Gestão de Pessoas

Entenda como elaborar uma boa pesquisa de satisfação de funcionários

pesquisa de satisfação
Escrito por Eusebio Garcia

Você já realizou uma pesquisa de satisfação de funcionários dentro da sua empresa? Se sua resposta foi “não”, está mais que na hora de descobrir se eles estão contentes em trabalhar na empresa e se existem pontos a serem modificados para que tenham mais produtividade e eleve o grau de felicidade dos colaboradores.

Afinal, colaboradores quando estão felizes são mais comprometidos com a empresa, gerando mais resultados para que o negócio se destaque no mercado.

Viu o quanto essa ferramenta é importante? Então, acompanhe o artigo abaixo e aprenda como implementá-la.

O que é a pesquisa de satisfação de funcionários?

A pesquisa de satisfação de funcionários é uma ferramenta capaz de avaliar, por meio da coleta de informações, quais são as expectativas dos colaboradores perante o desempenho de suas atividades e da empresa em que trabalha.

Com ela é possível descobrir o que eles estão achando das políticas internas como:

  • salários
  • benefícios 
  • cultura organizacional
  • ambiente laboral
  • colegas e outros fatores relacionados.

Assim, é possível identificar o clima organizacional na empresa. Visto que terá um parâmetro de como os empregados se sentem em relação as suas funções e qualidade de vida corporativa. Se for bem aplicado os colaboradores serão mais engajados, trazendo o sentimento de valorização, bem como, pode ser utilizado de forma a reter talentos e ampliar a performance dos profissionais.

Qual é a importância da pesquisa de satisfação de funcionários para uma empresa?

Na pesquisa de satisfação dos funcionários, os gestores encontram onde e como podem fazer mudanças nas estratégias de gestão de pessoas. Igualmente, saberá com exatidão o sentimento dos empregados em relação ao trabalho, a organização e de que maneira isso afeta a sua rotina profissional.

Diante disso, a pesquisa analisa não somente o clima organizacional, porém, como os funcionários avaliam as instalações, equipamentos, carga horária e benefícios oferecidos pela empresa como plano de saúde, seguro de vida, seguro odontológico…etc. Ainda, os fatores psicológicos como assédio moral, pressão sobre as metas, respeito entre outros.

Com isso, é possível propor melhorias internas e demonstrar que a instituição se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores. Portanto, seu objetivo é mapear a percepção dos funcionários em relação à empresa fazendo mudanças para ter a satisfação do cliente interno.

Como ela deve ser feita e quais os erros a serem evitados?

Ao fazer a pesquisa procure ficar atento aos seguintes erros: linguagem inadequada, erros de gramática e ortografia, perguntas muito longas e falta de confiabilidade. Agora, veja como produzi-la.

Considere o foco da pesquisa

Proponha uma pesquisa que tenha um cenário futuro com perguntas de interesse dos empregados. Também, verifique se há algum problema maior para que seja incluído. Logo, leve as respostas deles a sério para que tenha a verdadeira noção do que está acontecendo.

Elabore o questionário

Avalie qual será o método de avaliação das respostas para fazer as perguntas, ainda, as estatísticas e os instrumentos de avaliação. Desse modo, seja claro para que as respostas sejam usadas na melhoria do clima organizacional. Dessa maneira, mescle questões com respostas de sim ou não e com diversas alternativas, abordando desde gerência a estrutura da empresa.

Dê feedback aos funcionários

Informe aos empregados os resultados da pesquisa interna, seus objetivos e importância das respostas que farão a diferença no ambiente laboral. Inclusive, determine uma data de início, fim e divulgação dela. Lembre os colaboradores por e-mail da sua relevância e prazos periodicamente. Assim como, disponibilize a análise em formato virtual para facilitar o acesso e garantir o anonimato nas respostas, com isso terá mais adesão.

Trabalhe a divulgação dos resultados

Divulgar os resultados da pesquisa aos colaboradores é fundamental. Não divulgar faz o RH e a empresa perder credibilidade junto aos colaboradores. 

Com os dados em mãos, estabeleça as prioridades conforme a situação econômica, missão, visão e valores da organização. Logo, apresente um relatório demonstrando os problemas que foram detectados, níveis de gravidade e soluções encontradas para reverter a situação.

No entanto, não demore para implantar os ajustes. De modo que, os resultados da pesquisa apareçam prontamente. Dessa forma, o ambiente de trabalho se tornará mais prazeroso, proporcionando benefícios ao negócio. Entretanto, se houver alguma dificuldade, saiba que existem empresas especializadas que podem auxiliá-lo na elaborar uma pesquisa de satisfação de funcionários.

Viu o quanto ela é importante? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e, assim, ajudar mais empresários com essa informação.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This