Seguros

Plano coletivo por adesão: entenda o que é e como funciona

Plano coletivo por adesão
Escrito por Eusebio Garcia

Neste artigo você vai entender definitivamente como funciona o Plano Coletivo por Adesão.

A contratação de seguros é de essencial importância na hora de escolher quais benefícios serão oferecidos para os colaboradores da sua empresa.

Funcionários que estão assegurados — principalmente quando estão cobertos por um plano de saúde — tendem a ter mais tranquilidade e trabalhar com menos pressão, o que favorece a produtividade da empresa.

Quando o RH decide realizar a contratação desse serviço, é importante analisar quais são as melhores opções para a empresa, a fim de ter uma aquisição de qualidade a ser incluído como benefício e que ofereça uma boa vantagem econômica na contratação.

Uma opção é adquirir um plano coletivo por adesão. Entenda como ele funciona e qual é a diferença entre esse e o plano empresarial.

O que é um plano coletivo por adesão e como ele funciona?

O plano coletivo por adesão é aquele que pode ser contratado por profissionais de determinada classe profissional, associação ou sindicato. Nesse caso, apenas as pessoas que trabalham na organização ou que são afiliadas podem fazer a contratação do seguro.

O funcionário é que deve ter a iniciativa de procurar a seguradora para fazer a aquisição do plano de saúde.

Quais são seus benefícios?

A escolha por um plano coletivo por adesão possui uma série de benefícios para todos os envolvidos, tais como:

  • a aquisição nessa modalidade leva a uma economia entre 25% e 50% se comparada à contratação de planos por qualquer pessoa física;

  • os planos coletivos por adesão oferecem opções de cobertura total (que incluem consultas, exames, internações e cirurgias), bem como opções mais simples, caso o colaborador prefira;

  • o titular pode incluir dependentes, tais como parentes de até terceiro grau e cônjuges;

  • há uma redução no tempo de carência se comparado aos planos para pessoas físicas;

  • é uma opção viável para uma empresa que necessite economizar para oferecer outros benefícios. Dessa forma, será uma opção do funcionário adquirir o plano e a empresa não vai arcar com o pagamento de seguro para aqueles que não desejam o serviço.

Qual é a diferença entre o plano coletivo por adesão e o empresarial?

Uma dúvida comum ao conhecer o plano coletivo por adesão é saber qual é a diferença entre esse plano e a modalidade empresarial.

No segundo caso, a empresa é responsável pela contratação do serviço juntamente à seguradora, estando o colaborador incluso a partir do momento em que for contratado. Ou seja, é de fato oferecido como um benefício para o funcionário. Nesse tipo de plano o profissional é incluído a partir do momento em que sua carteira é assinada e assim permanece até que ele saia da organização.

Já no plano coletivo por adesão o afiliado deve procurar a contratação, como uma espécie de serviço terceirizado oferecido apenas para aqueles que pertencem a determinada entidade. Nesse caso, quem preferir outro tipo de serviço ou até mesmo ficar sem um plano de saúde poderá ter essa opção.

É importante que o setor de RH da empresa defina se vai estender a seguridade para todos seus funcionários, deixando-os mais felizes e tranquilos durante o trabalho, ou se deixará essa opção para cada um deles em relação à contratação.

Um tema delicado, não é mesmo? Tudo isso deve ser avaliado com precisão e segurança para que se tome a melhor decisão. Se você quer receber mais artigos que ajudarão em definições importantes nas rotinas da área de RH, assine nossa newsletter e receba-as por e-mail!

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Eusebio Garcia

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