Mitigação de Riscos

Como o RH deve atuar na gestão da saúde dos colaboradores?

gestão da saúde
Escrito por Eusebio Garcia

Vamos mostrar neste artigo os cuidados que gestores de RH precisam ter na gestão da saúde dos colaboradores. Gestão estratégica que gera engajamento, eleva produtividade, melhora o clima organizacional, dentre outras contribuições nos indicadores gerenciais.

Manter a saúde dos seus colaboradores deve ser uma prioridade para os gestores de RH. Isso, porque, quando as pessoas estão saudáveis, conseguem trabalhar com mais produtividade e satisfação e evitar problemas que levem a absenteísmo e afastamento do trabalho.

Para isso, é fundamental que o RH efetue uma gestão da saúde de forma ativa e consistente para conseguir melhores resultados nesse quesito, além de promover um ambiente laboral que sustente qualidade de vida e bem-estar.

Veja como o setor pode agir nesse ponto e melhorar os cuidados com seus funcionários. Boa leitura!

Ofereça treinamentos de saúde corporativa

Seus colaboradores sabem como agir em relação à proteção da própria saúde no ambiente organizacional? Muitas vezes, o adoecimento recorrente do time pode estar diretamente ligado a isso.

Por exemplo, um ciclo de resfriados que esteja acometendo os seus funcionários pode estar ocorrendo por simples falta de cuidados e higienização por parte dos colaboradores, quanto a lavagem das mãos, cobertura da boca ao espirrar e tossir, entre outras ações. Por isso, é imprescindível preparar as equipes para manter mais proteção e melhores hábitos internos.

Powered by Rock Convert

Forneça benefícios relacionados à saúde

Os cuidados com saúde precisam ser preventivos no dia a dia. Para isso, é fundamental que seus colaboradores tenham mecanismos para tratar do próprio bem-estar, fazendo check-ups regulares e ações que auxiliem em costumes mais saudáveis.

É importante que a sua empresa conceda, por exemplo, plano ou seguro saúde, a fim de que os funcionários possam realizar consultas regulares. Mas não precisa parar por aí.

Powered by Rock Convert

Um benefício essencial e que poucas empresas consideram é oferecer convênios com academias e centros de atividades de saúde, para incentivar exercícios físicos, indispensáveis para uma vida mais saudável.

Promova eventos na empresa com o tema de saúde laboral

Seus próprios colaboradores devem se adequar a práticas mais saudáveis no ambiente de trabalho, evitando condições de risco. Muitas vezes, a própria natureza da atividade pode ser danosa, exigindo cuidados por parte dos funcionários.

Promova semanas de treinamento para cuidados com quem trabalha em áreas externas, enfatizando a necessidade da hidratação e a aplicação de filtro solar quando estiver exposto ao sol. Treine os colaboradores para entender a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e da permanência deles durante o uso adequado no dia a dia.

Mude hábitos dentro da sua empresa

Frequentemente, o próprio ambiente organizacional pode estar envolvido com problemas de saúde para os colaboradores. Jornadas de trabalho exaustivas, falta de ergonomia, equipamentos de proteção inadequados, entre outros, podem levar a problemas de saúde dos funcionários.

Por isso, observe: de que forma a organização pode contribuir para hábitos mais saudáveis internamente? Algumas dicas são:

  • promova alimentação saudável;
  • incentive pausas para alongamento;
  • analise quais são as possíveis doenças ocupacionais que podem ocorrer e como evitá-las;
  • realize a higienização adequada de equipamentos como ar-condicionado e ventiladores;
  • coloque bebedouros nos escritórios para estimular a hidratação dos funcionários.

Uma boa gestão da saúde é imprescindível para inibir o absenteísmo e a diminuição da produtividade de seus colaboradores. Sendo assim, é fundamental aplicar as medidas citadas para minimizar as chances de problemas.

Como falamos, uma política de benefícios é indispensável para conseguir promover mais saúde para seus funcionários. Além disso, é um importante diferencial para mantê-los satisfeitos e melhorar o clima organizacional.

Os benefícios de modo geral cumprem esse papel, sendo verdadeiros investimentos para a sua empresa. Quer saber mais sobre como criar uma política de benefícios realmente eficiente? Baixe nosso e-book sobre o tema e tire suas dúvidas.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This