Gestão de Pessoas

Por que o employer branding é tão importante para uma empresa?

employer branding
Escrito por Eusebio Garcia

Você sabe como a sua empresa é vista? A maneira como uma companhia é enxergada traz diversas consequências para o seu negócio. Afinal, na mente do cliente ou funcionário, o produto ou serviço está associado à reputação da empresa.

Contudo, muitos gestores não sabem a real influência que uma boa imagem pode causar aos seus empreendimentos.

Sabendo disso, vamos falar sobre o que é employer branding, quais são seus desafios e vantagens, além de listar algumas dicas para implementá-lo. Continue lendo e confira!

Afinal, o que é employer branding?

É uma estratégia que tem o objetivo de criar uma boa reputação como empregadora para a companhia.

Ela é colocada em prática com a implementação de ações que privilegiam e favorecem os profissionais. Fatores como boa remuneração, benefícios, planos de carreiras, flexibilidade, treinamentos e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são exemplos de elementos que tornam uma empresa bem-vista pela força de trabalho.

A finalidade de construir uma boa imagem é tornar a instituição um ímã de bons profissionais, trazendo benefícios, como a redução de custos com a atração, contratação ou substituição de colaboradores, por exemplo.

Quais são desafios do employer branding?

À primeira vista, elevar o renome de um negócio como empregador pode parecer algo simples, porém, na prática, não é tão trivial assim. Vários obstáculos devem ser superados para que essa meta seja alcançada. Alguns deles são:

Diferencial

O diferencial na proposta de uma companhia são as qualidades que tornam a empresa única aos olhos do trabalhador. É o que faz com que os colaboradores desejem trabalhar lá e não na concorrência.

Contudo, não é simples consolidar itens que melhorem a imagem da empresa, além de destacá-los de tal forma que os talentos os reconheçam com facilidade e, em seguida, sintam-se interessados por eles.

Sendo assim, oferecer soluções diferenciadas, apesar de difícil, é crucial para a atração dos melhores profissionais disponíveis no mercado.

Integração e cooperação

Um outro desafio para a construção de uma boa reputação é a necessidade de um esforço conjunto de diversas áreas do negócio.

Entretanto, é preciso um grande empenho para alinhar e orquestrar as iniciativas de setores como:

  • RH,
  • Marketing,
  • Comunicação

Entre outros, assim, visando a colaboração e cooperação em sintonia para alcançar um objetivo comum.

Planejamento a longo prazo

Uma reputação influente demora a ser conquistada, pois demanda um planejamento de longo prazo. Por essa razão, a implementação dessa estratégia, muitas vezes, é ignorada pelos gestores.

A pressão por redução de custos ou necessidades mais urgentes são razões que desfavorecem o foco na criação de uma marca empregadora.

Contudo, quando o renome de boa empresa é solidificado, a companhia passa a ser cobiçada pelos talentos, independentemente de campanhas isoladas de atração.

Por que o employer branding é importante?

O reconhecimento como um bom lugar para trabalhar traz uma série de vantagens para o negócio. Dentre elas, podemos destacar:

Atração de talentos

Bons profissionais procuram crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, são cativadas por companhias que favoreçam o desenvolvimento do trabalhador.

Uma boa imagem de empregador ajuda a despertar interesse nos melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho.

Retenção dos funcionários certos

A boa reputação é mais convidativa, o que facilita a retenção de uma força de trabalho mais alinhada com o propósito da empresa.

Uma companhia com prestígio e que já está consolidada como bom lugar para trabalhar é mais confiável e vantajosa aos olhos dos colaboradores, de forma que isso os faz optar por permanecer quando analisam outras opções.

Além do mais, é importante que o negócio mantenha os bons funcionários, pois quanto maior o cargo, mais custosa é a substituição do empregado para a companhia.

Aumento da produtividade

Ao atrair e reter uma melhor equipe, há um incremento na qualidade do serviço e, consequentemente, um aumento na eficiência da produção.

Dessa maneira, a empresa passa a lucrar mais sem a necessidade de um investimento adicional, ou seja: ela otimiza a sua capacidade produtiva.

Transformação de empregados em promotores

Diferentemente das companhias de reputação ruim, onde a má visão dos funcionários internos destroem o prestígio do negócio, as que investem em employer branding desfrutam de uma propaganda que é encabeçada pelos próprios colaboradores.

O bem-estar difundido pelos empregados é um dos principais motivos de elevação do bom conceito da empresa.

Como uma estratégia de employer branding pode ser criada?

Agora que você sabe o que é employer branding e como ele pode ajudar, pode estar se perguntando como implementá-lo, não é mesmo?

Para estruturar um plano que melhore o reconhecimento da sua empresa como empregadora são necessários alguns passos. São eles:

Analisar o cenário atual

A princípio, é necessário avaliar a imagem atual dentro e fora da companhia. Observar como a empresa é vista e investigar cada ponto citado para poder compreendê-los.

Para tal, é possível realizar pesquisas de satisfação com os funcionários e clientes, observar as avaliações na internet e, em seguida, considerar os resultados de maneira que direcionem as estratégias a serem trilhadas.

Definir os objetivos

Em seguida, deve-se estabelecer como gostaria que a companhia fosse vista pelos empregados e talentos do mercado.

É preciso determinar a meta da imagem como empregadora para a empresa. Dessa forma, os profissionais que se identificam com esses ideais vão ser atraídos, de maneira a agregar maior valor à companhia.

Bons objetivos melhoram a atratividade da empresa e são cruciais para a realização do planejamento estratégico.

Contudo, é importante garantir que os alvos sejam equilibrados e sustentáveis, de forma que não prejudiquem o orçamento de cada setor e, consequentemente, as finanças da empresa.

Estabelecer um plano de implementação

Após verificar a reputação e definir as metas, é necessário estabelecer o caminho a ser seguido para que o resultado pretendido seja alcançado. Nesse ponto, são definidos e quantificados os meios, recursos e ações que serão seguidas para cada situação possível.

São determinadas as orientações sobre:

  • os grupos,
  • as atividades,
  • as campanhas de marketing,
  • investimentos no bem-estar dos funcionários, e
  • a definição do orçamento e indicadores

Tudo isso visando estruturar um processo que garanta que tudo saia como o esperado.

Focar nos colaboradores

Outra medida importante é assegurar que os próprios funcionários apreciem e admirem a empresa, pois se os que pertencem não o fazem, será complicado atrair os de fora.

Invista em ações que tornem os profissionais realizados, isso os transformará em embaixadores da marca, de forma que propaguem a satisfação e encantamento. Esse é um grande fator de contribuição para um bom prestígio e notoriedade da empresa como empregadora.

Acompanhar o retorno

Em seguida, após a implementação do processo, é fundamental acompanhar o retorno, monitorando os indicadores e a nova percepção sobre a empresa.

Por último, deve-se analisar se os resultados obtidos estão em conformidade com os esperados. Em caso negativo, ajusta-se o plano e readequa-se a execução do processo, para que as ações sejam otimizadas e o alvo possa ser alcançado.

Executar o employer branding para melhorar a imagem de um negócio ao ponto de atrair o desejo dos melhores profissionais pode não ser fácil. Entretanto, com essas considerações, você saberá como aplicá-lo com mais propriedade.

Esse conhecimento será de grande importância não só para a reputação da empresa, mas também para a qualidade de vida e dos relacionamentos no ambiente corporativo.

E aí, que tal mostrar para seus amigos o que é employer branding e por que ele é tão importante? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

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Eusebio Garcia

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