sua empresa?

Plano odontológico empresarial
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

O plano odontológico empresarial é um benefício muito valorizado pelos colaboradores e proporciona algumas vantagens (como aumento da satisfação e qualidade de vida, redução de faltas, combate ao presenteísmo, melhora na saúde, entre outras).

Entretanto, as opções podem apresentar grandes diferenças no que diz respeito à cobertura, valor e rede credenciada, por exemplo, e conhecer esses aspectos é fundamental para escolher a melhor proposta.

É um beneficio que contribui com o controle da sinistralidade do plano de assistência médica, pois, previne e combate patologias sistêmicas.

No artigo de hoje vamos oferecer 5 dicas que ajudarão a fazer uma avaliação mais precisa e auxiliar na contratação da operadora que oferece o melhor custo-benefício. Continue acompanhando a leitura e saiba quais são elas!

1. Verifique se a prestadora está registrada na ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão regulamentador responsável pelos planos de saúde no Brasil e está vinculado ao Ministério da Saúde.

Quando operadoras e planos estão cadastrados na agência, significa que estão de acordo com as normas e exigências impostas — assegurando que os interesses do público serão atendidos.

Sendo assim, o primeiro passo é avaliar se o convênio está cadastrado e se ele conta com os procedimentos básicos determinados pela ANS, que hoje totalizam cerca de 80.

Normalmente apenas os procedimentos estéticos e referente a aparelhos (ortodônticos) é que estão fora da lista, sendo necessária uma cobertura especial.

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

2. Confira se o plano a ser contratado ainda está ativo

Antes de contratar um plano odontológico para empresas também vale a pena verificar se ele ainda está ativo na ANS. Existem casos em que a operadora pode fazer atualizações ou criar produtos, tornando alguns obsoletos.

3. Analise cuidadosamente cada aspecto da proposta

Dificilmente existe coparticipação em planos odontológicos, a menos que sejam os casos considerados nas coberturas especiais, como os tratamentos estéticos e ortodônticos.

Outras questões que valem a pena serem verificadas são a cobrança de valores, taxas e encargos adicionais e as exceções que podem estar contempladas no contrato.

4. Verifique a rede credenciada e a abrangência territorial

Também é necessário verificar quais clínicas, consultórios e profissionais estão credenciados para realizar o atendimento pelo convênio e se os laboratórios também fazem parte da rede. É possível observar diferenças significativas em uma mesma região para planos diferentes.

Da mesma forma, é importante saber quais são as cidades contempladas, visto que existem opções de cobertura regional e nacional, por exemplo.

Nesse último caso, o valor cobrado costuma ser mais caro. Portanto, conheça bem suas necessidades e qual plano vai melhor atendê-las.

5. Faça pesquisas de preço e reclamações de plano odontológico para empresas

Nem sempre o alto preço é garantia de qualidade, da mesma forma que se deve desconfiar de valores muito abaixo do mercado.

O ideal, ao contratar um plano odontológico empresarial, é analisar a relação custo-benefício proporcionado pelas opções. Assim, é possível contratar um convênio que possui boa cobertura por um preço justo.

Também vale a pena realizar pesquisas sobre reclamações em entidades voltadas para a defesa do consumidor. Assim, torna-se possível identificar as que são mais problemáticas e evitá-las (ainda que o valor cobrado seja mais atraente).

Como podemos ver, a contratação de um plano odontológico para empresas requer muito cuidado, principalmente por estar ligado à satisfação dos colaboradores — influenciado resultados alcançados — e aos custos, que devem ser bem controlados, evitando gastos excessivos.

Que tal solicitar agora um estudo para inserir a cesta de benefícios de sua empresa o plano odontológico para seus funcionários. Clique aqui!

Fale com a gente

Fale com a gente

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This