Em meio a tantas preocupações do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos da proteção de uma de nossas maiores conquistas — a casa. Nesse sentido, o seguro residencial pode garantir tranquilidade, evitando inúmeros contratempos.
Embora seja de suma importância, várias pessoas não procuram essa modalidade por associarem erroneamente que, devido ao alto valor do imóvel, o seguro também terá um custo elevado.
Para esclarecer essa e outras dúvidas, preparamos o artigo de hoje, abordando importantes aspectos do seguro para residências. Confira!
O que é seguro residencial
É um contrato por meio do qual a seguradora se obriga a indenizar o segurado em caso de ocorrências de sinistros, em troca de um valor acordado (prêmio de seguro).
Ele é formalizado por uma apólice, com dados do contratante, bem como os da cobertura que identifica os riscos e patrimônio segurados, englobando diferentes tipos de residências — casas e apartamentos, para moradia ou veraneio.
Funcionamento
Há várias opções de coberturas e assistências em uma apólice, podendo conter além das básicas, as complementares. A cobertura básica se refere a acidentes provocados por explosões causadas por gás de uso doméstico, queda de raio e incêndio.
As complementares atendem diferentes necessidades, como furtos, desmoronamentos, queda de aeronaves, impactos de automóveis, quebra de vidros, danos a portão, havendo ainda o seguro de responsabilidade civil e até assistências técnicas.
Custos
Ao contrário do que pode parecer, o seguro residencial tem um preço mais acessível em comparação ao de automóvel e outros. A cobertura básica custa em média 0,5% do valor do imóvel. Pacotes com coberturas adicionais podem chegar, no máximo, a 1% desse gasto.
Já o seguro de um automóvel atinge 10% ou mais do seu valor. Da mesma forma, os seguros de aparelhos celulares são capazes de bater na casa de quase 50% do preço dos eletrônicos.
Motivos para contratar o seguro residencial
Contratar um seguro é obter a tranquilidade de que os bens a ele relacionados estarão garantidos. Seja por danos de quaisquer proporções, roubo ou furto.
Confira os principais motivos para contratá-lo:
- prevenção: serviços de manutenção em hidráulica, elétrica e outros;
- patrimônio: diferentes coberturas para a segurança dos bens móveis e imóveis;
- acidentes naturais: indenização por prejuízos à estrutura por incêndio, queda de raio e alagamentos.
O que deve ser considerado nas coberturas
O tipo de cobertura determina quais aspectos devem ser considerados, contabilizando seus valores médios para defini-lo, conforme veremos a seguir:
Incêndio
Deve ser levada em consideração a área construída, bem como os valores dos bens na residência — o preço do terreno não entra na contabilização.
Roubo ou furto
Considera-se os bens eletrônicos:
- televisão,
- computador,
- notebook,
- aparelhos de DVD,
- portáteis (tablets, smartphones, câmeras, etc)
Também são considerados os itens de marca (tênis, roupas, etc), por tratarem-se de produtos muito visados por assaltantes.
Danos elétricos
É interessante contratar um valor médio projetando a possibilidade de mais de um aparelho eletrônico ou eletrodoméstico queimar em um mesmo período. Em situações de frequentes oscilações de energia, possivelmente ocorrem danos a dois aparelhos ao mesmo tempo.
Cuidados na contratação
É importante pesquisar e planejar o seguro a ser contratado — ele deve atender às suas necessidades específicas, com um bom custo-benefício. A escolha de uma corretora de seguros confiável é imprescindível para auxiliar nesse sentido.
Veja a seguir os cuidados que precisam ser tomados:
- escolha uma seguradora com experiência e responsabilidade, reconhecida pelo mercado com o auxilio de um corretor de seguros;
- leia atentamente a apólice de seguro, de modo que fique claro o que está sendo coberto;
- confira todos os dados: cadastrais, riscos, coberturas, valor das importâncias seguradas, franquias, condições de pagamento e vigência;
Contratar um serviço de proteção para a casa, considerando as necessidades específicas no momento da escolha do seguro e do tipo de cobertura, é algo capaz de garantir tranquilidade por bastante tempo.
Lembre-se: é fundamental optar por uma companhia de qualidade. O barato geralmente sai muito caro!
Lembrando da importância de um sistema de segurança de qualidade com alarme monitorado e vídeo monitoramento que além de protegerem sua família, ele gera desconto na contratação do seguro residencial.
O sistema da ADT reduz em até 94% a chance de invasões
E então, gostou desse artigo sobre o seguro residencial? Para entender mais sobre o assunto e saber como contratar uma boa seguradora, leia esse outro post que elaboramos para você!
Solicite seu orçamento. Clique aqui!