Gestão de Pessoas

Indicadores de RH: aprenda a usá-los de forma eficaz!

rh_estrategico
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

É imprescindível implementar e analisar indicadores de RH para medir e gerenciar.

Isso significa que um trabalho bem realizado em Recursos Humanos implica em monitorar e quantificar processos e definir os pontos a serem aprimorados dentro de uma empresa. Para isso, recomendamos o uso adequado dos indicadores de RH.

Esses indicadores são obtidos por meio de dados levantados e cruzados para análise de aspectos específicos da organização.

Com essas ferramentas é possível, por exemplo, ter dados sobre a satisfação dos colaboradores, a relação deles com a empresa e o nível de comprometimento da equipe.

Uso correto de indicadores de RH

Quando realizado de forma eficaz, o uso de indicadores auxilia na tomada de importantes decisões gerenciais.

Eles podem ser úteis para conhecer detalhadamente aspectos da situação atual da organização, para apoiar definições de metas e para comparar resultados alcançados em um determinado período.

Logo, é essencial que a prática de mensurar dados relevantes para criação de indicadores de RH seja um hábito consolidado na área.

Já que, por meio desses parâmetros, será possível diagnosticar pontos fracos da empresa e assim definir ações para melhorar o planejamento estratégico.

Entretanto, é importante ter em mente que apenas os indicadores de RH não correspondem à realidade completa de uma organização.

É fundamental saber interpretar e utilizar apropriadamente as referências, uma vez que elas podem conter indícios relevantes de como está a saúde do ambiente empresarial, o desempenho e a eficiência de processos internos.

Apesar de existirem indicadores comuns a praticamente toda organização, a própria delimitação dos parâmetros deve ser realizada considerando as características específicas de cada empresa.

Listamos abaixo algumas métricas comuns e suas utilizações.

Indicadores de Absenteísmo

Uns dos mais utilizados, esses princípios servem para analisar o volume de ausências dos colaboradores ao trabalho. Independentemente dos motivos apresentados, trata-se da somatória dos períodos em que os funcionários não se encontraram realizando suas funções.

As ausências de colaboradores podem ter consequências diretas na execução de processos das equipes, além de gastos e atrasos operacionais.

A medição de absenteísmo pode revelar características a serem trabalhadas no clima organizacional e até mesmo na saúde e bem estar dos funcionários.

As principais causas do absenteísmo são: doenças comprovadas e não efetivamente comprovadas, razões pessoais, atrasos involuntários (por algo que não é do alcance do funcionário), faltas voluntárias, problemas de transporte e dificuldades financeiras.

Indicadores de Frequência

As faltas dos colaboradores ao trabalho podem representar pontos fracos a serem trabalhados na organização.

No entanto, a pontualidade também pode ser um indicativo importante para aspectos que merecem a atenção da gestão.

Índices significativos de falta de pontualidade podem demonstrar deficiência no engajamento da equipe e satisfação dos colaboradores com o ambiente da empresa. Assim como o absenteísmo, o descumprimento do horário de trabalho pode acarretar consequências para a produtividade e desempenho das equipes.

Ao mensurar e comparar dados sobre a pontualidade, é possível notar falta de comprometimento de colaboradores, o não cumprimento de prazos e perceber carências na cultura organizacional.

Nesse caso, é fundamental que os líderes se atentem para as razões desse fenômeno afim de estabelecer meios para contornar a desmotivação e insatisfação dos colaboradores.

SulAmérica Seguro Saúde

SulAmérica Seguro Saúde

Indicadores de Rotatividade

Um dos pontos mais analisados pela área de RH, os índices de rotatividade de colaboradores (ou turnover) podem revelar questões importantes da empresa.

Um ambiente favorável e em crescimento tende a gerar menos rotatividade, obtendo uma taxa de retenção de talentos maior.

Por meio dessa métrica é possível descobrir os motivos mais comuns para evasão de funcionários da organização, revelando pontos fracos que deverão ser consertados pela gestão.

Pode-se avaliar o volume de pessoas que ingressam e saem da organização e a relação em porcentagem da somatória de admissões e afastamentos, com relação à quantidade média de funcionários.

Para uma análise precisa e eficiente, é necessário estabelecer o período em que são medidos e interpretados os dados.

Pode-se optar por uma comparação mensal ou anual, ou até mesmo, em outra periodicidade que se adaptar melhor às condições da empresa.

Ao avaliar apenas os desligamentos voluntários, é possível identificar mais detalhadamente os motivos que levam os colaboradores a deixarem a companhia. Assim, desenvolvemos estratégias para mudar esse quadro.

Indicadores de Recrutamento e Seleção

A captação de novos talentos é uma das tarefas mais importantes para o desenvolvimento de qualquer empresa. Contratações assertivas são diferenciais competitivos e podem determinar a evolução da organização.

Por meio de indicadores de recrutamento e seleção é possível avaliar e identificar falhas no processo de captação da empresa.

Assim, são avaliados os métodos utilizados, os custos referentes ao processo, o tempo gasto com a seleção e a eficiência das táticas e canais usados para a contratação.

Ao otimizar o processo de contratação, são afetados positivamente outros aspectos da organização como a redução do absenteísmo, retenção de talentos, alinhamento de valores e satisfação dos colaboradores.

Indicadores de Treinamento

Além de uma contratação assertiva, recomendamos certificar o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa.

Treinamentos são essenciais uma vez que trazem inovações nos processos da organização, aprimoramentos internos e aumento na satisfação dos parceiros em relação à organização.

Essa métrica pode expor a eficiência — ou a ineficiência — dos treinamentos e os custos ligados a eles. Pode-se levantar dados de investimento médio por capacitação, custo do treinamento sobre o total de funcionários e a relação entre colaboradores treinados com o número total de empregados.

VR Beneficios

VR Beneficios

Indicadores de Produtividade e Eficiência

Uma das métricas mais utilizadas pelas empresas, a medição e análise da produtividade dos colaboradores, pode revelar pontos cruciais sobre o desempenho das equipes e departamentos do negócio.

Com base nesses indicadores, é possível analisar a eficiência dos funcionários nas tarefas que ficam encarregados.

Fatores como o tempo gasto na realização de tarefas e processo utilizados podem auxiliar na correção de problemas como gargalos internos.

Utilizar métricas adequadas para medir de forma eficiente aspectos importantes é imprescindível para o desenvolvimento da empresa.

Para isso, o uso dos indicadores de RH deve ser executado com dedicação e atenção, resultado em um planejamento e monitoramento mais efetivo, que beneficiará diretamente a rotina da organização.

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 10 principais benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios que atua com seguros pessoais e seguros patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

Fale com a gente

Fale com a gente

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This